segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Prática Acessórios


1 - SUMÁRIO EXECUTIVO:

Contagem é uma das mais importantes das 19 cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), capital do estado de Minas Gerais. A 21 km da capital, Contagem, possui uma população estimada em 538.017 mil habitantes (IBGE/2006), é um espelho do próprio Brasil. Com um rico parque industrial e tecnológico e com 48,5% da população ocupada atua no setor de serviços. Visualizando este potencial a equipe propõe o estudo da abertura da PRÁTICA ACESSÓRIOS, uma loja de acessórios automotivos onde serão feitas instalações e pequenos reparos em carros, motos e caminhonetes, em horário não comercial.

Ofertaremos ao mercado produtos e serviços de alta qualidade, como instalação de alarmes, vidros, travas elétricas, insul-film, cd player, DVD player, GPS, kit de alto falante, reboques, peito de aço, além de trocas de manutenção necessárias para veículos, como óleo, pastilhas de freios, lâmpadas, agregaremos o lava jato em nossa cartela de ofertas, devido à escassez do serviço ofertado no período noturno.

O público alvo da empresa serão os alunos, professores, funcionários da faculdade UNA de contagem e amigos, deslumbrando com o passar do tempo o atendimento a vizinhança da instituição, como os funcionários da Magnetti Marelli, grupo CVC, entre outras corporações.

A empresa será localizada na Faculdade UNA de contagem, com sede na Av. João Cezar de Oliveira, 6620 – Centro – Contagem, Minas Gerais.
Haverá um quiosque na entrada da instituição UNA, para a exposição dos produtos de venda. A Instalação acontecerá no estacionamento da faculdade, onde iremos alugar mensalmente três vagas, para a realização dos serviços.

O projeto esta em fase de levantamento de informações para estimativa da previsão do rendimento. Inicialmente prevê rendimento mensal de aproximadamente R$ 25.000,00, como crescimento aproximado de 40%. Vide planilhas em anexo.



2 – DADOS DOS EMPREENDEDORES, SUAS EXPERIENCIAS.

Empreendedores/Sócios:
Adilcione Santana
Alessandra Maria Silveira Santos
Leandro Tavares
Luciana Madalena Marçal
Luciano Neri Pires
Rafaella Pereira Dias Evangelista
Ricardo M. Gonçalves
Victor Hugo Condrad

Funções/responsabilidades:
Diretoria Geral: Leandro Tavares
Experiências em administração de empresas varejistas, prospecção e manutenção de clientes, habilidades de gerenciamento, marketing, técnicas de relacionamento, vivência em coordenação de pessoas, proativo, foco em resultados e metas, facilidade de comunicação.

Administrador Fiscal: Luciano Neri
Formação em Engenharia Elétrica, experiências em tributações e movimentação fiscal para compra e venda de acessórios automotivos. Excelente conhecimento da língua inglesa.

Administradores: Ricardo Gonçalves e Victor Condrad
Experientes na área comercial com atendimento, negociações, vendas de soluções varejistas, prospecção e manutenção de clientes, elaboração de propostas técnicas e comerciais.

Marketing e Propaganda: Adilcione Santana
Formação administrativa em marketing, habilidade de gerenciamento e propagandas varejistas.

Atendimento: Rafaela Dias, Alessandra Maria e Luciana Madalena
Conhecimento em vendas com técnicas de vendas e argumentações, experiência de atendimento ao publico em geral.



3 - APRESENTAÇÃO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA
Razão Social: Prática Acessórios e Serviços Ltda.
Nome a fantasia: Prática Acessórios
Ramo de atividade: Prestação de Serviços

MISSÃO:
Trabalhar com honestidade e dedicação, visando atingir os mais elevados princípios de ética, moral beneficiando a todos os nossos clientes e fornecedores com resultados positivos.

VISÃO:
Crescer estruturadamente expandindo nossos serviços para outros pontos da cidade, a fim de possibilitar maior comodidade para nossos clientes.

MARCA:

Prática Acessórios
Conforto e comodidade para você...


4 – ANALISE DE MERCADO - CLIENTES
Sendo o publico alvo inicial da empresa, os alunos, professores, funcionários e prestadores de serviço da faculdade UMA, que possui aproximadamente 800 pessoas entre funcionários e alunos, que mesmo não tendo carro próprio, em muitas vezes utilizam o carro dos pais e irmãos. Ao arredor da faculdade há também varias residências e empresas que poderão usufruir do serviço proposto, uma vez que o estabelecimento e alugado para outras pessoas que não estão vinculadas a faculdade.
Para a instalação de um equipamento de som, se gasta aproximadamente R$700,00 ( setecentos reais), em um equipamento básico. Normalmente quando o cliente adquire um serviço, ele adquire a outro com a condição de pagamento em médio e longo prazo (parcelado).Visualizamos que não existe uma quantidade adequada e sim vários serviços diferenciados, conforme exigência de cada cliente.
O grande diferencial em nosso empreendimento é a disponibilidade de horário de funcionamento da empresa de 17:00 as 23:00horas, quando o aluno ou professor estuda ou trabalha, o serviço em seu carro esta sendo realizado.no estacionamento da faculdade. A comodidade é um ponto forte e um ponto fraco é o teste dos sons, que não poderão ser elevados, por causa das salas de aula.
Para o publico alvo é uma vantagem muito grande o horário que iremos trabalhar, uma vez que não há nenhum de nossos concorrentes em funcionamento neste horário.

5 – ANÁLISE DE CONCORRENTES
Depois de pesquisa mercadológica identificamos que os maiores concorrentes diretos são lojas situadas em um raio de 10 km da faculdade. Entre as concorrentes podemos citar três lojas que se diferenciam das demais. Askar Acessórios – centro de contagem, Ligasom Acessórios – José Faria da Rocha no Eldorado e Elite Som Acessórios na rua das Industrias no Novo Eldorado. Todas as empresas acima citadas já possuem grande tempo de mercado, já estão consolidadas e tem sua clientela formada. As ofertas dessas empresas variam de Cd player MP3, DVD, alarmes, vidros e trava elétricas, farol de neblina e insul-film. Todos esse produtos promocionais anunciados na concorrência nós iremos trabalhar e procuraremos fazer todas as ofertas semelhante ou até melhores, ainda vamos ter um diferencial que é o horário de atendimento.
Como o ramo de atuação mexe diretamente com a emoção e satisfação de pessoas, como diz o slogan “brasileiro é apaixonado por carros”, é muito difícil de termos algum concorrente indireto. Pessoas que valorizam seu carro não levam em qualquer lugar, procuram lojas conceituadas, idôneas, e que tenham uma mão-de-obra especializada e qualificada.
Geralmente alguns instaladores de acessórios, principalmente de insul-silm, fazem serviços fora da loja, esses serviços são combinados diretamente com o proprietário do veículo. Quem adquire esse tipo de serviço não sabe o risco que corre. Quando se está fazendo o insul-film existe uma grande possibilidade de estourar os vidros do carro, quando isso ocorre dentro de uma loja, a loja arca com toda a despesa, mas quando isso ocorre fora da loja o instalador não é obrigado a restituir o consumidor. Nesse caso a economia de 30% que o consumidor deixa de gastar a mais em uma loja fica muito superior a esse valor. Os produtos não tem um certificado de garantia e nem de qualidade.
Se fizermos uma analise de nossos concorrentes iremos identificar algumas falhas, onde poderemos oferecer serviços que supram essas necessidades, e encontraremos também vários pontos fortes, onde poderemos criar uma política e aperfeiçoamento e prestar um serviço de alta qualidade.
A loja Askar tem como pontos fortes o atendimento ao cliente (vendedor), localização, tradição no mercado. Mas possui muitas deficiências como atraso de entrega de serviços, preço muito caro em relação a concorrentes, instaladores despreparados.
Já a Ligasom é a mais bem estruturada de todas no quesito variedade de produtos e exposição. Porém peca muito na instalação e manutenção. Não possui uma qualificação na mão-de-obra.
A Elite Som visa muito preço, vende produtos com preços muito baixos e às vezes até fornece aparelhos eletrônicos para outras lojas. Seu ponto fraco é a localização e espaço, já que a loja é bem pequena.
Como iremos funcionar em um horário totalmente atípico isso será ao mesmo tempo um ponto forte e um ponto fraco. Forte porque funcionaremos sem concorrência, no horário de 18:00 h às 22:00h e nenhuma loja de acessórios funciona nesse horário, e Ponto fraco porque a principio funcionaremos somente nesse horário e não poderemos atender os clientes que por ventura desejem utilizar nossos serviços de manhã e a tarde. Teremos como ponto forte a facilidade que nosso cliente encontrará em adquirir nossos serviços e a otimização de seu tempo.


6 – ANÁLISE DE FORNECEDORES

Os fornecedores estão locados em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Todos os fornecedores possuem o serviço de entrega dos produtos, em no máximo duas horas após o pedido confirmado.
Nossos principais fornecedores serão Promotiva Pronta Entrega Automotiva Ltda. que está localizada na Av. Artur Guimarães, 879 – BH. Esse fornecedor é responsável pelo atendimento de 70% dos produtos comercializados dentro de uma loja de acessórios. Comercializa desde fusíveis e capacitores à aparelhos de CD e GPS. Outro fornecedor credenciado é a Auto Cidade Atacado Distribuidor localizado na Av. Abílio Machado, 611 – BH, esse distribuidor fornece produtos como óleo, lâmpadas, ferragens, amortecedores, faróis, pára-choques etc. A Audioplan, empresa especializada em confecção de caixas, laterais, acabamentos e tampas em madeiras será um fornecedor estratégico, porque está localizada a pouco mais de 10 km de distância. Podemos qualificar várias outras empresas que estejam relacionadas com o seguimento para nos prestar atendimento.
A princípio iremos trabalhar com pedidos feitos sob encomenda. Montaremos uma ilha de exposição com os produtos de demonstração oferecidos pelos fornecedores, os clientes poderão visualizá-lo, verificar seu funcionamento e conseqüentemente a venda se concretizará. Depois de concretizada a venda marcaremos o dia para fazer a instalação dos produtos ou prestação dos serviços. Somente compraremos os produtos com o sistema de vendas casadas, com isso não teremos que investir em altos valores em estoques.
Geralmente os preços dos produtos são tabelados, o que pode oscilar no preço é o carreto que algumas empresas cobram a parte. Esses produtos podem ser adquiridos a prazo, podendo ser dividida em até 3 vezes com 30,60 e 90 dias de prazo. Pagamento à vista somente para CD, DVD, GPS. Produto de alto valor agregado.
Os problemas que podem ocorrer é de se agendar uma venda e o fornecedor estar momentaneamente sem a mercadoria. Para que isso não ocorra o planejamento de instalação trabalhará com no mínimo de 2 dias para a instalação dos produtos encomendados. Existem muitos outros fornecedores dos mesmos produtos, porem, alguns não podem dar garantia da qualidade de seus produtos. Trabalharemos somente com produtos de altíssima qualidade que facilitam a instalação, manuseio e corta quase em zero a possibilidade de retorno.
Pelo fato de um dos sócios do projeto, Leandro Gonçalves Tavares, já ter constituído uma empresa nesse ramo, iremos utilizar esse poder de barganha para obtenção de crédito no mercado, pois possui uma grande lista de contatos e é respeitado no setor. Esse respeito se deve a organização e desenvolvimento e sonorização de todos os veículos utilizados na campanha do governador eleito Aécio Neves e do Deputado Federal Zezé Perella. Nesse campanha foram montados mais de 400 veículos, todos sob a responsabilidade de Leandro Tavares. Essa negociação gerou um montante de R$ 480.000,00 injetados no mercado automotivo. Com serviços desse porte alavanca a venda de todo o setor, e de todo fornecedor. No ato dessa campanha foram necessários o atendimento de 60 fornecedores diferentes, que procuravam pela loja para que pudéssemos conseguir entregar o serviço dentro do prazo. 15 instaladores em 3 turnos trabalharam nesse empreendimento.
Isso prova que um de nossos sócios tem conhecimento e qualificação suficiente no setor para conseguir uma boa linha de crédito com fornecedores/parceiros.
Hoje em dia já é comum as lojas de acessórios trabalharem com os estoques dos fornecedores. Os produtos oferecidos são muito específicos, com vários tamanhos diferentes, marcas, adaptadores, conectores e presilhas específicas. As lojas trabalham com um estoque mínimo de produtos básicos e todos os outros são vendidos sob encomenda.
Não existe uma quantidade mínima de venda. Os produtos são vendidos fracionados, na medida exata da necessidade do lojistas.
Os fornecedores do segmento automotivo dão todo o suporte para que as empresas consigam atender todos os seus clientes e suas particularidades.

7 - PLANO DE MARKETING

A empresa venderá tanto produtos como serviços.Os produtos serão: alarmes, vidros e travas elétricas, insul-film, instalação de CD player, DVD player, GPS, Kit auto falante, reboques, peito de aço.Serviços: troca de óleo, troca de pastilhas de freios, troca de lâmpadas, lava-jato, e demais serviços que possam ser realizados dentro do tempo de funcionamento da empresa.
Todos os produtos de comercialização e serviços prestados, serão de qualidade e excelência de mercado, até podendo ser encontrados em outras empresas que buscam qualidade como a nossa, mas, não com a mesma disponibilidade de nosso horário.A garantia é que o cliente poderá reparar, trocar ou sugerir modificações assim que retornar ao local de prestação do serviço ou seja; todos os dias, no horário de 17 as 23 horas.
Os produtos e serviços, necessitaram de agendamento, pois os produtos serão comprados sob encomenda e a prestação de serviço terceirizada. A satisfação do cliente se deve a necessidades destes serviços ao seu automóvel, que com a rotina corriqueira de trabalhar o dia inteiro e ir direto para a universidade, o tempo que sobra é o fim de semana, e com grande acúmulo de veículos de clientes nessa mesma situação, acontece na maioria das vezes o cliente ocupar um dia inteiro na espera da realização de um destes pequenos serviços.Com a nossa empresa enquanto o cliente assiste as aulas, os serviços solicitados serão prestados em tempo hábil sem que o cliente precise esperar ou ficar temporareamente sem seu automóvel.
A localização da empresa será na Faculdade, sendo que os produtos ficarão em exposição no quiosque e prestação de serviços no estacionamento, sendo assim nossos clientes não precisam se deslocar de forma alguma.


8 – FOFA
Analisando as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para a empresa, dislumbramos:
Forças:
• Publico alvo, circulando diariamente na empresa.
• Apoio interno da instituição UMA
• Atendimento personalizado em horário especial, quando geralmente o veiculo ficam parados.
Oportunidades:
• Disponibilidade do horário do cliente, para possíveis manutenções no veiculo.
• Horário de atendimento
• nicho de mercado bastante promissor, que, o cliente otimiza seu tempo não perdendo varias horas durante o dia em lojas de acessórios e lava-jatos.
Fraquezas:
• Público limitado aos freqüentadores do estabelecimento – estudantes.
Ameaças:
• Sazonalidade no atendimento e na lucratividade, devido ao calendário do ano eletivo.
• Complicação nos serviços podendo causar atrasos na entrega dos produtos. Deve-se fazer um planejamento criterioso para que na haja contratempo desta grandeza.



9 – PLANO OPERACIONAL – LAY OUT/PROCESSOS:
A empresa terá dois sites de trabalho, um Comercial e outro de Prestação de serviços, o Comercial será situado no ala de entrada da faculdade em forma de ilha, do tipo armário de vidro de forma em “u”, com objetivo de acesso fácil aos Clientes - alvo e como forma de marketing, uma vez que amostras dos produtos ficarão disponíveis e anúncios de ofertas sejam facilmente propostas e identificadas.
O primeiro site, Comercial será projetado para que um funcionário tenha acesso fácil aos produtos e processos administrativos de Vendas e possa acomodar de forma adequada pelo menos dois possíveis Clientes.
As atividades e processos desse site serão padronizados valorizando a oferta de produtos complementares, negociação comercial e avaliação de crédito no caso de vendas a prazo.
Nas vitrines os produtos serão dispostos em função de sua aplicação, por exemplo, acessórios elétricos, de áudio e vídeo, de acabamento, etc.
Esse site será montado com investimentos da empresa e o espaço físico cedido pela UNA.
O segundo site, de Prestação de serviços, terá três postos de trabalhos com área equivalente a três vagas de garagem padrão. Nestas três vagas serão dispostos os equipamentos e ferramentas necessárias as intervenções veiculares de acordo com o serviço contratado.
O projeto prevê duas baias iguais e de multi-funcionalidades e uma baia específica a trabalhos específicos onde se faz necessário, aplicação de elevador de fuso.
Como os trabalhos/operações são repetitivos salvo por alguma característica especial do veículo ou projeto exclusivo, os trabalhos serão padronizados por meio de instruções de trabalho que contemplem também testes e procedimento de entrega do veículo.

Ainda se tratando de espaço físico, haverá um investimento em mesanino de madeira sob duas vagas para comportar estoques e a área será negociada, com previsão de aluguel com a empresa que administra o estacionamento da UNA
Todos os trabalhos realizados serão normalizados e seguirão a risca as orientações dos órgãos de regulamentação competente que confere á empresa os princípios necessários ao bom atendimento e ao cumprimento de normas.


10 – NECESSIDADE DE PESSOAL
Há na cidade de Contagem várias lojas de acessórios que possuem instaladores qualificados e especializados, iremos fazer o recrutamento desses funcionários e um contrato de prestação de serviço. Esses funcionários serão contratados para serviços específicos e receberão pela execução dos mesmos.
O horário de funcionamento das lojas de acessórios em Belo Horizonte e Contagem normalmente é de 08:00h às 18:00h, nossa empresa funcionará a partir das 18:00h. Os serviços serão agendados antecipadamente e os funcionários recrutados prestarão esses serviços.
O salário dos instaladores de acessórios gira entre R$ 750,00 até R$ 2.500,00, depende do serviço prestado. Mas, como iremos contratar os funcionários para serviços isolados, embutiremos o valor da mão de obra no preço da mercadoria. Funcionários fixos serão contratados inicialmente somente para o setor de lava-jato.
Com o aumento da demanda dos serviços, estudaremos a viabilidade da contratação de instaladores fixos.
Todos esses funcionários já estão capacitados e qualificados para iniciarem o serviço imediatamente.
Serão recrutados inicialmente três instaladores que possuem disponibilidade, acreditam no projeto e se interessam em prestar serviços para a Prática Acessórios.

São eles:
- Wagner Silva de Assunção
Trabalho atual: Carvalho´s Acessórios
Trabalho Anterior: Super Sound Acessórios
Experiência no Ramo: 15 anos
Qualificações: Alarme, Travas, Vidros, Parte elétrica geral, Cd, DVD, etc.

- Hudson Roberto Moreira
Trabalho Atual: Marinelli Team
Trabalho Anterior: Super Sound Acessórios
Experiência no Ramo: 12 anos
Qualificações: Alarme, Trava, Vidros, CD, Insul-Film, Espelhamento 3M.

- Paulo Ferreira Lages Neto
Trabalho Atual: Fiat Automóveis
Trabalho Anterior: Super Sound Acessórios
Experiência no Ramo: 6 anos
Qualificações: Espelhamento 3M, Lava-Jato

Todo candidatos à funcionários residem na cidade de Contagem, possuem facilidade de acesso, e se disponibilizam a trabalhar se necessários todos os dias de segunda a sexta de 18:00h às 22:30h.
Esses funcionários já foram recrutados anteriormente e trabalharam na instalação e execução da campanha política do Governador eleito Aécio Neves e Deputado Zezé Perella. Essa campanha foi executada pela loja Super Sound, de propriedade na época de um dos sócios do projeto, Leandro Tavares.
Com esses funcionários teremos o reconhecimento e poderemos futuramente ter a melhor mão de obra da cidade, fato que já aconteceu quando esses funcionários trabalhavam na Super Sound e a empresa foi eleita por três anos consecutivos como melhor mão de obra de Contagem. Com esse Know-rall, com certeza obteremos sucessos e cada dia mas conquistaremos nos clientes, oferecendo serviços de altíssima qualidade, preços competitivos, facilidade de acesso e otimização do seu tempo.

11 - CONCLUSÃO
Com base no planejamento estratégico realizando par a abertura da Empresa Prática Acessórios, que estará localizada na Faculdade UNA de contagem, com sede na Av. João Cezar de Oliveira, 6620 – Centro – Contagem, Minas Gerais,chegou-se a conclusão que a idéia é viável, diante dos pontos positivos, estratégicos de um mercado com um excelente potencial de crescimento.
Com o estudo de viabilidade financeira realizada, a equipe de sócios concluiu que a estimativa da receita gerada pela empresa, esta dentro da realidade de faturamento mensal dos concorrentes. Os custos variáveis e fixos são considerados de grande vulto, uma vez que no demonstrativo de resultados, visualiza-se que as despesas são superiores ao lucro final, um dos itens que agrega peso extremamente na viabilidade do negócio é o número de funcionários versus a mão de obra + Encargos dos respectivos funcionários e sócios da empresa. Apesar da margem do lucro ser positivo o risco para a concretização da abertura da receita é alto, concluindo-se que o negocio não é viável com uma estrutura enxada de funcionários.

Um comentário:

isabel vinti disse...

Parabenizo ao grupo pelo interesse em fazer o melhor possível por sua formação gerencial.