sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Floricultura


1- SUMÁRIO EXECUTIVO

Nosso Plano de Negócios visa o estudo da viabilidade de abertura de uma floricultura, tendo como referencial o atendimento personalizado e a qualidade dos produtos.
Serão calculadas detalhadamente as chances de ser bem sucedida, através do estudo cuidadoso dos dados: análise de mercado, enxergar as oportunidades, ter habilidade para definir tarefas, orientar e delegar responsabilidades, definir metas, conhecer o mercado, planejar e ter bom gosto e sensibilidade que é fundamental nesse segmento.
Será a implantação de um novo empreendimento, com sofisticação e um toque de beleza.

1.1 – Resumo

O mercado de flores se encontra em um ramo privilegiado e em ascensão. Também os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes, o que torna o ramo mais diversificado e criativo, além de aumentar a qualidade dos produtos.
A Floricultura irá oferecer como produtos flores e afins como cestas e arranjos em geral, em um ambiente agradável e receptivo.
Nosso foco inicial serão as empresas: comércio em geral, pessoas físicas e jurídicas que querem manter seus ambientes sempre decorados, que não querem deixar passar datas comemorativas em branco como: dia da secretária, aniversários, dia da mulher, dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados, natal, bodas, entre outras.
Como a abertura será na Faculdade UNA de Contagem, ofereceremos opções de presentes para estudantes, que possuem um grande círculo de amizades tais como: confecção de arranjos, cestas decorativas com ursos de pelúcia, cartões, livros, montagens de vasos, alem de orçamentos diferenciados para a decoração de festas de formaturas e outras em geral. Algumas pessoas compram por impulso. Datas como aniversários e festas são as que secundariamente movimentam o comércio.

1.2- Dados do Empreendimento

• Razão Social: A Luna Floricultura Ltda.
• Nome Fantasia: A Luna – Arte em Flores
Seremos uma empresa de prestação de serviços e comércio. Os serviços serão de entrega a domicilio ou se o cliente preferir pode ser na própria loja, onde ele terá a oportunidade de ver a variação das cestas ornamentais e flores, em um ambiente prazeroso e um espaço suficientemente bom, calmo, agradável, limpo, arejado e bem organizado. O impacto visual é de fundamental importância tanto no ambiente quanto nos produtos.
Será localizado na Av. João César de Oliveira, 6620, bairro Beatriz em Contagem – MG. O imóvel este legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos de competência.
Estimamos um faturamento mensal médio de R$20.000,00 aumentando em datas comemorativas, que representam 90% das vendas.

1.3 - Dados dos Empreendedores

Os empreendedores terão o mesmo “grau de poder”, utilizando todos os recursos organizacionais aprendidos pelas experiências e habilidades de cada um e pelo curso em andamento. O processo de planejamento, organização, liderança e controle de trabalho de todos, estarão divididos pelas inúmeras características pessoais como: saber atender bem, habilidade em ouvir, naturalidade para orientar os clientes para as melhores opções, boa vontade, persistência, saber negociar, equilíbrio emocional, agilidade, presteza, iniciativa, administrar capital, vender, ter atitude, saber lidar com o imprevisível. Tudo dentro do mais elevado grau de profissionalismo para que nossos objetivos estabelecidos sejam atingidos.

1.4 - Missão da Empresa

Ser referencial na entrega de carinho, encanto, magia e beleza através de flores, fazendo do cliente satisfeito um eterno amigo.

1.5 - Visão da Empresa

Transformar sua ocasião em um momento inesquecível, através de seu pedido.

1.6- Formas Jurídicas

1.6.1- Sociedade Ltda.

Torna-se necessário tomar providências para a abertura do negócio como:
• Registro na Junta Comercial
• Registro na Secretaria da Receita Federal
• Registro na Secretaria da fazenda de Minas Gerais
• Registro na Prefeitura de Contagem

1.6.2- Sociedade Empresária

• Registro do CNPJ que registra as informações cadastrais das pessoas jurídicas
• Registro na Secretaria da Fazenda, pois como a Floricultura vai realizar vendas de mercadorias faz com que ela seja contribuinte do ICMS
• Registro da Inscrição Municipal

2- ANALISE DE MERCADO

2.1- Clientes

Conforme o IBGE- Instituto de Geografias e Estatísticas(2007). Atualmente, Contagem integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo uma das mais importantes cidades dessa aglomeração urbana principalmente pelo seu grande parque industrial.Uma região que está em constante crescimento e que a cada dias tende a valorizar produtos de qualidades.
A venda de flores em uma floricultura pode ser considerada uma atividade artística e em alguns casos até uma atividade de mágica, já que exige dedicação e bom gosto para atrair clientes.
O setor é muito atribulado, passando por problemas sazonais, visto que as melhores datas são as que se comemoram nacionalmente. A maioria das floriculturas fecham antes de completarem 1 ano, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais de SP, porém é um comércio que movimenta em torno de R$ 1,1 bilhão por ano no Brasil
A comercialização cresce cerca de 20% ao ano, porém em dinheiro apenas 2%.
Nossa média nacional é de R$ 7,00 em flores por ano, mas com possibilidades imensas de crescimento Muito se fala a respeito do preço das flores e de que elas são caras. Talvez no passado até fossem, mas não dá para imaginar que mantendo os mesmos preços de venda nos últimos 5 ou 10 anos um produto ainda seja caro.
O negocio de flores sempre teve como principal apelo de vendas o jogo da sedução e inovação, o floricultor tem de se especializar, procurar novidades para arranjos de flores como: flores em sal grosso, lentilhas, carambolas. Aprender a fazer arranjos categorias e ocasiões, por exemplo: Arranjo de flores, Buquês, Flores para Homens, Cestas de Flores, Flores Místicas, Lucky Bamboo.
A Floricultura A Luna terá seu diferencial no requinte e delicadeza, oferecendo ao cliente produtos de qualidade em um ambiente saudável, eficiente e agradável buscando satisfação do mesmo.

2.2 Concorrentes

2.2.1 Concorrentes diretos

O ramo de floricultura trás diversas atrações para os clientes demandantes deste mercado.
Ao saber exatamente que são os nossos concorrentes e suas principais características, além de evitar constantes surpresas, estaremos preparados para a objeção do cliente, para a instabilidade do mercado e para a entrada de um novo competidor. Assim ganhamos estratégias solidificadas que nos possibilitam de tomar as decisões certas e rápidas em um ambiente competitivo
Abaixo estão nossos principais concorrentes da região de contagem e de Belo Horizonte que oferecem produtos e serviços iguais ou parecidos com os de nossa empresa, com preço similar e atingindo o mesmo público alvo.

FLORES E CIA Fone: 33523500
Ornamentações de eventos, arranjos naturais e artificiais, cestas de café e diversas, arranjos para noivas, vasos, coroas, bouquets. Av. Londres 49 loja 08 Santa Cruz industrial, Contagem MG.

FLORICULTURA BETO JR Fone: 33956985
Cestas e Bouquets, plantas artificiais, jardinagem, adubos, mudas, decoração de igreja, festas e eventos. Mensagens ao vivo e fonadas. Av. arco verde 320 – Água branca - Contagem - MG

FLORICULTURA CHARME Fone: 3333-3757
Arranjos Naturais, bouquetde noiva, coroa de flores, cestas em geral, peixes ornamentais e aquários. Ornamentação em igrejas e casamentos. Rua Tiradentes 2672 Bairro Indunstrial Contagem MG.

PÉTALAS FLORES LTDA Fone: 33647154
Cerstas em todas as ocasiões, ornamentações naturais e artificiais, bouquet de noivas, Bouquet de presentes, coroa de flores e bombas. Contagem, MG

FLORA RECANTO
Flores, decorações, bouquets, Coroas, arranjos para noivas e damas, cestas de café da manhã e diversos artigos para presentes. Entregamos em sua casa Barroca. Av. Amazonas 3542 – Barroca. BH – MG.

D'FLORES E VINHOS
Arranjos naturais, Bouquets para noivas, cestas para todas as ocasiões, coroa de flores, ornamentação para festas em geral e vinhos. Av. Afonso Vaz de Melo 1450 Barreiro – Belo Horizonte – MG.

A FLORA CONTAGEM LTDA
Avenida João César de Oliveira, Contagem MG. Fone: 33911616

FLORICULTURA RECANTO DAS FLORES
Decorações florais, desidratação bouquets, casamentos, salão de festas, formaturas. Arranjos em geral
Rua Possuã 358 – Bairro Novo Eldorado – contagem – MG
3043-3760 / 3352-0252 /8821-2770 ( Hulyanna)

FLORICULTURA CLICKCHICK
Rua Igaraçu 1000 LJ 04 – Novo Eldorado - Contagem MG
Fone : (31) 3911-4667

2.2.2 Concorrentes indiretos

São basicamente todas as empresas com as quais disputamos o dinheiro dos nossos clientes. O cliente terá de escolher o que ele vai fazer com o dinheiro que tem – pois ele provavelmente não pode fazer tudo. Ele vai escolher entre comprar flores para a namorada ou chocolates por exemplo.
Abaixo encontram – se alguns concorrentes indiretos com os quais disputamos nossos clientes:

CACAU SHOW – UM SHOW DE CHOCOLATE
Filosofia da empresa:
Aqui fabricamos muito mais do que chocolates. O que produzimos são pequenas demonstrações de carinho que fazem as pessoas se sentirem lembradas e amadas.
Nos esforçamos ao máximo para que o maior número de pessoas
possa fazer um doce gesto capaz de provocar sorrisos, abraços e beijos.

Big Shopping
Av. João Cesar de Oliveira, 1275 loja 201
tel. 31 - 3391-4277

Shopping Itaú Power
Av.: General David Sarnoff, 5160 loja 119
tel: 31 - 3912-9070

Produtos Oferecidos como presentes:

Botão de Rosa:
Botão de rosa, com um bombom de cereja ao licor


Tabletes Sobremesa
Tabletes Recheados com creme tipo sobremesa 100g, nos sabores: Creme Holandês, Mousse de Limão, Doce de Leite, Mousse de chocolate e Creme de Maracujá




Tabletes Chocoterapia
Tabletes com muito mais cacau combinado com os mais inusitados ingredientes 100g, nos sabores: Puro Cacau (Paixão), Pimenta (Sexy), Erva Doce (Juventude), Canela (Meditação), Erva Cidreira (Beleza), Café (Motivação) e Hortelã (Sentidos).


Clássicos Cacau Show
Sabores: Cerereja ao licor, Brigadeiro, Avelã e Trufa


Doce Gesto
Embalagem moderna, com cinco tabletes sortidos.


Edição Especial de Trufas
Embalagem em formato de livro, com mensagem dedicatória.
Trufas nos sabores: belga, marula, limão e maracujá.



Boulevard
Garrafinhas de Chocolate ao Leite com Licor.


Trufas Recheadas.
Em 4 opções de recheio, os tropicais limão e maracujá, o clássico coco e seguindo uma tendência mundial, o sabor puro cacau.


Luna D´amore
Bombons recheados sortidos


Coração Diet
Caixa em formato de coração com bombons recheados nos sabores Avelã; Castanha de Cajú e Amendôas 150g


Angel
Bombons recheados sortidos


Golden Gift
Bombons recheados nos sabores cereja ao licor, creme de avelã, trufa, trufa & creme de avelã e cereja ao licor & creme de avelã.


Sea´s Chocolate
Frutos do mar de chocolate ao leite decorados com chocolate branco.


Nuts
Drageados de amêndoas e avelãs, cobertos com creme praliné, chocolate ao leite e branco, cacau em pó e açúcar de confeiteiro.




Novo Dreams 330g
Trufas com recheios inspirados nos mais requintados drinques do mundo.
Nos sabores whisky, marula’s cream, conhaque, rum e amaretto


Quadrados Artesanais
Chocolate ao leite e branco decorados artesanalmente.


Diamante
“Deliciosos bombons em embalagem sofisticada e versátil”
Com peso líquido de 400g, o Diamante está disponível nos sabores Trufa, Cereja ao Licor, Marula's Cream, Puro Cacau e Sortido.


Le Grand
Chocolates selecionados


VIP Canudos de Chocolate
Canudos de chocolate ao leite com recheio de trufa.


Golden Selection
Os melhores chocolates da Cacaushow reunidos em uma sofisticada embalagem de lata.


Eterno
Corações de chocolate ao leite e branco recheados com creme de trufa nos sabores: Branco com trufa de chocolate meio amargo e ao leite com creme de cereja. 22 unid. 180g


Coração Artesanal
Coração de chocolate ao leite, decorado com chocolate branco e recheado com bombons de cereja, coração pequeno de chocolate branco e drageas de chocolate ao leite



Abraço
Chocolate ao leite decorado com chocolate branco.



Golden Love
Embalagem em forma de coração, com bombons no sabor cereja ou trufa.


Sweet Love
Embalagem em forma de coração com bombons sortidos.


Coração Decorado
Coração artesanal decorado com mensagem de chocolate branco (Te Amo; Amo Você ou Te Adoro) 150g.




Consideramos as lojas Americanas como um concorrente indireto devido a grande oferta de produtos que ela oferece ao mercado. fazemos disto portanto uma pequena ameaça para nossa empresa quando o cliente fica em dúvida sobre o que comprar para dar de presente: flores, cestas, arranjos ou cd´s, roupas e Produtos?
Alem disso as Lojas americanas oferecem grande vantagem nas compras:
• Pagamento parcelado:
o Cartão de crédito – Visa, Mastercard, Diners, American Express e Aura
o Cartão Americanas
• Pagamento à vista:
o Boleto bancário
o Débito em conta – Bancos Bradesco, Banco Unibanco, Banco Real, Itaú, M-Cash, Banco do Brasil
o Visa Electron – Banco Bradesco
• Financiamento pré-aprovado:
o Banco Itaú e Banco Unibanco

Lojas Americanas Belo Horizonte Rua São Paulo, 504 - Centro
Telefone: (31) 3271-8688 - 3271-1631

Contagem BIG Shopping Av João César de Oliveira, 1275 - Eldorado
Telefone: (31) 3391-8384

Contagem Itaú Power Center Avenida General David Sarnoff nº 5160 Loja 237 Contagem
Telefone: (31) 3912-9192

Categorias de produtos encontradas nas lojas
Alimentos & Bebidas, Automotivos, Bebês, Beleza & Saúde, Brinquedos, Cama, Mesa e Banho, Casa & Jardim, CDs, Cine & Foto , DVDs, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Eletroportáteis, Esporte & Lazer, Flores, Futebol, Games, Imóveis, Informática, Ingressos, Instrumentos Musicais, Livros, Moda & Acessórios, Móveis & Decoração, Papelaria, Malas & Acessórios, Perfumaria, Petshop, Relógios e Presentes, Suplementos & Vitaminas, Telefonia, Tênis, Utilidades Domésticas, Viagens, Vinhos.

2.3 Fornecedores

O fornecedor é aquele que abastece que facilita que fornece mercadorias através da venda direta. Eles são de suma importância para qualquer empresa.
Todos os fornecedores estão sempre preparados para atender todas as demandas do mercado para quem trabalha no ramo de decorações, floriculturas e outros serviços próximos. È claro que por se tratar principalmente de flores naturais, é necessário saber a melhor época para realizar o pedido de cada flor, para que se obtenha uma redução de custos para um melhor preço nas vendas.
É importante também deixar o cliente sempre ciente das previstas mudanças de planos na escolha da flor, quando não se encontrar os tipos solicitados, pois com certeza sempre há uma época que a demanda de um determinado tipo de flor é muita e a oferta é pouca, principalmente em época de chuva e frio, que são onde as plantações mais sofrem danos.
Por isto o empresário deste ramo tem que estar sempre atento a qualquer mudança que possa acontecer no pedido do cliente para que os produtos solicitados possam ser substituídos por outros parecidos sem que isto cause danos ou constrangimentos para o cliente.
Trabalhando desta forma sempre encontraremos clientes satisfeitos com os serviços prestados e ocorrerá naturalmente um aumento da demanda de serviços.
Todos os fornecedores citados abaixo, a princípio dão como condições de pagamento apenas 30 dias no cheque, pelo fato de sermos uma empresa nova no mercado.

SÍTIO CANDEIAS
Produtor de rosas. Rua celeste viol, 283 bairro boa vista CEP: 36205254 Barbacena –MG. Fone (32) 3332 2736 (Mário Raimundo)

FLORICULTURA MINAS FLOR
Flores e Plantas Ornamentais
Sítio Mangueiras – Curralinhos – Igarapé – MG
Fones: (31) 9903-2619 / 99696242

FLORES HÁGIO
Todos os tipos de flores e folhagens naturais.
Av. Ruy Bouchardet, 300 bairro jardim Alice Visconde do Rio Branco MG
Tel: (32) 35512414( Paulo Shoji Hagio)

FLORES E PLANTAS NATURAIS
Especialidade em Gérberas, rosas, folhagens naturais, e outros tipos de flores
( Márcio e Doraci)
Atibaia São Paulo

NEW ACESSÓRIOS
Distribuição de acessórios em geral, fitas, florais, peças para decorações, etc.
Rua Raul soares – Conj 2 Centro – BH – MG
Tel 32011283

REDE MANIA SUPERMECADOS (SUPERMERCADOS BOM JESUS)
Distribuição de artigos para preparação de cestas em geral
Praça Nossa senhora Da conceição, S N, Eldorado, Contagem, MG

ZA ZA FLORES E PLANTAS
Distribuidor de flores e plantas em MG. Há 18 anos distribuindo direto de Holambra flores, plantas e art. p/ floras. Atendendo floriculturas, paisagistas e decoradores em Toda MG. Rua JK Centro de Betim MG. Tel; 3511-0504

A HOLMINAS

È uma distribuidora de Flores e folhagens de corte e em vaso. Distribui vários tipos de plantas verdes. Vendas em atacado e varejo..Aqui, você encontra grande variedade de flores e plantas diretamente da cidade das flores: Holambra.

Distribuição
A sua satisfação é a nossa prioridade, por isso além da qualidade de nossos produtos temos um eficiente sistema de distribuição.




Foto: distribuição das flores vasos e cortes


Acessórios
Para um atendimento mais completo ás floras, floriculturas, decoradores e paisagistas, oferecemos diversas opções de artigos e acessórios.




Foto: Disposição e armezenamento das flores de vaso.







Foto: Entrada do galpão



,3- PLANO DE MARKETING

3.1- Produtos e serviços

Os produtos oferecidos serão:
• Flores de corte
• Plantas envasadas
• Buquês de flores
• Cestas de Café da manhã
• Cestas de flores
• Cestas especiais para datas comemorativas
• Decoração de festas
• Paisagismo

Os serviços, que irão agregar valor aos produtos são:
• Entrega em domicílio, simples e personalizada.
• Tele marketing ativo e receptivo
• Vendas através do site, com possibilidade de montar o próprio buquê, cesta ou arranjo.
• Clinica das plantas, um serviço de manutenção das flores, onde o cliente quando precisa de auxilio em suas plantas, contrata nosso suporte, onde a trataremos, permitindo que ela siga o seu ciclo natural.

3.2- Estratégias de Vendas

Para manter a floricultura competitiva, montamos uma estratégia de vendas fundamentada nos princípios mercadológicos. Analisando as forças e fraquezas da floricultura, buscamos tirar proveito das oportunidades minimizando todas as ameaças.
Levando em consideração que os nossos produtos são alvos de consumo de um público específico, formado em sua maioria por jovens, solteiros ou casados, das classes A, B e C, formadores de opinião e com potencial de consumo.
Teremos em nossa estrutura o atendimento ao cliente e também atendimento pelo telefone ou internet. Esse é um de nossos diferenciais competitivos.

3.2.1 Projeção de Vendas

Através de pesquisas, tivemos acesso à demanda pelos produtos e serviços que oferecemos, e estamos animados, pois no segmento o ticket médio é de R$ 45,00, e esperamos faturar mensalmente uma média de aproximadamente 20 mil reais, comercializando diariamente 17 produtos durante 25 dias do mês.
Em períodos sazonais, onde o setor é beneficiado, como: dia das mães, namorados, finados e fim de ano, esperamos atingir no mínimo um faturamento de 50% superior a média mensal.

3.2.2 Comunicação

Para se manter no mercado, é necessário ser conhecido e ser lembrado no momento da compra, e para isso pretendemos divulgar nossos produtos e serviços, preocupando em atingir o nosso público alvo, que é formado, em sua grande maioria, por clientes de melhor classe social. Com esse objetivo iremos adotar a comunicação através de ferramentas de mídia, as quais nossos possíveis clientes são atingidos.
Fizemos um estudo e buscamos no mercado os meios de comunicação que nos trarão o melhor custo benefício. Desta forma elaboramos um planejamento que conta com uma campanha de dois meses, conforme segue abaixo:

Plano de Mídia

• Panfletos – Faremos distribuição de 20 mil panfletos nas residências e condomínios localizados em um raio de cinco quilômetros da floricultura.
• Outdoor – Com a inserção de 10 painéis nas principais vias de acesso e saída do bairro, acreditamos que teremos um excelente retorno.
• Carro de Som – Trata-se de uma mídia alternativa, barata e que funciona na cidade. Durante 30 dias, por 4 horas diárias solicitaremos que um carro de som veicule anúncios nas ruas dos bairros e nas áreas comerciais.
• Jornal Impresso – Colocaremos dois anúncios nos jornais regionais.
• Busdoor – Serão adesivados seis ônibus de três principais linhas da região.

Investimentos

Ferramenta Quantidade Valor Unitário
(R$) Total
(R$)
Panfletos 20.000 0,04 800,00
Outdoor – Impressão e veiculação 5 300,00 1.500,00
Carro de Som 60 horas 15,00 900,00
Jornal impresso 2 anúncios 200,00 400,00
Busdoor 4 edições 210,00 840,00
Investimento Necessário 4.440,00

Estratégia de Marketing

Além de trabalhar diretamente o nosso público alvo, iremos agregar valor aos nossos produtos através de serviços, como entregas simples, através de motoboys treinados, entregas temáticas, onde nossos entregadores serão personagens que estarão vestidos a caráter, de acordo com cada motivo. Por exemplo: se um rapaz apaixonado quiser chamar sua amada de princesa, poderá solicitar que o entregador, vestido de plebeu, vá e entregue as rosas junto com uma mensagem em um pergaminho.
As compras poderão ser feitas pela internet, onde o cliente terá a opção de escolher um determinado buquê ou arranjo já definido pela floricultura, ou mesmo customizar o seu próprio buquê ou arranjo utilizando um aplicativo em nosso site que apresentará como ficará após pronto e definirá o custo na hora.
Além do nosso canal de entrega e das compras via internet, que é um de nossos diferenciais, temos nossa estrutura comercial instalada próximo a um campus acadêmico, que é freqüentado por jovens e adultos, que possuem o perfil que buscamos, ou seja, pessoas de classe social A, B e C, solteiros, namorando ou casados, formadores de opinião, que terão a opção de comprar nossos produtos e serviços e solicitar que sejam entregues nas cidades de Contagem, Belo Horizonte ou Betim.
Para que a estratégia de marketing seja traçada de forma efetiva é indispensável que todo o composto de marketing seja trabalhado e definido. Para isso trabalhamos os 4Ps, conforme mencionamos abaixo:
Produto
O produto a ser trabalhado deve estar dentro dos padrões exigidos pelo mercado, e por se tratar de um produto tão delicado e frágil, buscaremos fornecedores confiáveis e que possuam estrutura para manter o fornecimento com qualidade e pontualidade.
Apesar de trabalharmos com produtos, iremos agregar valor com nossos serviços que serão elaborados por profissionais capacitados, inovadores e conhecedores do ramo.
Preço
Nossos preços serão formados através de um criterioso estudo dos nossos custos e praticaremos uma margem de lucro justa afim de termos preços competitivos sem ter que estabelece-los em função da concorrência
Não teremos o preço como diferencial competitivo, mas sim os produtos e os serviços.
Praça (Canais de Distribuição)

Os canais de distribuição representam as diferentes maneiras pelas quais os produtos são colocados e as áreas de atendimento. O propósito do processo de distribuição é levar ao cliente o que ele precisa.
Nossa área de atuação será a grande BH.
Atenderemos os clientes que visitarem nossa instalação através do atendimento personalizado, e os clientes mais distantes através do nosso telemarketing e internet.
Promoção
É um estímulo ao marketing, utilizada para gerar demanda do produto ou serviço. O propósito da promoção é poder dizer ao cliente que nós temos aquele produto ou serviço que satisfaz suas necessidades. Alguns resultados que podem ser obtidos da promoção incluem:
Aumento nas vendas
Aumento na participação de mercado
Melhora da imagem da marca
Aumento do conhecimento do seu negócio
Identificação de vantagens competitivas
Preparação de terreno para vendas futuras
Trabalharemos este composto através das seguintes ações:
Cupons de desconto que estarão nos jornais e panfletos,
Promoção direcionada a clientes cadastrados
Promoções, como: compre um produto e concorra a uma cesta de café da manhã.

3.3- Localização do Negócio

A floricultura terá sua localização dentro do campus da Faculdade UNA de Contagem, situada na Avenida João César de Oliveira, uma via de fácil aceso que possui um grande fluxo de veículos diariamente.
O local tem a sua disposição varias vagas para estacionamento e esta em posição estratégica para que as entregas cheguem o mais rápido possível ao cliente.
Na região não existem concorrentes, o que é uma vantagem considerável.

3.4- F.O.F.A.

Através da FOFA, iremos descrever nossas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, que são:
3.4.1 Forças

Possuímos produtos de qualidade, e temos diferenciais de serviços que nossos concorrentes não têm.
Fácil acesso a um público alvo que são os estudantes da faculdade onde estamos instalados.
Por possuir mão de obra especializada, transmitimos confiança ao cliente.
3.4.2 Oportunidades

Para entrar na faculdade os alunos passam em frente nossa floricultura e o transito local tem ótima visibilidade de nossa fachada. A comunicação da fachada será estratégica, com uma placa luminosa e vitrines atrativas.
Por possuirmos pontos sazonais fortes, como dia das mães, namorados e finados, trabalharemos bem estes períodos para atingir nosso público, e termos vantagem competitiva. Divulgaremos sempre antes das principais datas os nossos serviços e promoções, e por estarmos localizados próximo aos principais cemitérios do município, e estarmos na rota dos mesmos, temos a vantagem do comércio nas ocasiões, que são os óbitos, finados ou as visitas aos cemitérios.

3.4.3 Fraquezas

Apesar de trabalhar bem nossas vantagens, temos uma pequena desvantagem que é a das férias acadêmicas onde a faculdade reduz drasticamente o movimento e nossos principais vizinhos são moradores de baixa renda.

3.4.4 Ameaças

Por não ter o preço como diferencial, temos dificuldades em atingir o público que procura preço baixo, sendo prejudicados pelos nossos concorrentes.
Outra ameaça são os períodos de frio e chuva, que prejudicam o cultivo de nossos fornecedores, que atrasam as entregas e aumentam os preços.

4- PLANO OPERACIONAL

4.1 Layout




4.2- Processos

Como será feita a recepção dos produtos na Floricultura:
• Os produtos que necessitam de água assim que chegam à loja
• Serão devidamente divididas as áreas de exposição (armazenamento, estoque, confecção)
• Essa divisão será necessária para diminuir a exposição de todo o produto existente na loja.
• Teremos pequenas partes para amostras, do que todo o lote de produtos. Com a distinção das áreas de exposição, estoque e trabalho podem controlar melhor os cuidados e a conservação dos produtos; A iluminação natural é preferível, mas muitas vezes não iremos ter essa condição (já que muitas flores gostam de tomar um “solzinho”, pela manhã, no caso das orquídeas), procurar, então, não manter plantas verdes por períodos superiores a 15 dias na loja, pois a partir deste período as plantas começam a ter crescimento desuniforme, ou perdem as folhas; A ventilação é imprescindível, mas não pode ser excessiva. Caso seja necessário o uso de aparelhos de ar condicionado, escolheremos aparelhos que fazem à renovação do ar e nunca direcione o fluxo do ar direto nas flores e plantas. Esse fluxo do ar é que resseca a planta. Direciona-se o fluxo para locais que não possuam plantas;
• A temperatura dentro da loja deve ser a mais agradável possível (20-25°C). O uso de ar condicionado é uma opção, desde que usado corretamente;
• A criatividade será fundamental para o empreendimento: Precisamos oferecer soluções aos futuros clientes, traduzindo a sua intenção, ver o que o cliente realmente deseja.
• Economias e improvisos serão bem-vindos caso a atratividade da floricultura diminua. Será preciso capital de giro para sobreviver às dificuldades comerciais do começo.
• Nossa vitrine é um dos mais poderosos meios de propaganda. O propósito primário da vitrine é estimular as vendas (sempre com novidades nas cestas e arranjos).
• O interior da loja será planejado de forma a facilitar a limpeza.

Cuidados a serem tomados
• Organizar os processos de: abastecimento, entrega, estoques e vendas nas datas de pico (dia das mães, dia dos namorados, finados);
• Manter a conservação física da floricultura e da fachada;
• Variar as promoções; teremos cuidado com promoções muito longas, pois os clientes irão se acostumar a pagar menos e não aceitarão alterações nos preços.
• Para evitar ociosidade ou até mesmo desperdício de recursos, é importante que a floricultura faça um dimensionamento de suas instalações, volume de atendimento, número de funcionários, dentre outras variáveis que poderão fazer parte desta análise.


Fluxograma dos Produtos




















4.3- Necessidades De Pessoal

Os recursos humanos necessários serão as contratações de uma telefonista, uma auxiliar que irá atender na loja, criar os arranjos e cestas e um entregador/office boy, mas como o nosso empreendimento seram oito sócios de mesmo nível, todos nós iremos administrar algum setor e ajudar uns aos outros.
Teremos inúmeras características, para o diferencial; dentre elas: para saber atender bem, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário.
Para adquirir estas características iremos buscar em treinamentos e cursos tais como: Gestão de Pessoas, Qualidade, Cativando o Cliente, Atendimento de Qualidade, Oratória, entre outros.
Nossa meta é colocando em funcionamento o empreendimento, é ter a gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a nossa experiência de empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo.
Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente do empreendimento, e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos.
Nós, empreendedores, na parte do processo operacional, teremos o mesmo “grau de poder”, na compra de produtos, será efetuada pela manhã; flores de corte e flores/folhagens em vaso e compra de outros produtos de jardinagem; recebimento dos produtos; exposição dos produtos na loja; venda; entrega em domicílio; e recebimento das vendas. Todas estarão qualificadas para fazer o serviço de cada uma na falta de algum sócio.
Na hora da compra os empreendedores seguirão: O princípio que deve ser seguido e que desencadeia todo o sucesso na conservação de flores e plantas é adquirir flores e plantas saudáveis e com boas condições de qualidade. Ter sempre um olho clínico na hora da compra.

4.3.1- Funções

A nossa projeção de pessoal para o funcionamento da loja de Floricultura.
Por estarmos atuando no ramo do comércio faz-se necessário que todos assumam o papel de vendedores, porém cada um com responsabilidades sobre determinada área.
Vendedor e Responsável Geral (Diretor)  Gustavo, experiências em administração de empresas, prospecção e manutenção de clientes e habilidades de gerenciamento,
Vendedor e Responsável pelo Comercial  Roberto, experiente na área comercial com atendimento, negociações, vendas de soluções varejistas, prospecção e manutenção de clientes, elaboração de propostas técnicas e comerciais.
Vendedora e Responsável pelo Administrativo  Patrícia; experiência em administração de empresas. Irá elaborar o fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos e coordenar toda parte administrativa.
Vendedor e Responsável pelo Marketing  Isabela; experiência na parte do marketing, técnicas de relacionamento, vivência em coordenação de pessoas, proativo, foco em resultados e metas, facilidade de comunicação.
Vendedor e Responsável pelo faturamento  Mauricio e Renata; Experiente em prospecção e manutenção de clientes, elaboração de propostas técnicas e comerciais irá gerenciar as vendas de modo geral, negociação com cliente e solução de conflitos com clientes.
Vendedora e Responsável pelas Compras  Joseane; gerenciar as compras para a loja e procura nestas “saídas” fazer novos clientes, responsável pelas negociações realizadas com os Fornecedores.
Vendedora e Responsável pelo Financeiro  Carla; Experiência em gerenciar o faturamento emissão de nota fiscal e análise de investimento.
Vendedor e Responsável pelo Telemarketing (Gerente Pós Vendas)  Emmerson, Experiente na área comercial com atendimento, negociações, vendas de soluções varejistas,
Entregador/Office Boy: Para esta função o funcionário irá fazer a entrega de flores, arranjos e cestas dos clientes que solicitar a compra por telefone. (Este serviço será terceirizado.)
Os colaboradores serão contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), piso salarial previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato do Comércio (em anexo a Convenção Coletiva).

Horário dos funcionários serão de 08:00 às 18:00 de Segunda a Sexta-Feira e no Sábado de 08:00 às 12:00. O Intervalo de Almoço é de 12:00 às 14:00. Somando 44 horas semanais.

4.3.2- Encargos Sociais

Taxas e contribuições pagas pelo empregador para financiamento das políticas públicas que beneficiam de forma indireta o trabalhador. Incluem:
• Seguridade e Previdência Social - INSS ou
• Plano de Seguridade Social do Servidor Público - PSS
• FGTS
• PIS/PASEP
• Salário-educação (emprego no setor privado empresarial)
• Sistema S (emprego no setor privado empresarial)

4.3.3- Encargos Trabalhistas

Valores pagos diretamente ao empregado mensalmente ou no final de seu contrato de trabalho, incluem também benefícios não expressos em valores. Incluem:
• Décimo-terceiro Salário
• Adicional de Remuneração
• Adicional de Férias
• Ausência Remunerada
• Férias
• Licenças
• Repouso Remunerado e Feriado
• Rescisão contratual
• Salário Família ou Auxílio Pré-Escolar
• Vale Transporte ou Auxílio Transporte
• Indenização por Tempo de Serviço
• Outros Benefícios

ENCARGOS TRABALHISTAS
Salário: R$550,00
Comissões: R$0,00
Vale Transporte: R$106,00
Vale Refeição: R$0,00

ENCARGOS TRABALHISTAS
Férias: R$61,11
13o. Salário: R$45,82
FGTS: R$46,75
Multa Recisão: R$46,75
INSS: R$158,40
Entidades: R$8,25
Salário Educação: R$13,75
Seguro: R$0,00


DESCONTOS
Desconto INSS: R$9,00
Desconto VT: R$33,00
Desconto Vale Refeição: R$0,00

SALÁRIO LIQUIDO: R$508,00 (recebido pelo funcionário)
+ Vale Transporte + Vale Refeição


Custo Total para a empresa: R$981,07 por mês

Esta é apenas uma simulação aproximada dos encargos trabalhistas e os custos com a folha de pagamento.

4.3.4- Encargos Trabalhistas - Optante Pelo Simples

Salário: R$550,00
Comissões: R$0,00
Vale Transporte: R$106,00
Vale Refeição: R$0,00

ENCARGOS TRABALHISTAS
Férias: R$61,11
13o. Salário: R$45,82
FGTS: R$44,00
Multa Recisão: R$22,00
INSS: R$0,00
Entidades: R$0,00
Salário Educação: R$0,00
Seguro: R$0,00

DESCONTOS
Desconto INSS: R$0,00
Desconto VT: R$33,00
Desconto Vale Refeição: R$0,00

SALÁRIO LIQUIDO: R$517,00 (recebido pelo funcionário)
+ Vale Transporte + Vale Refeição


Custo Total para a empresa: R$795,92 por mês

Esta é apenas uma simulação aproximada dos encargos trabalhistas e os custos com a folha de pagamento.

4.3.5-Direito De Retirada Do Sócio Nas Sociedades Limitadas

O atual Código Civil concentra nos artigos 1052 a 1087 as disposições relativas à sociedade limitada, chamada no antigo regime jurídico de sociedade por cotas de responsabilidade limitada. Na hipótese de omissão quanto à determinada matéria, devem ser utilizadas as normas aplicáveis às sociedades simples. Possível também a utilização supletiva da Lei das Sociedades Anônimas - n° 6.404. Em resumo, a aplicação de um ou outro diploma legal vai depender da vontade dos sócios, em face da regra do artigo 1053 do CCB.
Dessa forma, se determinada matéria não estiver disciplinada no capítulo referente à sociedade limitada, deverão ser aplicadas às normas das sociedades simples, exceto se o contrato social contiver cláusula específica indicando a regência supletiva pelas normas relativas às sociedades anônimas, nos termos previstos no parágrafo único do artigo 1.053.
A possibilidade da opção oferecida pela norma acima citada mostra-se fundamental para definição do exercício do direito de retirada pelo sócio da sociedade limitada. E de imediato deve ser neutralizado o entendimento pela aplicação automática do artigo 1029 do Código Civil, que assegura ao sócio o direito de se afastar imotivadamente da sociedade de prazo indeterminado. Segundo a referida norma, qualquer sócio pode retirar-se da sociedade se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de 60 dias.
Tal norma, como acima sinalizado, por constar no capítulo da sociedade simples, somente poderia ser aplicada caso houvesse omissão quanto ao direito de recesso nos artigos relativos à sociedade limitada. E esta omissão não existe, visto que o artigo 1077 contém previsão específica, no sentido de que quando houver modificação do contrato, fusão da sociedade, incorporação de outra, ou dela por outra, terá o sócio que dissentiu o direito de retirar-se da sociedade.
Diante deste cenário é inegável a necessidade de cuidado e atenção no momento de elaboração do contrato social da sociedade. Tal questão deve ficar bem definida, de modo a evitar questionamentos a respeito de qual das normas será aplicada no caso concreto.
Se a opção for pela incidência do artigo 1.029 do CC, teremos segundo classificação da doutrina especializada, uma sociedade limitada de vinculo instável, na medida em que assegurado o direito do sócio de a qualquer tempo e imotivadamente, postular o seu afastamento, com conseqüente apuração e pagamento de sua participação no negócio.

De outro lado, se para a regência supletiva do contrato social for eleita da Lei das SAs, a sociedade limitada será considerada de vínculo estável, justamente porque o direito de retirada fica restrito, ou seja, somente será possível em casos específicos e havendo motivação.
Importante destacar também, que em qualquer dos casos, se reconhecido o direito de retirada, o valor da participação do sócio na sociedade deverá ser apurado através de balanço específico, elaborado especialmente, em atenção ao que determina o artigo 1.031 do Código Civil. Segundo esta norma, nos casos em que a sociedade se resolver em relação a um sócio, o valor da sua quota, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-á, salvo disposição contratual em contrário, com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.
Outros dois desdobramentos merecem aqui registro. O primeiro diz respeito ao capital social, que sofrerá a correspondente redução, salvo se os demais sócios suprirem o valor da quota do dissidente; e o segundo está relacionado com o pagamento dos haveres do sócio, que deverá ser em dinheiro, no prazo de 90 dias, a partir da liquidação, salvo acordo, ou estipulação contratual em contrário.
Como se constata, também a forma de pagamento do sócio que se afasta da sociedade deve ser prevista e bem projetada quando da elaboração do contrato social. Sem dúvida alguma, a obrigatoriedade de pagar em apenas 90 dias e em dinheiro o valor da participação do sócio retirante, dependendo do montante envolvido e da condição econômico-financeira da sociedade, pode representar um sério problema, capaz, inclusive, de inviabilizar a atividade empresarial. Por isso o contrato deve contemplar alternativa de pagamento parcelado.
As observações feitas sinalizam para a necessidade de atenção de contadores, advogados e empresários, quando da elaboração de contratos sociais, para o fim de inserir regras precisas relativas ao exercício de retirada, como também flexíveis para o regramento da liquidação, prazo e forma de pagamento da participação do sócio.













5- BIBLIOGRAFIA

Como Elaborar um plano de negócio – Cláudia Pavani – SEBRAE 2007
http://www.sebraemg.com.br
http://www.negocioscomflores.com.
www.florencanto.com.br, acesso em 21/09/2008
www.1000flores.com.br, acesso em 21/09/2008
floriculturali.com.br, acesso em 21/09/2008
www.oficinadasflores.com.br, acesso em 21/09/2008
www.ibge.gov.br/cidades, acesso em 21/09/2008


















6- Anexos:




Identidade Visual da Empresa
Planilhas Financeiras

Um comentário:

isabel vinti disse...

AMEI ESTA LOGO. Vamos vender ao nosso diretor Edvander a logomarca deste projeto. Quem sabe a Una de Contagem resolve abrir uma floricultura bem ao lado do sagão de entrada da unidade.