segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Chocolateria

INTRODUÇÃO.

Este projeto visa estabelecer diretrizes para o plano de negócios da Differri Chocolateria. Em sua elaboração levaremos em conta o fato de que o mercado está cada vez mais competitivo e globalizado, exigindo das empresas estratégias diferenciadas que garantam seu melhor posicionamento dentro de sua área de atuação.
Partiremos da premissa de que uma empresa eficiente é aquela cuja base é um plano de negócios que lhe permita oferecer produtos e serviços personalizados e diferenciado a seus clientes. Para tanto, definiu-se a missão, visão, valores e objetivos desta empresa.
As vantagens competitivas relacionadas à concorrência também serão analisadas, visando estabelecer e desenvolver estratégias comerciais ao negócio.




















1- RESUMO EXECUTIVO.

Este plano de negócios trata-se do estudo da viabilidade de abertura da Differri Chocolateria que é uma empresa voltada para a comercialização de chocolates finos e artesanais. Nele, estarão especificadas informações de pesquisas, análises de mercado e valores expressos na missão da empresa.

1.1- RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

A Differri Chocolateria será uma empresa especializada no comércio de chocolates finos, como trufas, foundi, bombons finos, cestas de chocolate, com uma vasta diversidade de produtos e serviços, de acordo com a necessidade do Cliente. A empresa pretende atingir todos os públicos, buscando sempre parcerias. Será localizada na Avenida João César de Oliveira, n° 6620, loja 2 Contagem e estima um faturamento mínimo de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

1.2- DADOS DOS EMPREENDEDORES:

Carlos Faria: Experiência na área financeira, elaboração do produto para lançamento no mercado, captação de Cliente e aplicação de novas técnicas;
Elaine Bicalho: Experiência na captação e satisfação de novos Clientes e todas as atividades relacionadas a departamento de pessoal e recursos humanos;
Daniella de Oliveira: Experiência em elaborar relatórios gerenciais, com atuações nas áreas de controle de produção, estoque, entrega e recebimento de mercadorias,e faturamento de matérias e serviços.
Isabela Canhoni: Gestora de sistema da qualidade ISO9001 e ISO14001, controle, coordenação e planejamento de processo; atendimento a clientes, venda ativa e passiva, revenda de chocolates finos;
Luciana Marta: Experiência em promover ações corretivas a partir de resultados, reuniões periódicas de acompanhamento com a equipe de trabalho, identificação de necessidades;
Nyna Luiza: Experiência na captação de novos Clientes varejistas ou atacadistas e acompanhamento da satisfação do Cliente na pós-vendas;
Sandro: Experiência em promover ações corretivas a partir de situações que exijam ações imediatas, propondo idéias rápidas na solução dos problemas, grande capacidade de trabalhar em equipe, somando forças para promover o crescimento do negocio.
Stephany Pimentel: Experiência na área jurídica, planejamento, atendimento ao Cliente e suporte às leis trabalhistas e fiscais;
Wellington: Experiência no setor de Qualidade, atendimento aos Clientes, treinamentos sobre o controle na área produtiva a luz das normas de sistema de qualidade, elaboração de documentação técnica para controle no processo.

1.3- DADOS DO EMPREENDIMENTO:

Razão Social: Differri Chocolateria Ltda
Ramo de atuação: Comercialização de chocolates finos

1.4- MISSÃO DA EMPRESA:

 Missão: A Differri Chocolateria Ltda é uma empresa com foco na comercialização de chocolates finos que busca a melhoria contínua, visando à satisfação e o atendimento das necessidades dos clientes.

1.4.1- VISÃO DA EMPRESA:

 Visão: Ser uma grande empresa que comercializa chocolates finos entre as mais rentáveis do setor.

1.4.2- VALORES DA EMPRESA:

 Valores:
- Cliente satisfeito;
- Pessoas comprometidas;
- Qualidade dos produtos.

1.5- FORMAS JURÍDICAS:

O grupo optou em constituir uma sociedade limitada, onde a responsabilidade dos sócios é limitada às quotas que cada um possui. Nela, os sócios respondem solidariamente até a integralização total do capital social.























2- ANÁLISES DE MERCADO.

2.1- CLIENTES:

A Differri Chocolataria tem como cliente alvo, as empresas. Venderemos nos produtos para as empresas associadas à loja e para as demais pessoais que visitar a loja. Buscaremos os cliente, através de contatos telefone e visita técnica a empresa para degustação de nossos produtos. Nossos principais clientes serão de contagem. Ou seja:
-Pessoas físicas (Pessoas que procuram a loja diretamente para aquisição dos produtos)
-Pessoas jurídicas (Empresas, Hotéis, Buffet, etc.).

2.2- CONCORRENTES:

A rede de lojas CACAU SHOW é, atualmente, a maior franqueadora do país, e a maior rede da América Latina, sendo a única concorrente (no município) em potencial da Differri Chocolateria.
O chocolate é puro, sem adição de gordura hidrogenada, e todos seus produtos seguem um padrão internacional de qualidade.
Localização: há centenas de lojas por todo país. Em Contagem – MG, no shopping Itaú Power Shopping e Big Shopping.
Produtos: Bombons (em embalagens sofisticadas, estão disponíveis em diversos sabores); Tabletes (sortidos, em diversas embalagens); Trufas (disponíveis em vários sabores, recheados, avulsas ou em embalagens para presente); Infantis (diversas embalagens e sabores); Presentes (pequenas lembrançinhas, especiais, sofisticados ou linha coração).

2.3- FORNECEDORES:

1- Vovó Inhá – Fornecedor exclusivo de trufas e bombons diversos
Localidade: Esmeraldas – MG
Características do produto: Trufas e bombons diversos artesanais, produzidos através do derretimento do chocolate kakaobonne;
Condições de pagamento/preço: Serão negociáveis mediante a quantidade adquirida, em média, a trufa será fornecida por R$ 0,70 a unidade e o bombom a R$ 0,30 a unidade.
Os produtos fornecidos serão artesanais, o que positivamente será usado para captar clientes, porém, a validade é reduzida, chegando a dois dias no caso dos bombons de coco e brigadeiro e há quinze dias no caso das trufas e demais bombons. Para manter o padrão de qualidade, o fornecedor recomenda que este prazo não seja estendido, mesmo estando os bombons e as trufas, armazenados em ambiente favorável.
Não será estabelecido lote mínimo de compra, porém, o valor dos produtos cairá conforme aumentar a demanda.
O fornecedor atua no mercado há dez anos e está disposto a estabelecer uma parceria de exclusividade com a Differri;
2-Maria Chocolate: Fornecedor de embalagens sofisticadas e treinamento de reciclagem
Localidade: Belo Horizonte – MG
Características do produto: Embalagens personalizadas conforme solicitação e treinamentos que visam à melhoria do processo de fabricação e ao ensino de técnicas inovadoras.
Condições de pagamento/preço: Serão negociáveis mediante a quantidade adquirida, em média, as embalagens serão fornecidas à R$ 50,00 o cento. Os treinamentos variarão entre R$ 100,00 a R$ 200,00 por pessoa.
Desafio: Montar junto ao fornecedor um catálogo diferenciado, visando aguçar a percepção dos Clientes quanto à embalagem personalizada;
3- Casa das Lembranças: Fornecedor de embalagens diversas
Localidade: Belo Horizonte – MG
Características do produto: Embalagens de tamanho e cores diversas, fornecidas em diferentes materiais.
Condições de pagamento/preço: Serão negociáveis mediante a quantidade adquirida, em média as embalagens serão fornecidas a R$ 30,00 os cento montados. A vista será concedida um desconto de acordo com a quantidade negociada.
Ambos os fornecedores de embalagem têm em média 10 anos de mercado e também estão disponíveis a estabelecer parceria com a Differri.


3- PLANO DE MARKETING

3.1- DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS PRODUTOS E/OU SERVIÇOS:

Choco terapia:
Tabletes com muito mais cacau combinado com os mais inusitados ingredientes 100g, nos sabores: Puro Cacau (Paixão), Pimenta (Sexy), Erva Doce (Juventude), Canela (Meditação), Erva Cidreira (Beleza), Café (Motivação) e Hortelã (Sentidos).
Truffas:
Truffon:
Trufas grandes nos sabores: Avelã, Chocolate Branco, Cereja, Coco, Doce de Leite, Laranja, Limão, Maracujá, Marula, Cream, Morango, Menta, Pimenta, Tradicional
novos.
Sabores:
Mesclada, Puro Cacau, Amareto, Holandesa, Framboesa, Floresta Negra e Licor de Chocolate.
Trufas Recheadas:
Trufas Recheadas 100g.
Em 4 opções de recheio, os tropicais limão e maracujá, o clássico coco e seguindo uma tendência mundial, o sabor puro cacau.
Truffinhas:
Nos mais variados sabores; coco, menta, limão, maracujá, morango, cereja, marula.
Trufa de Crazy Brandy:
Chocolates ao leite, branco, amargo, Gianduia, as Trufas carregam toda a magia e misticismo do que há de melhor em chocolates, onde uma infinidade de sabores, tradições e apresentações compõem esse delicioso produto. Sendo assim, apresentamos a exclusiva linha de Trufas Diferri.
Sonhos:
Trufas com recheios inspirados nos mais requintados drinques do mundo.
Nos sabores whisky, marula’s cream, conhaque, rum e amaretto.
Collors:
Confeitos de Chocolate ao Leite com bolinhas coloridas!
Abecedário:
Letrinhas de chocolate ao leite ou branco.
Recordações:
Botão de rosa, com um bombom de cereja ao licor.
Tabletes Sobremesa:
Tabletes Recheados com creme tipo sobremesa 100g, nos sabores: Creme Holandês, Mousse de Limão, Doce de Leite, Mousse de chocolate e Creme de Maracujá.
Clássicos:
Sabores: Cerereja ao licor, Brigadeiro, Avelã e Trufa
Sofisticados:
Dont’s;
Drageados de amêndoas e avelãs, cobertos com creme praliné, chocolate ao leite e branco, cacau em pó e açúcar de confeiteiro;
Quadrados Artesanais;
Chocolate ao leite e branco decorados artesanalmente.
Linha amor:
Coração Artesanal:
Coração de chocolate ao leite, decorado com chocolate branco e recheado com bombons de cereja, coração pequeno de chocolate branco e drageas de chocolate ao leite.
Sweet Love:
Embalagem em forma de coração, com bombons no sabor cereja ou trufa.
Forever:
Corações de chocolate ao leite e branco recheados com creme de trufa nos sabores: Branco com trufa de chocolate meio amargo e ao leite com creme de cereja.
Diet:
Bombons de Chocolate Diet;
Bombons de chocolate diet, recheados nos sabores: amêndoa, avelã ou castanha de caju;
Tablete Diet de chocolate ao leite Premium 50g.
Coração Diet:
Caixa em formato de coração com bombons recheados nos sabores Avelã; Castanha de Cajú e Amendôas 150g.
Cestas temáticas:
Aniversario de casamento:
Sendo de bodas de prata/ouro, cesta de bambu contendo garrafa de vinho, duas taças e chocolates finos (cereja, menta) e cartão personalizado.
Aniversario:
Cesto de bambu contendo um urso de pelúcia, bombons sortidos e cartão personalizado.
Sensual:
Cesto de bambu contendo um champanhe com duas taças, chocolates finos e picantes (cereja, menta, pimenta, e trufas de rum), e um óleo para massagem no aroma de morango e chocolate e cartão personalizado.
Cestas de flores: Cesto de bambu contendo vazo de flor natural a escolha do cliente (margarida, violeta, tulipas, orquídeas) bombons com sabores de frutas (morango, limão, maracujá, cereja) e cartão personalizado.

Serviços:
Convenio com hotéis, fornecendo cestas temáticas (núpcias, sensual, bodas de prata, ouro e demais), chás, e ocasiões especiais; Boufets (toda a variedade de produtos) atendendo de pequenas a grandes recepções como casamentos, aniversario, batizados e demais ocasiões.
Além de termos a loja Show Room com toda a variedade de nossos produtos a pronta entrega e sob encomenda.

3.2- ESTRATÉGIAS DE VENDA:

A estratégia de vendas adotada visa apresentar o produto e buscar a consolidação da marca diante ao mercado, buscando a fidelização dos clientes. Visando sempre a busca de novos clientes.
Para atingirmos tais objetivos teremos a distribuição de catálogos e folders, por mala direta, também contatos pessoais com os clientes potenciais em busca de parcerias através de vendedores externos, serviço de tele vendam, e criação de site na internet, mídia fantástica, barata e direcionada para divulgação dos produtos. Além da estratégia de vendas a prazo e política de descontos e promoções, oferecendo ótima relação custo/benefício. A Differri usará alternativas como, por exemplo, a publicidade em revistas e meios de comunicação contendo o máximo possível de informações sobre os produtos dando ênfase para a exclusividade e para a divulgação. Na visita a clientes, levar cartões para melhorar a apresentação, oferecer sempre novidades para diversificar a clientela e não economizar na apresentação dos produtos. A embalagem é um excelente cartão de visitas. Levar amostras grátis na venda, fazer degustações.. Elas são essenciais, pois mostrarão ao cliente em potencial, que o dinheiro desembolsado será por um produto de qualidade. Deste modo, se ganha o cliente e a propaganda faz-se de boca a boca. Ou seja, reagir rápido aos sintomas e reações do mercado, oferece a ele a opção do melhor dia para compra ou vários endereços de entrega, desenvolver a fidelidade e o relacionamento com o cliente. Conhecer a concorrência este passo tão simples, quando se está estruturado, permite focar e dirigir esforços para as ameaças reais e entender qual dessas ameaças podem vir a afetar e quais se encontram definitivamente fora da esfera de controle, pois conhecendo a posição em que se está, elimina-se as ameaças da concorrência.

3.3 - LOCALIZAÇÃO DO NEGÓCIO:

A escolha do ponto é o primeiro e um dos mais importantes passos para um negócio de sucesso. A localização do ponto de venda é um componente fundamental nesse processo, sendo determinante para uma vantagem competitiva, e a empresa ser bem sucedida e rentável, o local certo depende de variáveis como facilidade de acesso, estacionamento, segurança entre outros. É um componente fundamental nesse processo. Pensando nisso o local escolhido atende todos esses requisitos, pois a via de acesso é favorável, pois é grande o fluxo de pessoas que passa diante da loja, há disponibilidade do transporte público e um número muito considerável de veículos que passa pelo local, tem disponibilidade de estacionamento item que gera conforto e satisfação. Trata-se de imóvel alugado, com condições de pagamento e prazo avaliados em contrato. Como o sucesso de um empreendimento se deve tanto a fatores externos como também internos outros fatores importantes foram relacionados e analisados como a fachada não poluída com excessos na comunicação visual, o layout bem estudado para que a circulação dos clientes seja apropriada. Ou seja, a localização do ponto de venda é determinante podendo criar uma vantagem competitiva sustentável para a empresa ser bem sucedida e rentável.

3.4 – ANÁLISE FOFA:

3.4.1- FORÇAS:

-Fornecedores qualificados e reconhecidos no mercado;
-Oferecer sempre o melhor produto para os clientes;
-A empresa: Differri Chocolateria é um projeto que está buscado os meios de realizá-lo, para isto têm-se uma equipe coesa e comprometida.

3.4.2 OPORTUNIDADES:

-Atender a uma clientela diversificada durante todo o ano;
-Definir parcerias para atender os mais variados tipos de eventos.

3.4.3 – FRAQUEZAS:

Ser iniciantes no mercado.

3.4.4 – AMEAÇAS:

Competir no mercado com empresas em âmbito nacional.






4- PLANO OPERACIONAL

4.1 - LAYOUT:


4.2 PROCESSOS OPERACIONAIS:

De acordo com levantamentos feitos, a tecnologia a ser empregada nos processos operacionais esta em conformidade com toda a necessidade apresentada, tendo em vista o bom funcionamento e atendimento do cliente.
Os processos apresentados requerem médio custo de implantação estando assim dentro das possibilidades apresentadas pelos sócios.
Com relação à mão-de-obra, não a necessidade de treinamentos específicos para as funções relativas a administração do negocio,mas haverá treinamentos específicos ao produto a ser comercializado,com o intuito do bom êxito do negocio.







Processo de pedido e recebimento de mercadoria do fornecedor:











Processo de atendimento via telefone (Tele vendas).













Atendimento (direto) na loja.











Capitação de clientes externos:















4.3-NECESSIDADE DE PESSOAL:

DESCRIÇÃO DO SETOR
SETOR DESCRIÇÃO Nº
Financeiro Contas a pagar e receber, fluxos de caixa e investimentos. 1
Controle de Qualidade Controle de produtos e prestação de serviços, fornecedor e satisfação do cliente. 2
Consultores Captação de clientes, contratos com empresa e entidade de eventos etc. 3
Caixa Entrada e saída do dinheiro, recepcionar o cliente para finalização na operação e saber alguma sugestão para loja. 1
Vendedores Receber o cliente, saber de sua necessidade, demonstrar nossos produtos e sugerir nossa degustação dos produtos. 2
TOTAL COLABORADORES DA EMPRESA 9


4.3.1 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

CRONOGRAMA
ETAPAS DESCRIÇÃO PERÍODO
1 Pesquisa do ponto de elaboração da loja. Agosto/08
2 Análise e negociação para localização da loja. Agosto/08
3 Planejamento estrutural da logística da empresa Agosto/08
4 Orçamento para montar uma equipe profissional qualificada. Set/08
5 Planejamento de um fluxo de caixa para efetuar compras. Set/08
6 Os sócios terão treinamento com fornecedor para execução de suas tarefas. Set/08
7 Durante 1 ano de atividades, os sócios terão uma retirada de uma salário mínimo. Set/08
8 Verificar avaliação financeira. Nov/08

2 comentários:

isabel vinti disse...

Parabenizo aos componentes do grupo pelo compromisso com sua formação acadêmica.

Elaine disse...

Pessoal, parabéns para nós: depois de tanta luta, está quase acabando.... pelo menos essa etapa!

E que venha a apresentação!