segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Prática Acessórios


1 - SUMÁRIO EXECUTIVO:

Contagem é uma das mais importantes das 19 cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), capital do estado de Minas Gerais. A 21 km da capital, Contagem, possui uma população estimada em 538.017 mil habitantes (IBGE/2006), é um espelho do próprio Brasil. Com um rico parque industrial e tecnológico e com 48,5% da população ocupada atua no setor de serviços. Visualizando este potencial a equipe propõe o estudo da abertura da PRÁTICA ACESSÓRIOS, uma loja de acessórios automotivos onde serão feitas instalações e pequenos reparos em carros, motos e caminhonetes, em horário não comercial.

Ofertaremos ao mercado produtos e serviços de alta qualidade, como instalação de alarmes, vidros, travas elétricas, insul-film, cd player, DVD player, GPS, kit de alto falante, reboques, peito de aço, além de trocas de manutenção necessárias para veículos, como óleo, pastilhas de freios, lâmpadas, agregaremos o lava jato em nossa cartela de ofertas, devido à escassez do serviço ofertado no período noturno.

O público alvo da empresa serão os alunos, professores, funcionários da faculdade UNA de contagem e amigos, deslumbrando com o passar do tempo o atendimento a vizinhança da instituição, como os funcionários da Magnetti Marelli, grupo CVC, entre outras corporações.

A empresa será localizada na Faculdade UNA de contagem, com sede na Av. João Cezar de Oliveira, 6620 – Centro – Contagem, Minas Gerais.
Haverá um quiosque na entrada da instituição UNA, para a exposição dos produtos de venda. A Instalação acontecerá no estacionamento da faculdade, onde iremos alugar mensalmente três vagas, para a realização dos serviços.

O projeto esta em fase de levantamento de informações para estimativa da previsão do rendimento. Inicialmente prevê rendimento mensal de aproximadamente R$ 25.000,00, como crescimento aproximado de 40%. Vide planilhas em anexo.



2 – DADOS DOS EMPREENDEDORES, SUAS EXPERIENCIAS.

Empreendedores/Sócios:
Adilcione Santana
Alessandra Maria Silveira Santos
Leandro Tavares
Luciana Madalena Marçal
Luciano Neri Pires
Rafaella Pereira Dias Evangelista
Ricardo M. Gonçalves
Victor Hugo Condrad

Funções/responsabilidades:
Diretoria Geral: Leandro Tavares
Experiências em administração de empresas varejistas, prospecção e manutenção de clientes, habilidades de gerenciamento, marketing, técnicas de relacionamento, vivência em coordenação de pessoas, proativo, foco em resultados e metas, facilidade de comunicação.

Administrador Fiscal: Luciano Neri
Formação em Engenharia Elétrica, experiências em tributações e movimentação fiscal para compra e venda de acessórios automotivos. Excelente conhecimento da língua inglesa.

Administradores: Ricardo Gonçalves e Victor Condrad
Experientes na área comercial com atendimento, negociações, vendas de soluções varejistas, prospecção e manutenção de clientes, elaboração de propostas técnicas e comerciais.

Marketing e Propaganda: Adilcione Santana
Formação administrativa em marketing, habilidade de gerenciamento e propagandas varejistas.

Atendimento: Rafaela Dias, Alessandra Maria e Luciana Madalena
Conhecimento em vendas com técnicas de vendas e argumentações, experiência de atendimento ao publico em geral.



3 - APRESENTAÇÃO ORGANIZACIONAL DA EMPRESA
Razão Social: Prática Acessórios e Serviços Ltda.
Nome a fantasia: Prática Acessórios
Ramo de atividade: Prestação de Serviços

MISSÃO:
Trabalhar com honestidade e dedicação, visando atingir os mais elevados princípios de ética, moral beneficiando a todos os nossos clientes e fornecedores com resultados positivos.

VISÃO:
Crescer estruturadamente expandindo nossos serviços para outros pontos da cidade, a fim de possibilitar maior comodidade para nossos clientes.

MARCA:

Prática Acessórios
Conforto e comodidade para você...


4 – ANALISE DE MERCADO - CLIENTES
Sendo o publico alvo inicial da empresa, os alunos, professores, funcionários e prestadores de serviço da faculdade UMA, que possui aproximadamente 800 pessoas entre funcionários e alunos, que mesmo não tendo carro próprio, em muitas vezes utilizam o carro dos pais e irmãos. Ao arredor da faculdade há também varias residências e empresas que poderão usufruir do serviço proposto, uma vez que o estabelecimento e alugado para outras pessoas que não estão vinculadas a faculdade.
Para a instalação de um equipamento de som, se gasta aproximadamente R$700,00 ( setecentos reais), em um equipamento básico. Normalmente quando o cliente adquire um serviço, ele adquire a outro com a condição de pagamento em médio e longo prazo (parcelado).Visualizamos que não existe uma quantidade adequada e sim vários serviços diferenciados, conforme exigência de cada cliente.
O grande diferencial em nosso empreendimento é a disponibilidade de horário de funcionamento da empresa de 17:00 as 23:00horas, quando o aluno ou professor estuda ou trabalha, o serviço em seu carro esta sendo realizado.no estacionamento da faculdade. A comodidade é um ponto forte e um ponto fraco é o teste dos sons, que não poderão ser elevados, por causa das salas de aula.
Para o publico alvo é uma vantagem muito grande o horário que iremos trabalhar, uma vez que não há nenhum de nossos concorrentes em funcionamento neste horário.

5 – ANÁLISE DE CONCORRENTES
Depois de pesquisa mercadológica identificamos que os maiores concorrentes diretos são lojas situadas em um raio de 10 km da faculdade. Entre as concorrentes podemos citar três lojas que se diferenciam das demais. Askar Acessórios – centro de contagem, Ligasom Acessórios – José Faria da Rocha no Eldorado e Elite Som Acessórios na rua das Industrias no Novo Eldorado. Todas as empresas acima citadas já possuem grande tempo de mercado, já estão consolidadas e tem sua clientela formada. As ofertas dessas empresas variam de Cd player MP3, DVD, alarmes, vidros e trava elétricas, farol de neblina e insul-film. Todos esse produtos promocionais anunciados na concorrência nós iremos trabalhar e procuraremos fazer todas as ofertas semelhante ou até melhores, ainda vamos ter um diferencial que é o horário de atendimento.
Como o ramo de atuação mexe diretamente com a emoção e satisfação de pessoas, como diz o slogan “brasileiro é apaixonado por carros”, é muito difícil de termos algum concorrente indireto. Pessoas que valorizam seu carro não levam em qualquer lugar, procuram lojas conceituadas, idôneas, e que tenham uma mão-de-obra especializada e qualificada.
Geralmente alguns instaladores de acessórios, principalmente de insul-silm, fazem serviços fora da loja, esses serviços são combinados diretamente com o proprietário do veículo. Quem adquire esse tipo de serviço não sabe o risco que corre. Quando se está fazendo o insul-film existe uma grande possibilidade de estourar os vidros do carro, quando isso ocorre dentro de uma loja, a loja arca com toda a despesa, mas quando isso ocorre fora da loja o instalador não é obrigado a restituir o consumidor. Nesse caso a economia de 30% que o consumidor deixa de gastar a mais em uma loja fica muito superior a esse valor. Os produtos não tem um certificado de garantia e nem de qualidade.
Se fizermos uma analise de nossos concorrentes iremos identificar algumas falhas, onde poderemos oferecer serviços que supram essas necessidades, e encontraremos também vários pontos fortes, onde poderemos criar uma política e aperfeiçoamento e prestar um serviço de alta qualidade.
A loja Askar tem como pontos fortes o atendimento ao cliente (vendedor), localização, tradição no mercado. Mas possui muitas deficiências como atraso de entrega de serviços, preço muito caro em relação a concorrentes, instaladores despreparados.
Já a Ligasom é a mais bem estruturada de todas no quesito variedade de produtos e exposição. Porém peca muito na instalação e manutenção. Não possui uma qualificação na mão-de-obra.
A Elite Som visa muito preço, vende produtos com preços muito baixos e às vezes até fornece aparelhos eletrônicos para outras lojas. Seu ponto fraco é a localização e espaço, já que a loja é bem pequena.
Como iremos funcionar em um horário totalmente atípico isso será ao mesmo tempo um ponto forte e um ponto fraco. Forte porque funcionaremos sem concorrência, no horário de 18:00 h às 22:00h e nenhuma loja de acessórios funciona nesse horário, e Ponto fraco porque a principio funcionaremos somente nesse horário e não poderemos atender os clientes que por ventura desejem utilizar nossos serviços de manhã e a tarde. Teremos como ponto forte a facilidade que nosso cliente encontrará em adquirir nossos serviços e a otimização de seu tempo.


6 – ANÁLISE DE FORNECEDORES

Os fornecedores estão locados em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Todos os fornecedores possuem o serviço de entrega dos produtos, em no máximo duas horas após o pedido confirmado.
Nossos principais fornecedores serão Promotiva Pronta Entrega Automotiva Ltda. que está localizada na Av. Artur Guimarães, 879 – BH. Esse fornecedor é responsável pelo atendimento de 70% dos produtos comercializados dentro de uma loja de acessórios. Comercializa desde fusíveis e capacitores à aparelhos de CD e GPS. Outro fornecedor credenciado é a Auto Cidade Atacado Distribuidor localizado na Av. Abílio Machado, 611 – BH, esse distribuidor fornece produtos como óleo, lâmpadas, ferragens, amortecedores, faróis, pára-choques etc. A Audioplan, empresa especializada em confecção de caixas, laterais, acabamentos e tampas em madeiras será um fornecedor estratégico, porque está localizada a pouco mais de 10 km de distância. Podemos qualificar várias outras empresas que estejam relacionadas com o seguimento para nos prestar atendimento.
A princípio iremos trabalhar com pedidos feitos sob encomenda. Montaremos uma ilha de exposição com os produtos de demonstração oferecidos pelos fornecedores, os clientes poderão visualizá-lo, verificar seu funcionamento e conseqüentemente a venda se concretizará. Depois de concretizada a venda marcaremos o dia para fazer a instalação dos produtos ou prestação dos serviços. Somente compraremos os produtos com o sistema de vendas casadas, com isso não teremos que investir em altos valores em estoques.
Geralmente os preços dos produtos são tabelados, o que pode oscilar no preço é o carreto que algumas empresas cobram a parte. Esses produtos podem ser adquiridos a prazo, podendo ser dividida em até 3 vezes com 30,60 e 90 dias de prazo. Pagamento à vista somente para CD, DVD, GPS. Produto de alto valor agregado.
Os problemas que podem ocorrer é de se agendar uma venda e o fornecedor estar momentaneamente sem a mercadoria. Para que isso não ocorra o planejamento de instalação trabalhará com no mínimo de 2 dias para a instalação dos produtos encomendados. Existem muitos outros fornecedores dos mesmos produtos, porem, alguns não podem dar garantia da qualidade de seus produtos. Trabalharemos somente com produtos de altíssima qualidade que facilitam a instalação, manuseio e corta quase em zero a possibilidade de retorno.
Pelo fato de um dos sócios do projeto, Leandro Gonçalves Tavares, já ter constituído uma empresa nesse ramo, iremos utilizar esse poder de barganha para obtenção de crédito no mercado, pois possui uma grande lista de contatos e é respeitado no setor. Esse respeito se deve a organização e desenvolvimento e sonorização de todos os veículos utilizados na campanha do governador eleito Aécio Neves e do Deputado Federal Zezé Perella. Nesse campanha foram montados mais de 400 veículos, todos sob a responsabilidade de Leandro Tavares. Essa negociação gerou um montante de R$ 480.000,00 injetados no mercado automotivo. Com serviços desse porte alavanca a venda de todo o setor, e de todo fornecedor. No ato dessa campanha foram necessários o atendimento de 60 fornecedores diferentes, que procuravam pela loja para que pudéssemos conseguir entregar o serviço dentro do prazo. 15 instaladores em 3 turnos trabalharam nesse empreendimento.
Isso prova que um de nossos sócios tem conhecimento e qualificação suficiente no setor para conseguir uma boa linha de crédito com fornecedores/parceiros.
Hoje em dia já é comum as lojas de acessórios trabalharem com os estoques dos fornecedores. Os produtos oferecidos são muito específicos, com vários tamanhos diferentes, marcas, adaptadores, conectores e presilhas específicas. As lojas trabalham com um estoque mínimo de produtos básicos e todos os outros são vendidos sob encomenda.
Não existe uma quantidade mínima de venda. Os produtos são vendidos fracionados, na medida exata da necessidade do lojistas.
Os fornecedores do segmento automotivo dão todo o suporte para que as empresas consigam atender todos os seus clientes e suas particularidades.

7 - PLANO DE MARKETING

A empresa venderá tanto produtos como serviços.Os produtos serão: alarmes, vidros e travas elétricas, insul-film, instalação de CD player, DVD player, GPS, Kit auto falante, reboques, peito de aço.Serviços: troca de óleo, troca de pastilhas de freios, troca de lâmpadas, lava-jato, e demais serviços que possam ser realizados dentro do tempo de funcionamento da empresa.
Todos os produtos de comercialização e serviços prestados, serão de qualidade e excelência de mercado, até podendo ser encontrados em outras empresas que buscam qualidade como a nossa, mas, não com a mesma disponibilidade de nosso horário.A garantia é que o cliente poderá reparar, trocar ou sugerir modificações assim que retornar ao local de prestação do serviço ou seja; todos os dias, no horário de 17 as 23 horas.
Os produtos e serviços, necessitaram de agendamento, pois os produtos serão comprados sob encomenda e a prestação de serviço terceirizada. A satisfação do cliente se deve a necessidades destes serviços ao seu automóvel, que com a rotina corriqueira de trabalhar o dia inteiro e ir direto para a universidade, o tempo que sobra é o fim de semana, e com grande acúmulo de veículos de clientes nessa mesma situação, acontece na maioria das vezes o cliente ocupar um dia inteiro na espera da realização de um destes pequenos serviços.Com a nossa empresa enquanto o cliente assiste as aulas, os serviços solicitados serão prestados em tempo hábil sem que o cliente precise esperar ou ficar temporareamente sem seu automóvel.
A localização da empresa será na Faculdade, sendo que os produtos ficarão em exposição no quiosque e prestação de serviços no estacionamento, sendo assim nossos clientes não precisam se deslocar de forma alguma.


8 – FOFA
Analisando as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para a empresa, dislumbramos:
Forças:
• Publico alvo, circulando diariamente na empresa.
• Apoio interno da instituição UMA
• Atendimento personalizado em horário especial, quando geralmente o veiculo ficam parados.
Oportunidades:
• Disponibilidade do horário do cliente, para possíveis manutenções no veiculo.
• Horário de atendimento
• nicho de mercado bastante promissor, que, o cliente otimiza seu tempo não perdendo varias horas durante o dia em lojas de acessórios e lava-jatos.
Fraquezas:
• Público limitado aos freqüentadores do estabelecimento – estudantes.
Ameaças:
• Sazonalidade no atendimento e na lucratividade, devido ao calendário do ano eletivo.
• Complicação nos serviços podendo causar atrasos na entrega dos produtos. Deve-se fazer um planejamento criterioso para que na haja contratempo desta grandeza.



9 – PLANO OPERACIONAL – LAY OUT/PROCESSOS:
A empresa terá dois sites de trabalho, um Comercial e outro de Prestação de serviços, o Comercial será situado no ala de entrada da faculdade em forma de ilha, do tipo armário de vidro de forma em “u”, com objetivo de acesso fácil aos Clientes - alvo e como forma de marketing, uma vez que amostras dos produtos ficarão disponíveis e anúncios de ofertas sejam facilmente propostas e identificadas.
O primeiro site, Comercial será projetado para que um funcionário tenha acesso fácil aos produtos e processos administrativos de Vendas e possa acomodar de forma adequada pelo menos dois possíveis Clientes.
As atividades e processos desse site serão padronizados valorizando a oferta de produtos complementares, negociação comercial e avaliação de crédito no caso de vendas a prazo.
Nas vitrines os produtos serão dispostos em função de sua aplicação, por exemplo, acessórios elétricos, de áudio e vídeo, de acabamento, etc.
Esse site será montado com investimentos da empresa e o espaço físico cedido pela UNA.
O segundo site, de Prestação de serviços, terá três postos de trabalhos com área equivalente a três vagas de garagem padrão. Nestas três vagas serão dispostos os equipamentos e ferramentas necessárias as intervenções veiculares de acordo com o serviço contratado.
O projeto prevê duas baias iguais e de multi-funcionalidades e uma baia específica a trabalhos específicos onde se faz necessário, aplicação de elevador de fuso.
Como os trabalhos/operações são repetitivos salvo por alguma característica especial do veículo ou projeto exclusivo, os trabalhos serão padronizados por meio de instruções de trabalho que contemplem também testes e procedimento de entrega do veículo.

Ainda se tratando de espaço físico, haverá um investimento em mesanino de madeira sob duas vagas para comportar estoques e a área será negociada, com previsão de aluguel com a empresa que administra o estacionamento da UNA
Todos os trabalhos realizados serão normalizados e seguirão a risca as orientações dos órgãos de regulamentação competente que confere á empresa os princípios necessários ao bom atendimento e ao cumprimento de normas.


10 – NECESSIDADE DE PESSOAL
Há na cidade de Contagem várias lojas de acessórios que possuem instaladores qualificados e especializados, iremos fazer o recrutamento desses funcionários e um contrato de prestação de serviço. Esses funcionários serão contratados para serviços específicos e receberão pela execução dos mesmos.
O horário de funcionamento das lojas de acessórios em Belo Horizonte e Contagem normalmente é de 08:00h às 18:00h, nossa empresa funcionará a partir das 18:00h. Os serviços serão agendados antecipadamente e os funcionários recrutados prestarão esses serviços.
O salário dos instaladores de acessórios gira entre R$ 750,00 até R$ 2.500,00, depende do serviço prestado. Mas, como iremos contratar os funcionários para serviços isolados, embutiremos o valor da mão de obra no preço da mercadoria. Funcionários fixos serão contratados inicialmente somente para o setor de lava-jato.
Com o aumento da demanda dos serviços, estudaremos a viabilidade da contratação de instaladores fixos.
Todos esses funcionários já estão capacitados e qualificados para iniciarem o serviço imediatamente.
Serão recrutados inicialmente três instaladores que possuem disponibilidade, acreditam no projeto e se interessam em prestar serviços para a Prática Acessórios.

São eles:
- Wagner Silva de Assunção
Trabalho atual: Carvalho´s Acessórios
Trabalho Anterior: Super Sound Acessórios
Experiência no Ramo: 15 anos
Qualificações: Alarme, Travas, Vidros, Parte elétrica geral, Cd, DVD, etc.

- Hudson Roberto Moreira
Trabalho Atual: Marinelli Team
Trabalho Anterior: Super Sound Acessórios
Experiência no Ramo: 12 anos
Qualificações: Alarme, Trava, Vidros, CD, Insul-Film, Espelhamento 3M.

- Paulo Ferreira Lages Neto
Trabalho Atual: Fiat Automóveis
Trabalho Anterior: Super Sound Acessórios
Experiência no Ramo: 6 anos
Qualificações: Espelhamento 3M, Lava-Jato

Todo candidatos à funcionários residem na cidade de Contagem, possuem facilidade de acesso, e se disponibilizam a trabalhar se necessários todos os dias de segunda a sexta de 18:00h às 22:30h.
Esses funcionários já foram recrutados anteriormente e trabalharam na instalação e execução da campanha política do Governador eleito Aécio Neves e Deputado Zezé Perella. Essa campanha foi executada pela loja Super Sound, de propriedade na época de um dos sócios do projeto, Leandro Tavares.
Com esses funcionários teremos o reconhecimento e poderemos futuramente ter a melhor mão de obra da cidade, fato que já aconteceu quando esses funcionários trabalhavam na Super Sound e a empresa foi eleita por três anos consecutivos como melhor mão de obra de Contagem. Com esse Know-rall, com certeza obteremos sucessos e cada dia mas conquistaremos nos clientes, oferecendo serviços de altíssima qualidade, preços competitivos, facilidade de acesso e otimização do seu tempo.

11 - CONCLUSÃO
Com base no planejamento estratégico realizando par a abertura da Empresa Prática Acessórios, que estará localizada na Faculdade UNA de contagem, com sede na Av. João Cezar de Oliveira, 6620 – Centro – Contagem, Minas Gerais,chegou-se a conclusão que a idéia é viável, diante dos pontos positivos, estratégicos de um mercado com um excelente potencial de crescimento.
Com o estudo de viabilidade financeira realizada, a equipe de sócios concluiu que a estimativa da receita gerada pela empresa, esta dentro da realidade de faturamento mensal dos concorrentes. Os custos variáveis e fixos são considerados de grande vulto, uma vez que no demonstrativo de resultados, visualiza-se que as despesas são superiores ao lucro final, um dos itens que agrega peso extremamente na viabilidade do negócio é o número de funcionários versus a mão de obra + Encargos dos respectivos funcionários e sócios da empresa. Apesar da margem do lucro ser positivo o risco para a concretização da abertura da receita é alto, concluindo-se que o negocio não é viável com uma estrutura enxada de funcionários.

Sex Shop

1. SUMÁRIO EXECUTIVO


1.1. Resumo dos principais pontos do Plano de Negócio


Este trabalho trata-se de analisar a viabilidade de abertura de um negócio (Sex Shop) na
região de Contagem, onde há poucas opções no mesmo seguimento (concorrentes).
O objetivo é atender o público com qualidade de serviços e produtos tendo como diferencial
um ambiente discreto e agradável, a divulgação de palestras educativas, o acesso facilitado à
Internet e entrega rápida a domicílio.
O público alvo será todas as pessoas acima de 18 anos, indiferentemente da opção sexual,
idade ou costumes, fazendo com que os clientes sintam a vontade para tirar dúvidas, adquirir
produtos e conhecimentos variados ou até mesmo satisfazer alguma curiosidade. A loja será
uma opção a mais para os casais que procuram alguma novidade para a sua vida afetiva.


1.2. Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições
Genilson Barbosa
Gerente comercial atua no cargo há 11 anos. Exerce também a atividade de vendedor.
Claudiney Galdino
Gerente de vendas atua no atendimento direto aos clientes há 08 anos
Rosilena Silva
Setor administrativo/financeiro, bons conhecimentos em informática
Vanessa
Operadora de telemarketing, vendas, conhecimentos de informática
Joviane Las Casas
Gerente administrativo/financeiro
Luciana Antonio
Setor administrativo, treinamento compras, organização e eventos
Rinaldo Ferreira
Setor administrativo de compras atuou também em departamento financeiro
Cássia Maria
Administração gerencial, tecnologia da informação
Robson Marcelino
Controle de qualidade, gestão processos e vendas.

1.3. Dados do empreendimento


Razão social: SENSUALITÉ PRODUTOS SENSUAIS E EROTICOS LTDA
Nome fantasia: SENSUALITÉ
Atividades: Comercio e Distribuição de Produtos Sensuais e Eróticos.


1.4. Missão da empresa


A empresa oferecerá com qualidade produtos de conveniência erótica para contribuir na
melhoria da vida individual e do casal e irá procurar estabelecer parcerias para a realização de
um trabalho de cunho social, respeitando a opção sexual, classe ou etnia de cada um.


1.4.1. Visão


A empresa acredita que com profissionais qualificados, com respeito e aprimoramento mútuo,
produtos e serviços de alta qualidade, esta oportunidade transformará em realidade e se
tornará referência no ramo de atuação num futuro bem próximo.




1.5. Forma jurídica


Escolhemos ser uma Empresa Optante do Super Simples devido à redução da carga tributária
e simplificação na apuração e recolhimento de tributos e contribuições. Será uma empresa de
Sociedade Limitada onde cada sócio responde de acordo com o valor de cotas, mas todos
respondem solidariamente pela integralização do capital social.


2. ANÁLISE DE MERCADO


2.1. Clientes


O foco da empresa são os clientes jovens e adultos com idade acima de 18 anos, teremos
atendimento virtual para aqueles clientes que por falta de tempo ou receio não vão à loja. De
acordo com pesquisas realizadas descobrimos que o grupo de clientes são homens de classe média, 80% do total vive um relacionamento amoroso constante com um parceiro. Os mais
jovens tem 18 anos e até os 20 anos compõe 1,22% dos consumidores. A maior parte de
vendas 27,48% é para pessoas entre 31 e 41 anos de idade. O nosso público 70% dos clientes
são homens e 30% mulheres. O segmento feminino vem crescendo anualmente. Acredita-se
que as mulheres são os consumidores do futuro.
Hoje é grande a busca de mais prazer na relação, às pessoas lançam mão dos mais diversos
produtos e artigos, desde o mais simples óleos de massagem, lubrificantes, géis térmicos,
lingeries sensuais, até os mais modernos tipos de fantasias.
Além da qualidade, nossos produtos possuem excelentes preços que variam de R$ 6,00 à R$
350,00 atendendo qualquer classe social. Nesse segmento hoje são consumidos cerca de 3.500
produtos por mês, havendo meses como “Dias dos Namorados”, “Natal” e outras datas
comemorativas onde a quantidade vendida dobra.
Estamos localizados próximo ao centro de Contagem, local onde existe um bom fluxo de
pessoas, sendo o ideal para a abertura do negócio, pois para este segmento de atividade é
necessário uma localização mais discreta evitando constrangimento.
Pontos fortes: Bom atendimento, profissionais capacitados, ambiente discreto, palestras
educativas. Pontos fracos: Alguns produtos podem causar constrangimento aos clientes.


2.2. Concorrentes


APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS


PESQUISA FEITA COM CONCORRENTES


Concorrentes Indiretos: Internet
Concorrentes Diretos:


Empresa (loja): SEDUÇAO SEXY SHOP
Endereço: Av. João César de Oliveira, 2295 – Eldorado 2º andar.
Telefone: (31) 33515459

1) Tipo de clientes:
80% homens
20% mulheres


2) Da semana, quais são os melhores dias de movimento?
(A) Segunda
(B) Terça
(C) Quarta
(D) Quinta
(E) Sexta
(F) Sábado
3) A inadimplência é:
(A) Alta
(B) Média
(C) Regular
4) O policiamento no bairro, (rua) como é?
(A) Bom
(B) Ruim
(C) Regular
5) Quais são as formas de pagamento da loja?
- Cartão 3x
- Cheque 30, 60
- Á Vista 10% desconto


Empresa (loja): ELDORADO SEXY VIDEO E SEXY SHOP
Endereço: Av. João César de Oliveira, 2600 – Eldorado Lj203.
Telefone: (31) 33912900


1) Tipo de clintes:
70% homens
30% mulheres
2) Da semana, quais são os melhores dias de movimento?
(A) Segunda
(B) Terça
(F) Quarta
(G) Quinta
(H) Sexta
(F) Sábado
3) A inadimplência é:
(D) Alta
(E) Média
(F) Regular
4) O policiamento no bairro, (rua) como é?
(D) Bom
(E) Ruim
(F) Regular
5) Quais são as formas de pagamento da loja?
- Cartão 3x
- Cheque 30
- Á Vista 5% desconto.


De acordo com pesquisa realizada vimos que, para o nosso plano de negócio, a localização
dos nossos concorrentes é de uma distância significativa não afetando assim nosso objetivo.
Ainda assim fizemos uma pesquisa onde se verificou que, alguns produtos são os mesmos,
com preços diferenciados e condições parecidas, os públicos são na maioria pessoas mais
atiradas, não abriram valores.
Seus pontos fracos são inferiores no quesito estrutura sem modernidade, cores pouco
atrativas, luzes fortes, ambiente muito fechado, nome que causa constrangimento e rejeição.
Tendo como ponto forte somente o tempo no mercado.
Nosso único ponto fraco segundo o grupo é a inexperiência no ramo, que foi considerando
fácil de superar e os pontos fortes são os diferenciais como: parceria com motéis,
modernidade, cores suaves, ambiente amplo e agradável, catálogos para escolha de produtos
mais ousados, vitrine sensual e outros itens ainda em estudo.
Não focamos ameaças que afetem nossa loja em relação aos concorrentes devido à distância
entre os mesmos, e percebemos que teremos maiores oportunidades com isso atendendo com
exclusividade nosso publico alvo.

2.3. Fornecedores


PESQUISA FEITA COM FORNECEDORES


Empresa: EMOÇOES E PRAZERES COML.LTDA
Contato: contato@emoçoeseprazeres.com.br
Endereço: Rua 24 Maio, 116- Lj22 e 23
Cidade: São Paulo/SP
Telefone: (11) 3361-3711
www.emoçoeseprazeres.com.br


1) Mercadoria Oferecida:
Artigos para sex shop.em geral
2) Qual o prazo para a entrega da mercadoria?
Até 10 dias após o pedido
3) Qual o prazo para troca de mercadoria com defeito?
Até 30 dias após o recebimento da mercadoria.
4) Qual a sua forma de pagamento?
Cheque 30/60 e 90 dias
Cartão ate 5x
5) Trabalha com mercadoria consignada?
Sim


Empresa: ATA-ME SEX SHOP – ABARAS COM. SERV LTDA
Contato: martins@atame.com.br
Endereço: Rua São Sebastião, 311 - Centro
Cidade: Ribeirão Preto/SP
Telefone: (16) 3625-4381
www.atame.com.br


1) Mercadoria Oferecida:
Artigos eróticos. Transmite informações para montagem da loja


2) Qual o prazo para a entrega da mercadoria?
Conforme quantidades pedidas
3) Qual o prazo para troca de mercadoria com defeito?
Até 30 dias após o recebimento da mercadoria
4) Qual a sua forma de pagamento?
A vista com desconto
Cheque 30/60
Cartão ate 3x
5) Trabalha com mercadoria consignada?
Sim


Conforme pesquisa, nossos fornecedores estão todos localizados no estado de são Paulo, com
toda linha de produtos necessários com condições a combinar por ser primeira compra, o
abastecimento será verificado conforme demanda, os valores dos produtos são desde R$ 5,00
ate R$1000,00.
Haverá pontos fortes e fracos nas condições de pagamento devido ser as primeiras compras,
os fornecedores poderão fazer exigências que poderemos ou não estar preparados, mas as
negociações sendo diretamente com eles, por ter um mercado amplo não vêm empecilhos.


3. PLANO DE MARKETING


3.1. Descrição dos Principais Produtos e/ou Serviços


Sex Shop é um serviço de comercialização de produtos destinados ao uso pessoal na linha da
sensualidade, visa satisfazer a realização das fantasias e sonhos sensuais e aumentar o prazer
derivado do encontro sexual. Com esse objetivo a empresa irá trabalhar com toda a linha de
artigos eróticos, como cremes, óleos, perfumes, linha sado masoquismo, lingerie, calcinhas
vibratórias e comestíveis, sungas frente única e em couro, fantasias masculinas e femininas,
vibradores, vaginas de silicone, anéis, brindes (chaveiros, jogos), filmes, livros, revistas e
prestação de serviço focada na responsabilidade social divulgando orientações sexuais como:
Palestras, Simpósios com sexólogos, terapeutas sexuais e psicólogos.
Os produtos que serão comercializados são nacionais e importados, com ampla variedade,
qualidade, requinte, buscando total satisfação dos clientes.

Estoque: Será mantido um estoque mínimo de cada item de acordo com a demanda.
O prazo de garantia é de 30 dias para troca dos produtos.
Forma de pagamento: À vista 10% desconto, cartão de credito até 03 vezes, cheque pré-
datado 30/60 dias.
A entrega será no ato da compra e para os produtos comprados na loja virtual ou via telefone,
serão entregues via sedex ou serviço de motoboy.
As embalagens serão discretas com total privacidade para os clientes.


3.2. Estratégias de Venda


A nossa empresa terá como divulgação dos nossos produtos mala direta que serão distribuídos
em locadoras de vídeos para quem locar fitas eróticas, site na internet, propaganda em
cardápio de motéis, em vídeos no You Tube e boates voltadas para o público adulto.
Lançamento de novos produtos que serão enviados para os clientes através de e-mails.


3.2.1. Estratégias Promocionais


Brindes para os motéis que divulgarem nossa loja em seus cardápios, para clientes que
comprarem acima de R$ 150,00 e brindes para aniversariantes.


3.2.2. Estratégias de Comercialização


Nossa empresa contará com vendedores internos bem treinados e com boa capacidade de
comunicação para melhor atender aos clientes.


3.3. Localização do Negócio


O contrato de locação foi analisado pelo advogado da nossa empresa. As condições de
pagamento e prazo de aluguel do imóvel estão dentro das possibilidades para a abertura do
negócio. As condições de segurança da empresa são favoráveis, devido estar numa sala de um
prédio com vigilância, a vizinhança é composta por moradores e outras empresas e uma
unidade do Batalhão de polícia a poucos metros da nossa loja.


Também há facilidade de acesso, pois, está próximo ao centro da cidade e a empresa se
localiza em uma das principais avenidas de Contagem. Há certo nível de ruído no local, pela
loja ser localizada de frente a uma avenida. As condições de higiene e limpeza do local são

ótimas. Existe um local para estacionamento, porém, pago pelos clientes. O público- alvo está
próximo e atende a toda a classe adulta. Não há um fluxo grande de pedestres por estar
localizado de frente para uma avenida, mas há um fluxo grande de veículos, esse é um ponto
positivo, pois, algumas pessoas se sentem mais a vontade para entrar numa loja de Sex Shop
por não haver tanto fluxo de pessoas nas ruas. Nas proximidades não há concorrentes o mais
próximo fica em outro bairro á cerca de 5 km. A localização dos fornecedores fica na cidade
de São Paulo e devido à maioria dos artigos serem produtos importados isso pode interferir
nos preços de frete e prazos de entrega, mas a empresa terá um planejamento estratégico para
que isso não impacte de forma negativa nas vendas. Teremos um controle de estoque com
programas bem desenvolvidos, isso ajudará a controlar o estoque para que não falte
mercadoria até que chegue uma nova remessa, assim ocorrendo alguma demora nos prazos de
entrega a empresa não deixará de atender seus clientes e assim concretizar a venda. A nossa
estratégia quanto ao frete será sempre a de negociar com o fornecedor e fazer pedidos em uma
boa quantidade conforme a demanda, para reduzir os custos com os fretes. O local de abertura
da empresa foi visitado várias vezes em horários diferentes e notou-se um grande movimento
de veículos no local.




3.4. ANÁLISE FOFA


FOFA: É o processo de identificação de FORÇAS e FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES e
AMEAÇAS que afetam a organização no cumprimento da sua missão.


3.4.1. Forças


ATENDIMENTO: Nível de capacitação da futura equipe da loja.
DIVULGAÇÃO/MARKETING: Facilidade ao meio de comunicação.
LAY-OUT: Proposta de uma loja altamente moderna e ampla.
INFORMATIZAÇÃO: Loja altamente informatizada, o que proporcionará a possibilidade de
se obter informações primordiais para um bom atendimento. O novo empreendimento terá
uma loja virtual para atender os clientes mais exigentes e um moto-boy para entrega rápida.
QUALIDADE: Padrão de qualidade sobre os produtos e serviços comercializados. A futura
empresa irá trabalhar com toda a linha de artigos eróticos Sedução, que são produtos de
qualidade e bem aceito no mercado do sexo.

FORMAS DE PAGAMENTOS: Facilitadas e sem juros, através de cartões de credito e
cheques de clientes cadastrados.
AMBIENTE DEMOGRÁFICO: Os produtos e serviços comercializados serão focados ao
público alvo, sendo os nossos preços compatíveis com o da concorrência, tendo um
diferencial no atendimento.
LOCALIZAÇÃO: Em que se pretende instalar o novo empreendimento, pois está localizada
numa Av. de trânsito rápido e pouco fluxo de pessoas e o estacionamento não é gratuito.


3.4.2. Oportunidades


CLIENTE: Torna-se um ponto positivo a partir do momento em que ele é fiel aos produtos do
novo empreendimento, tendo total sigilo dos artigos comprados.
MÃO DE OBRA: Os próprios sócios serão os futuros funcionários.
POTENCIAL DE CLIENTES: Tendência a se explorar um alto potencial dos clientes.
PREÇOS: Preços competitivos e com qualidade.
MERCADO: A demanda por produtos eróticos cresce a cada ano.


3.4.3 Fraquezas


RECURSOS: Insuficientes para conclusão do projeto de montagem da loja;
MARKETING: Alto investimento e custos elevados.


3.4.4. Ameaças


CONCORRENTE: É considerado um ponto negativo devido ao tempo no mercado, pois já
possui uma fidelização de clientes e está localizada no centro Comercial da Cidade, no qual o
fluxo de pessoas é maior.
IMPOSTOS: Juros altos para financiamento e alta carga tributária, incidente sobre as vendas e
aquisição de mercadorias para revendas.
FORNECEDOR: Comprometido com a data de entrega dos produtos

4. PLANO OPERACIONAL


4.1. Layout


A loja foi elaborada com uma decoração não agressiva, visando à liberdade e comodidade do
cliente. Conforme a legislação vigente, não atenderemos menores de 18 anos e nem haverá
produtos eróticos em exposição externa. Visando o conforto do cliente, a disposição física de
atendimento terá início a partir do momento que ele entrar na loja e for abordado pelos
vendedores em um ambiente com mesa e cadeiras confortáveis para apresentação de produtos
através de catálogos. Abaixo layout e fluxo da rotina de atendimento ao cliente.

Rotina de
Atendimento ao
(a) Cliente































Início


Identificação do cliente



Sexo?




















Vendedor
Verifica necessidade
do cliente


Vendedor
Demonstra produtos

Vendedora
Verifica necessidade
da cliente


Vendedora
Demonstra produtos




Sim


Sala Reservada
Cliente escolhe produto.



Sim


Encaminha cliente
para o pagamento



Entrega produto












4.2. Processos Operacionais





Ambiente
Privativo?







Comprar?




Não


Cliente escolhe
produto na loja



Não






•Cadastro voluntário
•Agradeçe


Fim



A tecnologia a ser empregada em nosso negócio será específica para o nosso ramo de
atividade. Hoje com a grande competitividade do mercado, vimos à necessidade de investir


em programas que facilitem o atendimento, as rotinas financeiras e administrativas.
Inicialmente não será contratada mão de obra especializada, os próprios empreendedores
ocuparão estes cargos conforme suas habilidades e aptidões. Havendo uma expansão no
negócio, será então contratada mão de obra externa que atenda as necessidades da
organização.


4.3. Necessidade de Pessoal


Seja qual for à natureza e o tamanho de uma organização sempre terá um grande desafio de
formar equipes. Um desafio que começa na constituição do negócio e permanece enquanto a
entidade existir, porque nada é definitivo: mudam as pessoas que formam equipes, mudam os
objetivos organizacionais, mudam as condições do mercado às quais as equipes devem reagir
ou, de preferência, antecipar-se. Inicialmente em nossa empresa teremos os seguintes cargos
conforme organograma abaixo:


ORGANOGRAMA




Assistente
Administrativo





Motoqueiro










Vendedor 1



Vendedor2




Vendas




Administrativo



Aux.Escritório



Caixa

Cargos e Salários
Cargo
Assistente Administrativo
Vendedor
Aux.Escritório
Caixa
Motoqueiro
Descrição dos Cargos


Cargo








Salário
R$ 1.200,00
R$ 520,00 + comissão
R$ 650,00
R$ 520,00
30% de R$ 10,00




Descrição

Assistente Administrativo Contato com fornecedores. Compra e recebimento de
mercadorias. Controle do estoque. Elaborar metas e
promoções de marketing. Buscar parcerias em
atividades sociais.

Vendedor




Aux.Escritório




Caixa






Motoqueiro

Atendimento interno de clientes, separação de
produtos para os pedidos externos, organização e
limpeza da loja.
Recebimento de pedidos via email, confecção e
envio de mala direta, atualização e controle do
cadastro de clientes e organização do estoque.
Recebimento de pagamento de clientes, pagamentos
a fornecedores e cobranças. Emissão de relatórios
diários do movimento de caixa. Organização e
limpeza do escritório.
Serviço terceirizado de entregas 30% do valor.
Dentro do nosso segmento de mercado ( Sex Shop ) que será estabelecido em contagem não
há necessidade de mão de obra qualificada, porém os colaboradores que serão os próprios
empreendedores receberão treinamentos voltados a qualidade em atendimento, e como
conquistar o cliente superando a suas expectativas. Esta capacitação tem como objetivo final
agregar valor à empresa por meio da performance de todos..
Essa contribuição, individual ou coletiva, acontecerá por meio da difusão e manutenção do
conhecimento necessário para gerir as diversas atividades do negócio e para enfrentar os
desafios e atingir as metas da organização. A manutenção e melhoria da competitividade da
empresa se darão por meio do desenvolvimento e aprimoramento do capital humano.

Marido de Aluguel

1 – SUMÁRIO EXECUTIVO

Nosso Plano de Negócio trata-se do fornecimento de mão-de-obra qualificada para tratar de assuntos relativos à manutenção e conservação, tais como: reformas, conserto de bens e equipamentos de uso pessoal, manutenção e conservação dos assuntos acerca da instalação elétrica, hidráulica e outros pequenos serviços.
Estaremos focados em atender as empresas de pequeno e grande porte, as residências, os condomínios e comercio em geral.
O objetivo da elaboração deste plano de negocio, é obter o maximo de informações necessárias para que se consiga fazer uma avaliação do empreendimento afim de determinar a viabilidade do projeto.


1.1 – Resumo dos principais pontos do Plano de Négocio

Trata-se de empresa de pequeno porte de prestação de serviços como : Hidráulico, Elétrico, Instalações ( Cortina, Quadro, etc), aparelhos domésticos ( Ferro, aspirador de Pó, Liquidificador, etc.) de pessoas físicas e jurídicas.
O principal objetivo é oferecer aos clientes, um serviço, com alto nível de qualidade. A prioridade é a satisfação do cliente, e a marca do atendimento abrange qualidade, competência, respeito mútuo, confiança e transparência nos serviços prestados.
Os principais clientes são pessoas físicas e jurídicas em geral que não possuem tempo disponível para faze-los.
A empresa terá sede na Avenida João César de Oliveira, 6.620 Bairro Beatriz - Contagem CEP: 32040-000
Telefone: 3391-6305 / 3391- 6914





1.2 – Dados dos Empreendedores, Experiência profissional e Atribuições

A administração do Negócio será de responsabilidade dos seguintes sócios:

Sócio 1:
Nome: Bernardo Cunha

Perfil: Possui experiência em organizações de equipes de trabalho, cria estratégias que visem aumento de produtividade e diminuição de custos. Incentiva Trabalho em grupo, tem facilidade no aprendizado de novas técnicas de trabalho e esta sempre acompanhando as novas tecnologias disponíveis no mercado.
Atribuições: Auxiliar de serviços gerais

Sócio 2:
Nome: Claudia Maria de Jesus Maia

Perfil: Experiência de 18 anos no setor de Compras no Ramo de Indústria Automobilística com Compras de Matérias Indiretos/Diretos , grande facilidade de Negociações sempre com o foco na redução de custo, desenvolvimento de fornecedores, compra de serviços, transporte, contratos.
Atribuições: Gerente de vendas/compras

Sócio 3:
Nome: Gisele Estorini Ribeiro

Perfil: Atuando há quatro anos na área financeira, inicialmente com estagiária e ultimamente como Analista Financeiro, adquiri sólidos conhecimentos da Área Financeira. Responsável pelos controles, Contas a Receber, Conciliações Bancarias, Acompanhamento de toda rotina do setor, buscando soluções para os problemas diários;,desenvolvimento de normas e procedimentos operacionais pertinentes ao setor; atualização das informações financeiras da empresa e relacionamento bancário.
Atribuições: Suporte interno / atendimento ao cliente
Sócio 4:
Nome: João Idelfonso O. Magela

Perfil: Profissional da área de finanças, exercendo função de liderança e com espírito empreendedor, tenho aproximadamente 23 ( Vinte e Três ) anos de experiência profissional em empresas de grande e médio porte, período em que adquiri sólidos conhecimentos na Área Financeira. Responsável pelo controle de aplicações financeiras, captação de recursos, saldo e conciliação bancária, fechamentos de câmbio e a guarda de documentos e valores. Coordenação da equipe de colaboradores das seções de Contas a Pagar, Cobrança e Tesouraria, onde são executados os serviços de conferencia de Notas Fiscais, faturas, liberação de pagamento, controle de adiantamentos referentes às despesas de viagens e fornecedores. Ótimos conhecimentos dos aplicativos Excel, Word, Outllok, Internet.
Atribuições: Suporte interno / atendimento ao cliente

Sócio 5:
Nome: Marcio Almeida Bernardino

Perfil: Experiência de mais de 12 anos na área de desenvolvimento de sistemas. Atuando principalmente na gerencia de projetos de serviços de alta disponibilidade para empresas de Telecom.
Atribuições: Gerente de vendas/administrativo

Sócio 6:
Nome: Rogerio Leamari de Souza

Perfil: Minha formação profissional é Técnico em Segurança do Trabalho, que tem a função de Prevenir Acidentes e Doenças do Trabalho, visando a Preservação da Integridade Física e Promoção da Saúde do Ser Humano.
As atividades diárias são Treinamento de Conscientização de diversos assuntos sobre Segurança e Saúde do Trabalho; Criação, Elaboração, Implantação, Implementação, Acompanhamento e Monitoramento de Programas de Levantamento Ambiental, Avaliação Qualitativa e Quantitativa de Riscos, Medidas de Controle, Campanhas, CIPA, SIPAT, Norma e Procedimento de Trabalho Interno, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; Emissão de CAT e PPP, Descrição de Equipamento de Proteção Individual por cargo, Atendimento a Primeiros Socorros e Combate à Princípio de Incêndio.

Atribuições: Auxiliar de atendimento

Sócio 7:
Nome: Sara Roberta da Silva

Perfil: Atuando 7 anos na área comercial, hoje atuando como Analista Administração Vendas, habilidades inerentes à profissão tais como: Liderança na coordenação de grupos de representantes.Habilidade no relacionamento com representantes e clientes, Captação de novos contatos e parcerias comerciais, Gestão de contatos comerciais prospectando novos clientes, Elaboração de pesquisa e satisfação ao cliente, Analise e projetos de planilhas e pesquisa de mercado.
Atribuições: Auxiliar

Sócio 8:
Nome: Sônia Santos e Silva

Perfil: Profissional da área Administrativa, exercendo a função de Analista Administrativo, com experiência á mais de 10 anos, escritório geral / área de expedição / entrada e saída de materiais e serviço / pagamentos de materiais, serviços e transportes em geral / telefonia / área fiscal e contábil, etc.
Atribuições: Suporte interno / atendimento ao cliente

Sócio 9:
Nome: Wilson Silva Barbosa Filho

Perfil: Experiências em rotinas bancárias, vendas, conhecimentos em gêneros alimentícios, produção agrícola ( Plantio, criação de animais), processamento de carnes, leite e sub-produtos, tenho um bom relacionamento para trabalho em equipe, está se capacitando para aprimorar seus conhecimentos em Processos Gerenciais.
Atribuições: Auxiliar

O horário de trabalho terá início às 08h00min horas e término às 17h48min horas tendo um intervalo de 1 horas para almoço. A flexibilidade de horários será aceita de acordo com a necessidade de cada cliente. Acreditamos que não é o relógio quem determina o desempenho e rendimento do trabalho e sim o conforto de poder realizá-lo com tranqüilidade e segurança tanto para os funcionário quanto para os clientes.



1.3 – Dados do empreendimento

Razão Social: Cunha e Maia Ltda
Nome fantasia: Marido de Aluguel
Ramo de Atividade: Prestadora de serviço



1.4 – Forma Jurídica
Sociedade Empresária Ltda
* Enquadramento Tributário: Super Simples ou Simples Nacional


TRIBUTO ALÍQUOTA
BASE DE CÁLCULO
ISS
(2%) Receitas de comissões
PIS/PASEP
0,65% Faturamento bruto (regime de tributação do lucro presumido)
COFINS
4,0% Faturamento bruto
INSS sobre Folha de Pagamento 26,2% Valor bruto dos salários dos empregados.
INSS sobre retirada dos sócios e pagamentos a autônomos 22,5% Valor bruto da retirada ou dos pagamentos a autônomos
CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) 2,88% Receita Bruta (regime de tributação do lucro presumido)
IRPJ 4,8% Receita Bruta (regime de tributação do lucro presumido
FGTS 8,5% Valor bruto dos salários dos empregados.

* Documentações necessárias para abertura

Torna-se necessário tomar algumas providências, para a abertura do empreendimento, tais como:
- Registro na Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG) do contrato de constituição da empresa.
- Registro na Receita Federal para expedição do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica);
- Registro na Secretária de Finanças do Município de Belo Horizonte para concessão da inscrição municipal (ISS);
- Registro na Prefeitura do Município para concessão do Alvará de Funcionamento;
- Registro no INSS;
- Registro no Sindicato Patronal;
- Consulta ao PROCON para adequar os produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº. 8.078 DE 11.09.1990)



CAPITAL SOCIAL

Estimativa do capital inicial: R$ 13.500,00

Socio1 :Bernardo Cunha -11,11% R$ 1.500,00( hum mil e quinhentos reais)
Sócio 2: Gisele Estorini -11,11% R$ 1.500,00(hum mil e quinhentos reais)
Sócio 3:Sonia-11,11% R$ 1.500,00( hum mil e quinhentos reais)
Sócio 4: Rogerio Leamari-11,11% R$ 1.500,00( hum mil e quinhentos reais)
Sócio 5:Marcio Bernardino-11,11% R$ 1.500,00( hum mil e quinhentos reais)
Sócio 6:Wilson-11,11% R$ 1.500,00( hum mil e quinhentos reais)
Sócio 7:Claudia-11,11% R$ 1.500,00( hum mil e quinhentos reais)
Sócio 8:Sara Roberta-11,11% R$ 1.500,00( hum mil e quinhentos reais)
Sócio 9: Idelfonso-11,11% R$ 1.500,00( hum mil e quinhentos reais)


2 – MISSÃO, VISÃO E OBJETIVO
» MISSÃO
Atender os clientes em suas reais necessidades, buscando o melhor atendimento e as opções mais adequadas para a satisfação do cliente.
» VISÃO
Ser a melhor no segmento e conseguir diferenciação em prestação de serviços.
» OBJETIVO
Investimento constante no aprimoramento e melhoria dos processos de nossos serviços, tendo o cliente como centro de todas as atenções, “foco no cliente”.





3 – PLANO OPERACIONAL

3.1 – Localização do Negócio

A empresa terá sede na Avenida João Cesar de Oliveira nº. 6620 Bairro Beatriz na cidade de Contagem/MG – CEP: 32040-000 / telefone: (31) 3391-6305.
A localização deste empreendimento não é o mais importante, pois os clientes serão visitados pelos profissionais em suas próprias residências ou empresas, entretanto, o local atenderá todas as necessidades imediatas, no que se trata de infra-estrutura, fluxo de pessoas, acessos, etc. No local, há estacionamento privativo, aumentando a comodidade de todos.
Sendo assim, o ponto escolhido agrega inúmeras vantagens competitivas: acesso, funcionalidade e potencial de mercado por estarmos próximos a uma grande área residencial e industrial.

3.2 – Layout (arranjo físico)

Como a mesma não requer uma área muito grande, o local escolhido será suficiente para acomodar todos os funcionários e clientes que, porventura, precisarem comparecer à empresa.
Anexo 2.

3.3 – Capacidade Produtiva e/ou Comercial

O mercado de prestação de serviço vem crescendo devido ao aquecimento do mercado imobiliário, com o lançamento maciço de novos edifícios residenciais atrelados a financiamentos de longuíssimo prazo, tem favorecido indiretamente as redes de lojas de materiais de construção e prestados de serviços na manutenção e reformas desses novos imóveis. O movimento de mudança dos moradores de casas e apartamentos usados para os novos imóveis tem estimulado as demandas desse segmento tanto pela necessidade de compra de produtos de acabamento para os novos espaços, quanto pela execução de reformas nas unidades que vão sendo esvaziadas, cresce de forma substancial. As grandes construtoras ficam ocupando a carteira do consumidor durante certo tempo e só depois da entrega das chaves do apartamento novo, quando ele sai do imóvel em que está morando, é que começa o período de reforma, ou feita por ele mesmo ou pelo novo morador.
. O mercado Mineiro é carente de profissionais especialistas e clamam por um suporte de alto nível, transparente e que agregue valor às suas residências. O mercado é bastante descentralizado e com um número muito grande de residências a serem prospectadas. Minas Gerais possui invejáveis condições para destacar-se como a região que mais cresce no Brasil.
Até o final de 2009 espera-se conquistar de 300 a 400 clientes e para 2009 espera-se dobrar este número. São metas agressivas, mas são factíveis com bastante dedicação e trabalho.
Nossos horários de trabalho serão flexíveis. Os prestadores de serviços poderão agendar visitas aos sábados ou domingos de acordo com a solicitação do cliente.

3.4 – Necessidade de pessoal (funções)

Será formada uma equipe de alto desempenho, com talento, conhecimento e capacidade de gerar credibilidade e confiança no mercado corporativo. Os clientes perceberão a qualidade interna desta equipe.
A empresa terá um Gerente Administrativo (Marcio Bernardino). O quadro de funcionários será composto da seguinte forma:


Cargo Função / Qualificações
2 gerentes de vendas Visita ao cliente / estabelecimento de metas
2 suportes internos (Atendimento) Prospecção de clientes / cumprimento de metas, suporte aos gerentes e aos clientes.
5 Auxiliares Execução dos serviços prestados em geral / agendamento de visitas, atendimento ao público, etc.


3.5 – Processo de Produção e/ou Comercialização

A Cunha & Maia Ltda focará na velocidade e na flexibilidade na relação com os clientes. Uma cadeia produtiva, sincronizada, cria valor para todos os participantes da rede de relacionamentos. Esta integração vai permitir que a empresa atenda demandas específicas , viabilizando o processo de prospecção de clientes, cotação, venda e pós-vendas, efetuando melhores negociações e planejamento para o processo produtivo. Cada cliente terá atendimento personalizado.
Abaixo apresentaremos um roteiro das atividades exercidas:
1º) Entrar em contato com o cliente agendando uma visita de apresentação dos serviços prestados;
2º) Solicitar ao suporte interno orçamentos do tipo de serviço escolhido pelo cliente, enviando ao mesmo as três melhores opções;
3º) Após a escolha do cliente, concretizar a proposta e agilizar assinatura dos contratos disponibilizando;
4º) Realizar a pós-venda assegurando a satisfação dos clientes.






4. PLANO DE MARKETING

4.1 – Análise do ambiente:

Fatores econômicos: O prestação de serviços no Brasil tem crescido substancialmente nos últimos cinco anos e principalmente em Minas Gerais, onde nos últimos anos tivemos um crescimento do PIB superior à média Nacional. Espera-se um crescimento recorde no ano de 2008, haja vista as indicações de crescimento da economia Brasileira em patamares próximos a 4% para 2008. O mercado Mineiro é carente de profissionais especialistas e clamam por um suporte de alto nível, transparente e que agregue valor às suas corporações. A Cunha e Maia Ltda (Marido de Aluguel) pretende trabalhar da forma mais transparente possível, demonstrando aos seus clientes todo o ganho dos envolvidos diretamente no negócio.
É indispensável também uma boa análise de crédito do cliente, uma vez que a maioria destes, paga os serviços com prazo. A inadimplência é um grande risco para os novos empreendedores.
Apesar de não ser uma prioridade na vida de muita gente, os consumidores estão mais sensíveis a preços e, por isso, estão exigindo uma maior valorização de seu dinheiro, que se traduz em um desejo por serviços que contenham cada vez mais benefícios.
Se a Cunha e Maia Ltda (Marido de Aluguel) agregar todos estes benefícios nos serviços prestados, poderá mostrar aos clientes a importância de contratar um profissional para realizar pequenas tarefas do seu dia a dia.
Fatores Sócio-Culturais: Analisando algumas características da população de Minas Gerais a Cunha e Maia Ltda poderá:
- enfatizar a necessidade de contratação de seus serviços a população entre 20 e 49 anos, que compreende a maior do Estado, com 8.358.710 pessoas;
- enfatizar a necessidade de contratação de seus serviços a população acima de 50 anos que compreende 3.123.813 pessoas;
- oferecer serviços com valores acessíveis, mas de qualidade.
A cultura do mineiro pode de imediato dificultar os negócios, pois os mesmos não priorizam este tipo de serviço. Desta forma a Cunha e Maia Ltda vai priorizar e oferecer aos clientes pacotes atraentes de serviços.

Fatores Tecnológicos: Sabe-se o quão importante é a utilização da tecnologia para poder inovar, seja com novos produtos, modificação em produtos já existentes, novas estratégias empresarias ou táticas de marketing. A tecnologia é uma aliada aos negócios e a Cunha e Maia Ltda pretende interagir todos os envolvidos neste processo. Para isso será criada uma extranet que vai garantir a comunicação entre a empresa e o “mundo exterior”. Esta comunicação segura acontecerá em tempo real, e contará com tipos de acessos diferenciados, para clientes, funcionários,. Estas informações serão interligadas aos sistemas internos na empresa, para garantir que todas estejam sempre atualizadas. O sistema a ser utilizado (ERP, CRM, etc) será escolhido de acordo com o volume e a necessidade da empresa.
As Tecnologias da Informação não é apenas uma despesa é o veículo para alcançar os clientes, dar mais valor aos produtos, desviar competidores e melhorar a produtividade, desta forma, é preciso adaptar-se rapidamente as mudanças.


Concorrência: Será realizado um grande trabalho de pesquisa sobre a concorrência. A Cunha e Maia Ltda terá como base o questionário realizado, onde constatou que 43,70% dos clientes ativos estão insatisfeitos com o trabalho realizado pelos profissionais liberais. Serão analisados preços, formas de pagamento, ações de divulgação e promoção, distribuição, atendimento, localização e marca dos concorrentes, etc.
Um fator importante também é o posicionamento do cliente com relação á concorrência. É imprescindível saber o que o cliente deseja, se é similar ou não aos serviços dos concorrentes. Hoje a rivalidade entre os concorrentes existentes é caracterizada pelas costumeiras ações de guerra de preços, pelas campanhas publicitárias, e pela introdução de novos produtos. Essa concorrência é estabelecida principalmente em relação ao nível de crescimento das vendas. É importante analisar os níveis de participação no mercado e identificar o porte dos concorrentes, pois quanto maior for sua força, maior será seu poder de ataque. A Cunha e Maia Ltda focará suas vendas em cima de dois pontos que os clientes buscam no mercado de prestação de serviços domiciliares: Preços e Melhorias.

Fatores Internos: Vários fatores internos interferem em uma organização, porém, estes fatores por serem variáveis endógenas podem exercer uma influência positiva sobre a empresa uma vez que os empresários podem prever de alguma forma tais influências. A Cunha e Maia Ltda irá trabalhar em cima de cada um destes fatores:

- funcionários: seleção de pessoas que possibilite montar uma equipe de alto desempenho, com talento, vontade de apreender, conhecimento e, capaz de gerar credibilidade e confiança no mercado corporativo. Para que isso se configure será exercida uma política participativa e de responsabilidade compartilhada. A qualificação de pessoal será uma constante através de treinamentos contínuos e a remuneração e o reconhecimento será de acordo com o esforço de cada e com o crescimento da empresa.

- equipamentos, tecnologia e recursos disponíveis: estrutura pequena, porém equipada com o que de melhor existe em termos de infra-estrutura de escritório, equipamentos de suporte e tecnologias. Todos os processos internos passarão por evolução constante para melhorias de acordo com as necessidades. A Cunha e Maia Ltda pretende no primeiro ano conquistar a certificação ISSO 9001, e serão disponibilizados todos os investimentos necessários para manter a qualidade, de tal forma que os clientes percebam esta qualidade no atendimento. E para manter esta qualidade das atividades será preparado um material de apoio de altíssimo nível para os corretores externos, afinal, serão os cartões de visita da empresa.
- prazo no atendimento/logística: Um dos problemas maiores que existe no mercado de prestação de serviços domiciliares é sem dúvida a demora no atendimento, gerando uma grande insatisfação nos clientes. Serão adotados controles rigorosos para evitar qualquer tipo de atraso ou falha. O cliente será conquistado pelo atendimento e qualidade.

4.2 - Análise Swot

Forças:
Pontos Fortes: são os que permitem que a empresa capitalize determinadas oportunidades (fatores internos):
Os pontos fortes necessários seriam:
- Excelente capacitação de seus profissionais (a serem contratados);
- Boa localização geográfica, na cidade de Contagem / MG;
- Produtos customizados de acordo com as necessidades reais de cada cliente.
- Política de preços agressiva, para conquistar mercado, trabalhando de forma transparente.
- Sedimentação da marca através de instrumentos que agregue valor aos clientes e de acordo com os valores da empresa.
- determinação do foco de vendas de acordo com o questionário realizado.

Fraquezas: (fatores internos)
- formação de equipe ainda não sedimentada;
- entrante no mercado Mineiro;
- marca ainda desconhecida;
- um tipo de negócio relativamente novo
- Treinamento técnico ainda pôr ser realizado.

Oportunidades: (fatores externos)
Específicas:
- mailing de clientes em potencial (prospects).

Genéricas:
- Grande potencial de crescimento do mercado;
- Crescimento da economia do Estado acima da média Nacional, o que faz ocorrer à instalação de indústrias das mais diversas e como conseqüência necessidade maior de mão-de-obra, aumentando a oportunidade de fechamento de contratos;
- Minas Gerais responde pela segunda maior população no Brasil: 19.719.285 milhões de habitantes;
- Inexistência de corretores especializados no Interior do Estado, onde existe grande número de empresas a serem trabalhadas e poucos corretores especialistas na capital;
- Inadimplência desprezível no mercado Mineiro.

Ameaças: (fatores externos)
- Existência de outras prestadoras de serviços já instaladas na região
- Concorrência desleal, uma vez que muitas só praticam preço e não se preocupam com qualidade no atendimento;


4.3 – Definição do público-alvo

Pessoa jurídica:
- Geográficos: O foco será no Estado de Minas Gerais, com ênfase nas regiões onde se concentra o maior número de empresas, como, por exemplo: Belo Horizonte, Betim, Contagem.
- Características Gerais: Não haverá restrição quanto ao ramo de atividade, serviços e produtos dos clientes, porém serão elaboradas estratégias de mercado para cada ramo, assim como a escolha adequada de instrumentos de Marketing facilitará a aproximação junto aos clientes.
Serão prospectadas empresas que tenha acima de 10 funcionários, devido o preço se tornar mais atraente e acessível para todos e o atendimento ser mais personalizado. Para evitar prospecções errôneas, antes do primeiro contato com o cliente será realizada uma análise de crédito detalhada, afim, de oferecer o adequado para cada cliente.
- Comportamentais: A partir do questionário realizado para a pesquisa de mercado a Cunha e Maia Ltda focará seus esforços nos seguintes pontos:
- o ponto mais importante e relevante é a satisfação do cliente com relação à sua prestadora de serviços para reparos nas estruturas. Como 43% estão insatisfeitas com o serviço prestado e destas, 73,9% não possuem restrições em trocar de prestadora, a Cunha e Maia Ltda poderá atuar de forma mais agressiva nestas empresas, através do preço e da melhoria nos serviços.

4.4 – Definição do posicionamento no mercado:

A Cunha e Maia Ltda que ser conhecida e reconhecida pelos seus valores. Os riscos serão transformados em oportunidades para os clientes através de um trabalho customizado e transparente, fazendo com que a empresa seja percebida pela sua competência e geração de resultados com ótimo custo benefício para estes clientes.

4.5 – Definição da marca:

O cliente deverá perceber a marca da emrpesa com os valores que ela possui.
Nome: Marido de Aluguel

Símbolo:



Slogan:
Entre você e seu problema...
Existe uma solução.


4.6 – Definição de objetivos e metas

Objetivos: Ser reconhecida no mercado pela qualidade no atendimento e transparência nos negócios. Serão traçados objetivos para a equipe formada, crescendo todos de forma sustável.

Metas: Como se trata de uma empresa entrante no mercado, as metas a serem atingidas serão as seguintes:
- o mix principal de carteira será 40% de prestação de serviços domiciliares, 20% de prestação de serviços de conservação a pequenas empresas.

4.7 – Pessoas

1 – Treinamento: Será proporcionado treinamento técnico e comercial de vendas a todos, buscando a excelência neste sentido constantemente.

2 – Comunicação: Item importantíssimo dentro de uma organização, a comunicação dentro da empresa será um fator importante para o sucesso nos negócios. Todos os funcionários estão tecnologicamente habilitados para isso. Serão realizadas reuniões semanais para tratar de assuntos pertinentes da empresa, como vendas, satisfação dos funcionários, clientes, etc.

3 – Avaliação, reconhecimento e recompensa: Os funcionários serão avaliados pelo trabalho realizado, assim como reconhecidos e recompensados. Política de igualdade, tratamento igual para todos independente das diversidades encontradas, sejam elas internamente ou externamente.
A equipe será pequena, porém deverá ser lembrada e reconhecida pelo seu desempenho.

4 – Remuneração: Serão estipuladas metas agressivas, mas factíveis com bastante dedicação e trabalho. Trabalhando com uma política participativa e de responsabilidade compartilhada a remuneração será a altura. No plano financeiro serão definidos os valores dos salários.

5 – Outras: A equipe formada será uma equipe empreendedora e motivada, afinal, será o carro chefe da Cunha e Maia Ltda.

4.8 – Avaliação e controle:

Serão utilizados controles de marketing compostos por ações corretivas e preventivas. Para garantir o sucesso do empreendimento a Cunha e Maia Ltda desenvolverá avaliações mensais do desempenho da equipe, reuniões semanais para tratar de assuntos variados. Será feita uma pesquisa do nível de satisfação dos clientes, um controle estimado dos custos, planejamento de vendas e faturamento, acompanhando o projetado e o realizado.
Através do sistema informacional implantado também serão criados relatórios para ajudar os administradores na tomada de decisão.
Todas estas medidas visam analisar o andamento do projeto, monitorando os fatos positivos e negativos e fazendo ajustes no percurso quando necessário.



4.9 – Identificação do principal concorrente

Concorrente : Gester Gestão Seriços Terceiro Ltda – ( Rua. Jetiquiba, 527 – Cid. Jardim
Eldorado – Contagem – 2104.8310 ).
Atuação : atua em todos os ramos de Conservação e Limpeza.
Público-alvo : Grandes e médias empresas
Pontos fortes: experiência e nome no mercado
Pontos fracos : falta de transparência, demora no atendimento e não atendimento a pessoa física.

4.10 – Estudo dos fornecedores

Para atender com qualidade e segurança os clientes, os parceiros escolhidos serão os mais conceituados existentes no mercado.


4.11 - Parceiros – Distribuidoras :

- Tambasa - Embrasil – Othon de Carvalho – Grupo Bartolomeu – Loja Eletrica



5 – PLANO FINANCEIRO :
Anexo 3.


6 – CONCLUSÃO :
Com o investimento financiado por meio de recursos próprios temos as vantagens de baixo risco financeiro.
Pela apuração do resultado da empresa através dos números citados e com muito trabalho, concluímos o projeto como viável.
Ao nos aprofundar no estudo das características do negócio muitas outras questões surgirão. É preciso dedicação e melhoria contínua para que a empresa possa obter sucesso neste mercado tão competitivo.



7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
SEBRAE (Brasil). Ponto de partida para início de Negócios. Belo Horizonte, 2007.
KOTLER, P. Administração de Marketing, 2006 12ed.

Chocolateria

INTRODUÇÃO.

Este projeto visa estabelecer diretrizes para o plano de negócios da Differri Chocolateria. Em sua elaboração levaremos em conta o fato de que o mercado está cada vez mais competitivo e globalizado, exigindo das empresas estratégias diferenciadas que garantam seu melhor posicionamento dentro de sua área de atuação.
Partiremos da premissa de que uma empresa eficiente é aquela cuja base é um plano de negócios que lhe permita oferecer produtos e serviços personalizados e diferenciado a seus clientes. Para tanto, definiu-se a missão, visão, valores e objetivos desta empresa.
As vantagens competitivas relacionadas à concorrência também serão analisadas, visando estabelecer e desenvolver estratégias comerciais ao negócio.




















1- RESUMO EXECUTIVO.

Este plano de negócios trata-se do estudo da viabilidade de abertura da Differri Chocolateria que é uma empresa voltada para a comercialização de chocolates finos e artesanais. Nele, estarão especificadas informações de pesquisas, análises de mercado e valores expressos na missão da empresa.

1.1- RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

A Differri Chocolateria será uma empresa especializada no comércio de chocolates finos, como trufas, foundi, bombons finos, cestas de chocolate, com uma vasta diversidade de produtos e serviços, de acordo com a necessidade do Cliente. A empresa pretende atingir todos os públicos, buscando sempre parcerias. Será localizada na Avenida João César de Oliveira, n° 6620, loja 2 Contagem e estima um faturamento mínimo de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

1.2- DADOS DOS EMPREENDEDORES:

Carlos Faria: Experiência na área financeira, elaboração do produto para lançamento no mercado, captação de Cliente e aplicação de novas técnicas;
Elaine Bicalho: Experiência na captação e satisfação de novos Clientes e todas as atividades relacionadas a departamento de pessoal e recursos humanos;
Daniella de Oliveira: Experiência em elaborar relatórios gerenciais, com atuações nas áreas de controle de produção, estoque, entrega e recebimento de mercadorias,e faturamento de matérias e serviços.
Isabela Canhoni: Gestora de sistema da qualidade ISO9001 e ISO14001, controle, coordenação e planejamento de processo; atendimento a clientes, venda ativa e passiva, revenda de chocolates finos;
Luciana Marta: Experiência em promover ações corretivas a partir de resultados, reuniões periódicas de acompanhamento com a equipe de trabalho, identificação de necessidades;
Nyna Luiza: Experiência na captação de novos Clientes varejistas ou atacadistas e acompanhamento da satisfação do Cliente na pós-vendas;
Sandro: Experiência em promover ações corretivas a partir de situações que exijam ações imediatas, propondo idéias rápidas na solução dos problemas, grande capacidade de trabalhar em equipe, somando forças para promover o crescimento do negocio.
Stephany Pimentel: Experiência na área jurídica, planejamento, atendimento ao Cliente e suporte às leis trabalhistas e fiscais;
Wellington: Experiência no setor de Qualidade, atendimento aos Clientes, treinamentos sobre o controle na área produtiva a luz das normas de sistema de qualidade, elaboração de documentação técnica para controle no processo.

1.3- DADOS DO EMPREENDIMENTO:

Razão Social: Differri Chocolateria Ltda
Ramo de atuação: Comercialização de chocolates finos

1.4- MISSÃO DA EMPRESA:

 Missão: A Differri Chocolateria Ltda é uma empresa com foco na comercialização de chocolates finos que busca a melhoria contínua, visando à satisfação e o atendimento das necessidades dos clientes.

1.4.1- VISÃO DA EMPRESA:

 Visão: Ser uma grande empresa que comercializa chocolates finos entre as mais rentáveis do setor.

1.4.2- VALORES DA EMPRESA:

 Valores:
- Cliente satisfeito;
- Pessoas comprometidas;
- Qualidade dos produtos.

1.5- FORMAS JURÍDICAS:

O grupo optou em constituir uma sociedade limitada, onde a responsabilidade dos sócios é limitada às quotas que cada um possui. Nela, os sócios respondem solidariamente até a integralização total do capital social.























2- ANÁLISES DE MERCADO.

2.1- CLIENTES:

A Differri Chocolataria tem como cliente alvo, as empresas. Venderemos nos produtos para as empresas associadas à loja e para as demais pessoais que visitar a loja. Buscaremos os cliente, através de contatos telefone e visita técnica a empresa para degustação de nossos produtos. Nossos principais clientes serão de contagem. Ou seja:
-Pessoas físicas (Pessoas que procuram a loja diretamente para aquisição dos produtos)
-Pessoas jurídicas (Empresas, Hotéis, Buffet, etc.).

2.2- CONCORRENTES:

A rede de lojas CACAU SHOW é, atualmente, a maior franqueadora do país, e a maior rede da América Latina, sendo a única concorrente (no município) em potencial da Differri Chocolateria.
O chocolate é puro, sem adição de gordura hidrogenada, e todos seus produtos seguem um padrão internacional de qualidade.
Localização: há centenas de lojas por todo país. Em Contagem – MG, no shopping Itaú Power Shopping e Big Shopping.
Produtos: Bombons (em embalagens sofisticadas, estão disponíveis em diversos sabores); Tabletes (sortidos, em diversas embalagens); Trufas (disponíveis em vários sabores, recheados, avulsas ou em embalagens para presente); Infantis (diversas embalagens e sabores); Presentes (pequenas lembrançinhas, especiais, sofisticados ou linha coração).

2.3- FORNECEDORES:

1- Vovó Inhá – Fornecedor exclusivo de trufas e bombons diversos
Localidade: Esmeraldas – MG
Características do produto: Trufas e bombons diversos artesanais, produzidos através do derretimento do chocolate kakaobonne;
Condições de pagamento/preço: Serão negociáveis mediante a quantidade adquirida, em média, a trufa será fornecida por R$ 0,70 a unidade e o bombom a R$ 0,30 a unidade.
Os produtos fornecidos serão artesanais, o que positivamente será usado para captar clientes, porém, a validade é reduzida, chegando a dois dias no caso dos bombons de coco e brigadeiro e há quinze dias no caso das trufas e demais bombons. Para manter o padrão de qualidade, o fornecedor recomenda que este prazo não seja estendido, mesmo estando os bombons e as trufas, armazenados em ambiente favorável.
Não será estabelecido lote mínimo de compra, porém, o valor dos produtos cairá conforme aumentar a demanda.
O fornecedor atua no mercado há dez anos e está disposto a estabelecer uma parceria de exclusividade com a Differri;
2-Maria Chocolate: Fornecedor de embalagens sofisticadas e treinamento de reciclagem
Localidade: Belo Horizonte – MG
Características do produto: Embalagens personalizadas conforme solicitação e treinamentos que visam à melhoria do processo de fabricação e ao ensino de técnicas inovadoras.
Condições de pagamento/preço: Serão negociáveis mediante a quantidade adquirida, em média, as embalagens serão fornecidas à R$ 50,00 o cento. Os treinamentos variarão entre R$ 100,00 a R$ 200,00 por pessoa.
Desafio: Montar junto ao fornecedor um catálogo diferenciado, visando aguçar a percepção dos Clientes quanto à embalagem personalizada;
3- Casa das Lembranças: Fornecedor de embalagens diversas
Localidade: Belo Horizonte – MG
Características do produto: Embalagens de tamanho e cores diversas, fornecidas em diferentes materiais.
Condições de pagamento/preço: Serão negociáveis mediante a quantidade adquirida, em média as embalagens serão fornecidas a R$ 30,00 os cento montados. A vista será concedida um desconto de acordo com a quantidade negociada.
Ambos os fornecedores de embalagem têm em média 10 anos de mercado e também estão disponíveis a estabelecer parceria com a Differri.


3- PLANO DE MARKETING

3.1- DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS PRODUTOS E/OU SERVIÇOS:

Choco terapia:
Tabletes com muito mais cacau combinado com os mais inusitados ingredientes 100g, nos sabores: Puro Cacau (Paixão), Pimenta (Sexy), Erva Doce (Juventude), Canela (Meditação), Erva Cidreira (Beleza), Café (Motivação) e Hortelã (Sentidos).
Truffas:
Truffon:
Trufas grandes nos sabores: Avelã, Chocolate Branco, Cereja, Coco, Doce de Leite, Laranja, Limão, Maracujá, Marula, Cream, Morango, Menta, Pimenta, Tradicional
novos.
Sabores:
Mesclada, Puro Cacau, Amareto, Holandesa, Framboesa, Floresta Negra e Licor de Chocolate.
Trufas Recheadas:
Trufas Recheadas 100g.
Em 4 opções de recheio, os tropicais limão e maracujá, o clássico coco e seguindo uma tendência mundial, o sabor puro cacau.
Truffinhas:
Nos mais variados sabores; coco, menta, limão, maracujá, morango, cereja, marula.
Trufa de Crazy Brandy:
Chocolates ao leite, branco, amargo, Gianduia, as Trufas carregam toda a magia e misticismo do que há de melhor em chocolates, onde uma infinidade de sabores, tradições e apresentações compõem esse delicioso produto. Sendo assim, apresentamos a exclusiva linha de Trufas Diferri.
Sonhos:
Trufas com recheios inspirados nos mais requintados drinques do mundo.
Nos sabores whisky, marula’s cream, conhaque, rum e amaretto.
Collors:
Confeitos de Chocolate ao Leite com bolinhas coloridas!
Abecedário:
Letrinhas de chocolate ao leite ou branco.
Recordações:
Botão de rosa, com um bombom de cereja ao licor.
Tabletes Sobremesa:
Tabletes Recheados com creme tipo sobremesa 100g, nos sabores: Creme Holandês, Mousse de Limão, Doce de Leite, Mousse de chocolate e Creme de Maracujá.
Clássicos:
Sabores: Cerereja ao licor, Brigadeiro, Avelã e Trufa
Sofisticados:
Dont’s;
Drageados de amêndoas e avelãs, cobertos com creme praliné, chocolate ao leite e branco, cacau em pó e açúcar de confeiteiro;
Quadrados Artesanais;
Chocolate ao leite e branco decorados artesanalmente.
Linha amor:
Coração Artesanal:
Coração de chocolate ao leite, decorado com chocolate branco e recheado com bombons de cereja, coração pequeno de chocolate branco e drageas de chocolate ao leite.
Sweet Love:
Embalagem em forma de coração, com bombons no sabor cereja ou trufa.
Forever:
Corações de chocolate ao leite e branco recheados com creme de trufa nos sabores: Branco com trufa de chocolate meio amargo e ao leite com creme de cereja.
Diet:
Bombons de Chocolate Diet;
Bombons de chocolate diet, recheados nos sabores: amêndoa, avelã ou castanha de caju;
Tablete Diet de chocolate ao leite Premium 50g.
Coração Diet:
Caixa em formato de coração com bombons recheados nos sabores Avelã; Castanha de Cajú e Amendôas 150g.
Cestas temáticas:
Aniversario de casamento:
Sendo de bodas de prata/ouro, cesta de bambu contendo garrafa de vinho, duas taças e chocolates finos (cereja, menta) e cartão personalizado.
Aniversario:
Cesto de bambu contendo um urso de pelúcia, bombons sortidos e cartão personalizado.
Sensual:
Cesto de bambu contendo um champanhe com duas taças, chocolates finos e picantes (cereja, menta, pimenta, e trufas de rum), e um óleo para massagem no aroma de morango e chocolate e cartão personalizado.
Cestas de flores: Cesto de bambu contendo vazo de flor natural a escolha do cliente (margarida, violeta, tulipas, orquídeas) bombons com sabores de frutas (morango, limão, maracujá, cereja) e cartão personalizado.

Serviços:
Convenio com hotéis, fornecendo cestas temáticas (núpcias, sensual, bodas de prata, ouro e demais), chás, e ocasiões especiais; Boufets (toda a variedade de produtos) atendendo de pequenas a grandes recepções como casamentos, aniversario, batizados e demais ocasiões.
Além de termos a loja Show Room com toda a variedade de nossos produtos a pronta entrega e sob encomenda.

3.2- ESTRATÉGIAS DE VENDA:

A estratégia de vendas adotada visa apresentar o produto e buscar a consolidação da marca diante ao mercado, buscando a fidelização dos clientes. Visando sempre a busca de novos clientes.
Para atingirmos tais objetivos teremos a distribuição de catálogos e folders, por mala direta, também contatos pessoais com os clientes potenciais em busca de parcerias através de vendedores externos, serviço de tele vendam, e criação de site na internet, mídia fantástica, barata e direcionada para divulgação dos produtos. Além da estratégia de vendas a prazo e política de descontos e promoções, oferecendo ótima relação custo/benefício. A Differri usará alternativas como, por exemplo, a publicidade em revistas e meios de comunicação contendo o máximo possível de informações sobre os produtos dando ênfase para a exclusividade e para a divulgação. Na visita a clientes, levar cartões para melhorar a apresentação, oferecer sempre novidades para diversificar a clientela e não economizar na apresentação dos produtos. A embalagem é um excelente cartão de visitas. Levar amostras grátis na venda, fazer degustações.. Elas são essenciais, pois mostrarão ao cliente em potencial, que o dinheiro desembolsado será por um produto de qualidade. Deste modo, se ganha o cliente e a propaganda faz-se de boca a boca. Ou seja, reagir rápido aos sintomas e reações do mercado, oferece a ele a opção do melhor dia para compra ou vários endereços de entrega, desenvolver a fidelidade e o relacionamento com o cliente. Conhecer a concorrência este passo tão simples, quando se está estruturado, permite focar e dirigir esforços para as ameaças reais e entender qual dessas ameaças podem vir a afetar e quais se encontram definitivamente fora da esfera de controle, pois conhecendo a posição em que se está, elimina-se as ameaças da concorrência.

3.3 - LOCALIZAÇÃO DO NEGÓCIO:

A escolha do ponto é o primeiro e um dos mais importantes passos para um negócio de sucesso. A localização do ponto de venda é um componente fundamental nesse processo, sendo determinante para uma vantagem competitiva, e a empresa ser bem sucedida e rentável, o local certo depende de variáveis como facilidade de acesso, estacionamento, segurança entre outros. É um componente fundamental nesse processo. Pensando nisso o local escolhido atende todos esses requisitos, pois a via de acesso é favorável, pois é grande o fluxo de pessoas que passa diante da loja, há disponibilidade do transporte público e um número muito considerável de veículos que passa pelo local, tem disponibilidade de estacionamento item que gera conforto e satisfação. Trata-se de imóvel alugado, com condições de pagamento e prazo avaliados em contrato. Como o sucesso de um empreendimento se deve tanto a fatores externos como também internos outros fatores importantes foram relacionados e analisados como a fachada não poluída com excessos na comunicação visual, o layout bem estudado para que a circulação dos clientes seja apropriada. Ou seja, a localização do ponto de venda é determinante podendo criar uma vantagem competitiva sustentável para a empresa ser bem sucedida e rentável.

3.4 – ANÁLISE FOFA:

3.4.1- FORÇAS:

-Fornecedores qualificados e reconhecidos no mercado;
-Oferecer sempre o melhor produto para os clientes;
-A empresa: Differri Chocolateria é um projeto que está buscado os meios de realizá-lo, para isto têm-se uma equipe coesa e comprometida.

3.4.2 OPORTUNIDADES:

-Atender a uma clientela diversificada durante todo o ano;
-Definir parcerias para atender os mais variados tipos de eventos.

3.4.3 – FRAQUEZAS:

Ser iniciantes no mercado.

3.4.4 – AMEAÇAS:

Competir no mercado com empresas em âmbito nacional.






4- PLANO OPERACIONAL

4.1 - LAYOUT:


4.2 PROCESSOS OPERACIONAIS:

De acordo com levantamentos feitos, a tecnologia a ser empregada nos processos operacionais esta em conformidade com toda a necessidade apresentada, tendo em vista o bom funcionamento e atendimento do cliente.
Os processos apresentados requerem médio custo de implantação estando assim dentro das possibilidades apresentadas pelos sócios.
Com relação à mão-de-obra, não a necessidade de treinamentos específicos para as funções relativas a administração do negocio,mas haverá treinamentos específicos ao produto a ser comercializado,com o intuito do bom êxito do negocio.







Processo de pedido e recebimento de mercadoria do fornecedor:











Processo de atendimento via telefone (Tele vendas).













Atendimento (direto) na loja.











Capitação de clientes externos:















4.3-NECESSIDADE DE PESSOAL:

DESCRIÇÃO DO SETOR
SETOR DESCRIÇÃO Nº
Financeiro Contas a pagar e receber, fluxos de caixa e investimentos. 1
Controle de Qualidade Controle de produtos e prestação de serviços, fornecedor e satisfação do cliente. 2
Consultores Captação de clientes, contratos com empresa e entidade de eventos etc. 3
Caixa Entrada e saída do dinheiro, recepcionar o cliente para finalização na operação e saber alguma sugestão para loja. 1
Vendedores Receber o cliente, saber de sua necessidade, demonstrar nossos produtos e sugerir nossa degustação dos produtos. 2
TOTAL COLABORADORES DA EMPRESA 9


4.3.1 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

CRONOGRAMA
ETAPAS DESCRIÇÃO PERÍODO
1 Pesquisa do ponto de elaboração da loja. Agosto/08
2 Análise e negociação para localização da loja. Agosto/08
3 Planejamento estrutural da logística da empresa Agosto/08
4 Orçamento para montar uma equipe profissional qualificada. Set/08
5 Planejamento de um fluxo de caixa para efetuar compras. Set/08
6 Os sócios terão treinamento com fornecedor para execução de suas tarefas. Set/08
7 Durante 1 ano de atividades, os sócios terão uma retirada de uma salário mínimo. Set/08
8 Verificar avaliação financeira. Nov/08

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Floricultura


1- SUMÁRIO EXECUTIVO

Nosso Plano de Negócios visa o estudo da viabilidade de abertura de uma floricultura, tendo como referencial o atendimento personalizado e a qualidade dos produtos.
Serão calculadas detalhadamente as chances de ser bem sucedida, através do estudo cuidadoso dos dados: análise de mercado, enxergar as oportunidades, ter habilidade para definir tarefas, orientar e delegar responsabilidades, definir metas, conhecer o mercado, planejar e ter bom gosto e sensibilidade que é fundamental nesse segmento.
Será a implantação de um novo empreendimento, com sofisticação e um toque de beleza.

1.1 – Resumo

O mercado de flores se encontra em um ramo privilegiado e em ascensão. Também os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes, o que torna o ramo mais diversificado e criativo, além de aumentar a qualidade dos produtos.
A Floricultura irá oferecer como produtos flores e afins como cestas e arranjos em geral, em um ambiente agradável e receptivo.
Nosso foco inicial serão as empresas: comércio em geral, pessoas físicas e jurídicas que querem manter seus ambientes sempre decorados, que não querem deixar passar datas comemorativas em branco como: dia da secretária, aniversários, dia da mulher, dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados, natal, bodas, entre outras.
Como a abertura será na Faculdade UNA de Contagem, ofereceremos opções de presentes para estudantes, que possuem um grande círculo de amizades tais como: confecção de arranjos, cestas decorativas com ursos de pelúcia, cartões, livros, montagens de vasos, alem de orçamentos diferenciados para a decoração de festas de formaturas e outras em geral. Algumas pessoas compram por impulso. Datas como aniversários e festas são as que secundariamente movimentam o comércio.

1.2- Dados do Empreendimento

• Razão Social: A Luna Floricultura Ltda.
• Nome Fantasia: A Luna – Arte em Flores
Seremos uma empresa de prestação de serviços e comércio. Os serviços serão de entrega a domicilio ou se o cliente preferir pode ser na própria loja, onde ele terá a oportunidade de ver a variação das cestas ornamentais e flores, em um ambiente prazeroso e um espaço suficientemente bom, calmo, agradável, limpo, arejado e bem organizado. O impacto visual é de fundamental importância tanto no ambiente quanto nos produtos.
Será localizado na Av. João César de Oliveira, 6620, bairro Beatriz em Contagem – MG. O imóvel este legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos de competência.
Estimamos um faturamento mensal médio de R$20.000,00 aumentando em datas comemorativas, que representam 90% das vendas.

1.3 - Dados dos Empreendedores

Os empreendedores terão o mesmo “grau de poder”, utilizando todos os recursos organizacionais aprendidos pelas experiências e habilidades de cada um e pelo curso em andamento. O processo de planejamento, organização, liderança e controle de trabalho de todos, estarão divididos pelas inúmeras características pessoais como: saber atender bem, habilidade em ouvir, naturalidade para orientar os clientes para as melhores opções, boa vontade, persistência, saber negociar, equilíbrio emocional, agilidade, presteza, iniciativa, administrar capital, vender, ter atitude, saber lidar com o imprevisível. Tudo dentro do mais elevado grau de profissionalismo para que nossos objetivos estabelecidos sejam atingidos.

1.4 - Missão da Empresa

Ser referencial na entrega de carinho, encanto, magia e beleza através de flores, fazendo do cliente satisfeito um eterno amigo.

1.5 - Visão da Empresa

Transformar sua ocasião em um momento inesquecível, através de seu pedido.

1.6- Formas Jurídicas

1.6.1- Sociedade Ltda.

Torna-se necessário tomar providências para a abertura do negócio como:
• Registro na Junta Comercial
• Registro na Secretaria da Receita Federal
• Registro na Secretaria da fazenda de Minas Gerais
• Registro na Prefeitura de Contagem

1.6.2- Sociedade Empresária

• Registro do CNPJ que registra as informações cadastrais das pessoas jurídicas
• Registro na Secretaria da Fazenda, pois como a Floricultura vai realizar vendas de mercadorias faz com que ela seja contribuinte do ICMS
• Registro da Inscrição Municipal

2- ANALISE DE MERCADO

2.1- Clientes

Conforme o IBGE- Instituto de Geografias e Estatísticas(2007). Atualmente, Contagem integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo uma das mais importantes cidades dessa aglomeração urbana principalmente pelo seu grande parque industrial.Uma região que está em constante crescimento e que a cada dias tende a valorizar produtos de qualidades.
A venda de flores em uma floricultura pode ser considerada uma atividade artística e em alguns casos até uma atividade de mágica, já que exige dedicação e bom gosto para atrair clientes.
O setor é muito atribulado, passando por problemas sazonais, visto que as melhores datas são as que se comemoram nacionalmente. A maioria das floriculturas fecham antes de completarem 1 ano, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais de SP, porém é um comércio que movimenta em torno de R$ 1,1 bilhão por ano no Brasil
A comercialização cresce cerca de 20% ao ano, porém em dinheiro apenas 2%.
Nossa média nacional é de R$ 7,00 em flores por ano, mas com possibilidades imensas de crescimento Muito se fala a respeito do preço das flores e de que elas são caras. Talvez no passado até fossem, mas não dá para imaginar que mantendo os mesmos preços de venda nos últimos 5 ou 10 anos um produto ainda seja caro.
O negocio de flores sempre teve como principal apelo de vendas o jogo da sedução e inovação, o floricultor tem de se especializar, procurar novidades para arranjos de flores como: flores em sal grosso, lentilhas, carambolas. Aprender a fazer arranjos categorias e ocasiões, por exemplo: Arranjo de flores, Buquês, Flores para Homens, Cestas de Flores, Flores Místicas, Lucky Bamboo.
A Floricultura A Luna terá seu diferencial no requinte e delicadeza, oferecendo ao cliente produtos de qualidade em um ambiente saudável, eficiente e agradável buscando satisfação do mesmo.

2.2 Concorrentes

2.2.1 Concorrentes diretos

O ramo de floricultura trás diversas atrações para os clientes demandantes deste mercado.
Ao saber exatamente que são os nossos concorrentes e suas principais características, além de evitar constantes surpresas, estaremos preparados para a objeção do cliente, para a instabilidade do mercado e para a entrada de um novo competidor. Assim ganhamos estratégias solidificadas que nos possibilitam de tomar as decisões certas e rápidas em um ambiente competitivo
Abaixo estão nossos principais concorrentes da região de contagem e de Belo Horizonte que oferecem produtos e serviços iguais ou parecidos com os de nossa empresa, com preço similar e atingindo o mesmo público alvo.

FLORES E CIA Fone: 33523500
Ornamentações de eventos, arranjos naturais e artificiais, cestas de café e diversas, arranjos para noivas, vasos, coroas, bouquets. Av. Londres 49 loja 08 Santa Cruz industrial, Contagem MG.

FLORICULTURA BETO JR Fone: 33956985
Cestas e Bouquets, plantas artificiais, jardinagem, adubos, mudas, decoração de igreja, festas e eventos. Mensagens ao vivo e fonadas. Av. arco verde 320 – Água branca - Contagem - MG

FLORICULTURA CHARME Fone: 3333-3757
Arranjos Naturais, bouquetde noiva, coroa de flores, cestas em geral, peixes ornamentais e aquários. Ornamentação em igrejas e casamentos. Rua Tiradentes 2672 Bairro Indunstrial Contagem MG.

PÉTALAS FLORES LTDA Fone: 33647154
Cerstas em todas as ocasiões, ornamentações naturais e artificiais, bouquet de noivas, Bouquet de presentes, coroa de flores e bombas. Contagem, MG

FLORA RECANTO
Flores, decorações, bouquets, Coroas, arranjos para noivas e damas, cestas de café da manhã e diversos artigos para presentes. Entregamos em sua casa Barroca. Av. Amazonas 3542 – Barroca. BH – MG.

D'FLORES E VINHOS
Arranjos naturais, Bouquets para noivas, cestas para todas as ocasiões, coroa de flores, ornamentação para festas em geral e vinhos. Av. Afonso Vaz de Melo 1450 Barreiro – Belo Horizonte – MG.

A FLORA CONTAGEM LTDA
Avenida João César de Oliveira, Contagem MG. Fone: 33911616

FLORICULTURA RECANTO DAS FLORES
Decorações florais, desidratação bouquets, casamentos, salão de festas, formaturas. Arranjos em geral
Rua Possuã 358 – Bairro Novo Eldorado – contagem – MG
3043-3760 / 3352-0252 /8821-2770 ( Hulyanna)

FLORICULTURA CLICKCHICK
Rua Igaraçu 1000 LJ 04 – Novo Eldorado - Contagem MG
Fone : (31) 3911-4667

2.2.2 Concorrentes indiretos

São basicamente todas as empresas com as quais disputamos o dinheiro dos nossos clientes. O cliente terá de escolher o que ele vai fazer com o dinheiro que tem – pois ele provavelmente não pode fazer tudo. Ele vai escolher entre comprar flores para a namorada ou chocolates por exemplo.
Abaixo encontram – se alguns concorrentes indiretos com os quais disputamos nossos clientes:

CACAU SHOW – UM SHOW DE CHOCOLATE
Filosofia da empresa:
Aqui fabricamos muito mais do que chocolates. O que produzimos são pequenas demonstrações de carinho que fazem as pessoas se sentirem lembradas e amadas.
Nos esforçamos ao máximo para que o maior número de pessoas
possa fazer um doce gesto capaz de provocar sorrisos, abraços e beijos.

Big Shopping
Av. João Cesar de Oliveira, 1275 loja 201
tel. 31 - 3391-4277

Shopping Itaú Power
Av.: General David Sarnoff, 5160 loja 119
tel: 31 - 3912-9070

Produtos Oferecidos como presentes:

Botão de Rosa:
Botão de rosa, com um bombom de cereja ao licor


Tabletes Sobremesa
Tabletes Recheados com creme tipo sobremesa 100g, nos sabores: Creme Holandês, Mousse de Limão, Doce de Leite, Mousse de chocolate e Creme de Maracujá




Tabletes Chocoterapia
Tabletes com muito mais cacau combinado com os mais inusitados ingredientes 100g, nos sabores: Puro Cacau (Paixão), Pimenta (Sexy), Erva Doce (Juventude), Canela (Meditação), Erva Cidreira (Beleza), Café (Motivação) e Hortelã (Sentidos).


Clássicos Cacau Show
Sabores: Cerereja ao licor, Brigadeiro, Avelã e Trufa


Doce Gesto
Embalagem moderna, com cinco tabletes sortidos.


Edição Especial de Trufas
Embalagem em formato de livro, com mensagem dedicatória.
Trufas nos sabores: belga, marula, limão e maracujá.



Boulevard
Garrafinhas de Chocolate ao Leite com Licor.


Trufas Recheadas.
Em 4 opções de recheio, os tropicais limão e maracujá, o clássico coco e seguindo uma tendência mundial, o sabor puro cacau.


Luna D´amore
Bombons recheados sortidos


Coração Diet
Caixa em formato de coração com bombons recheados nos sabores Avelã; Castanha de Cajú e Amendôas 150g


Angel
Bombons recheados sortidos


Golden Gift
Bombons recheados nos sabores cereja ao licor, creme de avelã, trufa, trufa & creme de avelã e cereja ao licor & creme de avelã.


Sea´s Chocolate
Frutos do mar de chocolate ao leite decorados com chocolate branco.


Nuts
Drageados de amêndoas e avelãs, cobertos com creme praliné, chocolate ao leite e branco, cacau em pó e açúcar de confeiteiro.




Novo Dreams 330g
Trufas com recheios inspirados nos mais requintados drinques do mundo.
Nos sabores whisky, marula’s cream, conhaque, rum e amaretto


Quadrados Artesanais
Chocolate ao leite e branco decorados artesanalmente.


Diamante
“Deliciosos bombons em embalagem sofisticada e versátil”
Com peso líquido de 400g, o Diamante está disponível nos sabores Trufa, Cereja ao Licor, Marula's Cream, Puro Cacau e Sortido.


Le Grand
Chocolates selecionados


VIP Canudos de Chocolate
Canudos de chocolate ao leite com recheio de trufa.


Golden Selection
Os melhores chocolates da Cacaushow reunidos em uma sofisticada embalagem de lata.


Eterno
Corações de chocolate ao leite e branco recheados com creme de trufa nos sabores: Branco com trufa de chocolate meio amargo e ao leite com creme de cereja. 22 unid. 180g


Coração Artesanal
Coração de chocolate ao leite, decorado com chocolate branco e recheado com bombons de cereja, coração pequeno de chocolate branco e drageas de chocolate ao leite



Abraço
Chocolate ao leite decorado com chocolate branco.



Golden Love
Embalagem em forma de coração, com bombons no sabor cereja ou trufa.


Sweet Love
Embalagem em forma de coração com bombons sortidos.


Coração Decorado
Coração artesanal decorado com mensagem de chocolate branco (Te Amo; Amo Você ou Te Adoro) 150g.




Consideramos as lojas Americanas como um concorrente indireto devido a grande oferta de produtos que ela oferece ao mercado. fazemos disto portanto uma pequena ameaça para nossa empresa quando o cliente fica em dúvida sobre o que comprar para dar de presente: flores, cestas, arranjos ou cd´s, roupas e Produtos?
Alem disso as Lojas americanas oferecem grande vantagem nas compras:
• Pagamento parcelado:
o Cartão de crédito – Visa, Mastercard, Diners, American Express e Aura
o Cartão Americanas
• Pagamento à vista:
o Boleto bancário
o Débito em conta – Bancos Bradesco, Banco Unibanco, Banco Real, Itaú, M-Cash, Banco do Brasil
o Visa Electron – Banco Bradesco
• Financiamento pré-aprovado:
o Banco Itaú e Banco Unibanco

Lojas Americanas Belo Horizonte Rua São Paulo, 504 - Centro
Telefone: (31) 3271-8688 - 3271-1631

Contagem BIG Shopping Av João César de Oliveira, 1275 - Eldorado
Telefone: (31) 3391-8384

Contagem Itaú Power Center Avenida General David Sarnoff nº 5160 Loja 237 Contagem
Telefone: (31) 3912-9192

Categorias de produtos encontradas nas lojas
Alimentos & Bebidas, Automotivos, Bebês, Beleza & Saúde, Brinquedos, Cama, Mesa e Banho, Casa & Jardim, CDs, Cine & Foto , DVDs, Eletrodomésticos, Eletrônicos, Eletroportáteis, Esporte & Lazer, Flores, Futebol, Games, Imóveis, Informática, Ingressos, Instrumentos Musicais, Livros, Moda & Acessórios, Móveis & Decoração, Papelaria, Malas & Acessórios, Perfumaria, Petshop, Relógios e Presentes, Suplementos & Vitaminas, Telefonia, Tênis, Utilidades Domésticas, Viagens, Vinhos.

2.3 Fornecedores

O fornecedor é aquele que abastece que facilita que fornece mercadorias através da venda direta. Eles são de suma importância para qualquer empresa.
Todos os fornecedores estão sempre preparados para atender todas as demandas do mercado para quem trabalha no ramo de decorações, floriculturas e outros serviços próximos. È claro que por se tratar principalmente de flores naturais, é necessário saber a melhor época para realizar o pedido de cada flor, para que se obtenha uma redução de custos para um melhor preço nas vendas.
É importante também deixar o cliente sempre ciente das previstas mudanças de planos na escolha da flor, quando não se encontrar os tipos solicitados, pois com certeza sempre há uma época que a demanda de um determinado tipo de flor é muita e a oferta é pouca, principalmente em época de chuva e frio, que são onde as plantações mais sofrem danos.
Por isto o empresário deste ramo tem que estar sempre atento a qualquer mudança que possa acontecer no pedido do cliente para que os produtos solicitados possam ser substituídos por outros parecidos sem que isto cause danos ou constrangimentos para o cliente.
Trabalhando desta forma sempre encontraremos clientes satisfeitos com os serviços prestados e ocorrerá naturalmente um aumento da demanda de serviços.
Todos os fornecedores citados abaixo, a princípio dão como condições de pagamento apenas 30 dias no cheque, pelo fato de sermos uma empresa nova no mercado.

SÍTIO CANDEIAS
Produtor de rosas. Rua celeste viol, 283 bairro boa vista CEP: 36205254 Barbacena –MG. Fone (32) 3332 2736 (Mário Raimundo)

FLORICULTURA MINAS FLOR
Flores e Plantas Ornamentais
Sítio Mangueiras – Curralinhos – Igarapé – MG
Fones: (31) 9903-2619 / 99696242

FLORES HÁGIO
Todos os tipos de flores e folhagens naturais.
Av. Ruy Bouchardet, 300 bairro jardim Alice Visconde do Rio Branco MG
Tel: (32) 35512414( Paulo Shoji Hagio)

FLORES E PLANTAS NATURAIS
Especialidade em Gérberas, rosas, folhagens naturais, e outros tipos de flores
( Márcio e Doraci)
Atibaia São Paulo

NEW ACESSÓRIOS
Distribuição de acessórios em geral, fitas, florais, peças para decorações, etc.
Rua Raul soares – Conj 2 Centro – BH – MG
Tel 32011283

REDE MANIA SUPERMECADOS (SUPERMERCADOS BOM JESUS)
Distribuição de artigos para preparação de cestas em geral
Praça Nossa senhora Da conceição, S N, Eldorado, Contagem, MG

ZA ZA FLORES E PLANTAS
Distribuidor de flores e plantas em MG. Há 18 anos distribuindo direto de Holambra flores, plantas e art. p/ floras. Atendendo floriculturas, paisagistas e decoradores em Toda MG. Rua JK Centro de Betim MG. Tel; 3511-0504

A HOLMINAS

È uma distribuidora de Flores e folhagens de corte e em vaso. Distribui vários tipos de plantas verdes. Vendas em atacado e varejo..Aqui, você encontra grande variedade de flores e plantas diretamente da cidade das flores: Holambra.

Distribuição
A sua satisfação é a nossa prioridade, por isso além da qualidade de nossos produtos temos um eficiente sistema de distribuição.




Foto: distribuição das flores vasos e cortes


Acessórios
Para um atendimento mais completo ás floras, floriculturas, decoradores e paisagistas, oferecemos diversas opções de artigos e acessórios.




Foto: Disposição e armezenamento das flores de vaso.







Foto: Entrada do galpão



,3- PLANO DE MARKETING

3.1- Produtos e serviços

Os produtos oferecidos serão:
• Flores de corte
• Plantas envasadas
• Buquês de flores
• Cestas de Café da manhã
• Cestas de flores
• Cestas especiais para datas comemorativas
• Decoração de festas
• Paisagismo

Os serviços, que irão agregar valor aos produtos são:
• Entrega em domicílio, simples e personalizada.
• Tele marketing ativo e receptivo
• Vendas através do site, com possibilidade de montar o próprio buquê, cesta ou arranjo.
• Clinica das plantas, um serviço de manutenção das flores, onde o cliente quando precisa de auxilio em suas plantas, contrata nosso suporte, onde a trataremos, permitindo que ela siga o seu ciclo natural.

3.2- Estratégias de Vendas

Para manter a floricultura competitiva, montamos uma estratégia de vendas fundamentada nos princípios mercadológicos. Analisando as forças e fraquezas da floricultura, buscamos tirar proveito das oportunidades minimizando todas as ameaças.
Levando em consideração que os nossos produtos são alvos de consumo de um público específico, formado em sua maioria por jovens, solteiros ou casados, das classes A, B e C, formadores de opinião e com potencial de consumo.
Teremos em nossa estrutura o atendimento ao cliente e também atendimento pelo telefone ou internet. Esse é um de nossos diferenciais competitivos.

3.2.1 Projeção de Vendas

Através de pesquisas, tivemos acesso à demanda pelos produtos e serviços que oferecemos, e estamos animados, pois no segmento o ticket médio é de R$ 45,00, e esperamos faturar mensalmente uma média de aproximadamente 20 mil reais, comercializando diariamente 17 produtos durante 25 dias do mês.
Em períodos sazonais, onde o setor é beneficiado, como: dia das mães, namorados, finados e fim de ano, esperamos atingir no mínimo um faturamento de 50% superior a média mensal.

3.2.2 Comunicação

Para se manter no mercado, é necessário ser conhecido e ser lembrado no momento da compra, e para isso pretendemos divulgar nossos produtos e serviços, preocupando em atingir o nosso público alvo, que é formado, em sua grande maioria, por clientes de melhor classe social. Com esse objetivo iremos adotar a comunicação através de ferramentas de mídia, as quais nossos possíveis clientes são atingidos.
Fizemos um estudo e buscamos no mercado os meios de comunicação que nos trarão o melhor custo benefício. Desta forma elaboramos um planejamento que conta com uma campanha de dois meses, conforme segue abaixo:

Plano de Mídia

• Panfletos – Faremos distribuição de 20 mil panfletos nas residências e condomínios localizados em um raio de cinco quilômetros da floricultura.
• Outdoor – Com a inserção de 10 painéis nas principais vias de acesso e saída do bairro, acreditamos que teremos um excelente retorno.
• Carro de Som – Trata-se de uma mídia alternativa, barata e que funciona na cidade. Durante 30 dias, por 4 horas diárias solicitaremos que um carro de som veicule anúncios nas ruas dos bairros e nas áreas comerciais.
• Jornal Impresso – Colocaremos dois anúncios nos jornais regionais.
• Busdoor – Serão adesivados seis ônibus de três principais linhas da região.

Investimentos

Ferramenta Quantidade Valor Unitário
(R$) Total
(R$)
Panfletos 20.000 0,04 800,00
Outdoor – Impressão e veiculação 5 300,00 1.500,00
Carro de Som 60 horas 15,00 900,00
Jornal impresso 2 anúncios 200,00 400,00
Busdoor 4 edições 210,00 840,00
Investimento Necessário 4.440,00

Estratégia de Marketing

Além de trabalhar diretamente o nosso público alvo, iremos agregar valor aos nossos produtos através de serviços, como entregas simples, através de motoboys treinados, entregas temáticas, onde nossos entregadores serão personagens que estarão vestidos a caráter, de acordo com cada motivo. Por exemplo: se um rapaz apaixonado quiser chamar sua amada de princesa, poderá solicitar que o entregador, vestido de plebeu, vá e entregue as rosas junto com uma mensagem em um pergaminho.
As compras poderão ser feitas pela internet, onde o cliente terá a opção de escolher um determinado buquê ou arranjo já definido pela floricultura, ou mesmo customizar o seu próprio buquê ou arranjo utilizando um aplicativo em nosso site que apresentará como ficará após pronto e definirá o custo na hora.
Além do nosso canal de entrega e das compras via internet, que é um de nossos diferenciais, temos nossa estrutura comercial instalada próximo a um campus acadêmico, que é freqüentado por jovens e adultos, que possuem o perfil que buscamos, ou seja, pessoas de classe social A, B e C, solteiros, namorando ou casados, formadores de opinião, que terão a opção de comprar nossos produtos e serviços e solicitar que sejam entregues nas cidades de Contagem, Belo Horizonte ou Betim.
Para que a estratégia de marketing seja traçada de forma efetiva é indispensável que todo o composto de marketing seja trabalhado e definido. Para isso trabalhamos os 4Ps, conforme mencionamos abaixo:
Produto
O produto a ser trabalhado deve estar dentro dos padrões exigidos pelo mercado, e por se tratar de um produto tão delicado e frágil, buscaremos fornecedores confiáveis e que possuam estrutura para manter o fornecimento com qualidade e pontualidade.
Apesar de trabalharmos com produtos, iremos agregar valor com nossos serviços que serão elaborados por profissionais capacitados, inovadores e conhecedores do ramo.
Preço
Nossos preços serão formados através de um criterioso estudo dos nossos custos e praticaremos uma margem de lucro justa afim de termos preços competitivos sem ter que estabelece-los em função da concorrência
Não teremos o preço como diferencial competitivo, mas sim os produtos e os serviços.
Praça (Canais de Distribuição)

Os canais de distribuição representam as diferentes maneiras pelas quais os produtos são colocados e as áreas de atendimento. O propósito do processo de distribuição é levar ao cliente o que ele precisa.
Nossa área de atuação será a grande BH.
Atenderemos os clientes que visitarem nossa instalação através do atendimento personalizado, e os clientes mais distantes através do nosso telemarketing e internet.
Promoção
É um estímulo ao marketing, utilizada para gerar demanda do produto ou serviço. O propósito da promoção é poder dizer ao cliente que nós temos aquele produto ou serviço que satisfaz suas necessidades. Alguns resultados que podem ser obtidos da promoção incluem:
Aumento nas vendas
Aumento na participação de mercado
Melhora da imagem da marca
Aumento do conhecimento do seu negócio
Identificação de vantagens competitivas
Preparação de terreno para vendas futuras
Trabalharemos este composto através das seguintes ações:
Cupons de desconto que estarão nos jornais e panfletos,
Promoção direcionada a clientes cadastrados
Promoções, como: compre um produto e concorra a uma cesta de café da manhã.

3.3- Localização do Negócio

A floricultura terá sua localização dentro do campus da Faculdade UNA de Contagem, situada na Avenida João César de Oliveira, uma via de fácil aceso que possui um grande fluxo de veículos diariamente.
O local tem a sua disposição varias vagas para estacionamento e esta em posição estratégica para que as entregas cheguem o mais rápido possível ao cliente.
Na região não existem concorrentes, o que é uma vantagem considerável.

3.4- F.O.F.A.

Através da FOFA, iremos descrever nossas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, que são:
3.4.1 Forças

Possuímos produtos de qualidade, e temos diferenciais de serviços que nossos concorrentes não têm.
Fácil acesso a um público alvo que são os estudantes da faculdade onde estamos instalados.
Por possuir mão de obra especializada, transmitimos confiança ao cliente.
3.4.2 Oportunidades

Para entrar na faculdade os alunos passam em frente nossa floricultura e o transito local tem ótima visibilidade de nossa fachada. A comunicação da fachada será estratégica, com uma placa luminosa e vitrines atrativas.
Por possuirmos pontos sazonais fortes, como dia das mães, namorados e finados, trabalharemos bem estes períodos para atingir nosso público, e termos vantagem competitiva. Divulgaremos sempre antes das principais datas os nossos serviços e promoções, e por estarmos localizados próximo aos principais cemitérios do município, e estarmos na rota dos mesmos, temos a vantagem do comércio nas ocasiões, que são os óbitos, finados ou as visitas aos cemitérios.

3.4.3 Fraquezas

Apesar de trabalhar bem nossas vantagens, temos uma pequena desvantagem que é a das férias acadêmicas onde a faculdade reduz drasticamente o movimento e nossos principais vizinhos são moradores de baixa renda.

3.4.4 Ameaças

Por não ter o preço como diferencial, temos dificuldades em atingir o público que procura preço baixo, sendo prejudicados pelos nossos concorrentes.
Outra ameaça são os períodos de frio e chuva, que prejudicam o cultivo de nossos fornecedores, que atrasam as entregas e aumentam os preços.

4- PLANO OPERACIONAL

4.1 Layout




4.2- Processos

Como será feita a recepção dos produtos na Floricultura:
• Os produtos que necessitam de água assim que chegam à loja
• Serão devidamente divididas as áreas de exposição (armazenamento, estoque, confecção)
• Essa divisão será necessária para diminuir a exposição de todo o produto existente na loja.
• Teremos pequenas partes para amostras, do que todo o lote de produtos. Com a distinção das áreas de exposição, estoque e trabalho podem controlar melhor os cuidados e a conservação dos produtos; A iluminação natural é preferível, mas muitas vezes não iremos ter essa condição (já que muitas flores gostam de tomar um “solzinho”, pela manhã, no caso das orquídeas), procurar, então, não manter plantas verdes por períodos superiores a 15 dias na loja, pois a partir deste período as plantas começam a ter crescimento desuniforme, ou perdem as folhas; A ventilação é imprescindível, mas não pode ser excessiva. Caso seja necessário o uso de aparelhos de ar condicionado, escolheremos aparelhos que fazem à renovação do ar e nunca direcione o fluxo do ar direto nas flores e plantas. Esse fluxo do ar é que resseca a planta. Direciona-se o fluxo para locais que não possuam plantas;
• A temperatura dentro da loja deve ser a mais agradável possível (20-25°C). O uso de ar condicionado é uma opção, desde que usado corretamente;
• A criatividade será fundamental para o empreendimento: Precisamos oferecer soluções aos futuros clientes, traduzindo a sua intenção, ver o que o cliente realmente deseja.
• Economias e improvisos serão bem-vindos caso a atratividade da floricultura diminua. Será preciso capital de giro para sobreviver às dificuldades comerciais do começo.
• Nossa vitrine é um dos mais poderosos meios de propaganda. O propósito primário da vitrine é estimular as vendas (sempre com novidades nas cestas e arranjos).
• O interior da loja será planejado de forma a facilitar a limpeza.

Cuidados a serem tomados
• Organizar os processos de: abastecimento, entrega, estoques e vendas nas datas de pico (dia das mães, dia dos namorados, finados);
• Manter a conservação física da floricultura e da fachada;
• Variar as promoções; teremos cuidado com promoções muito longas, pois os clientes irão se acostumar a pagar menos e não aceitarão alterações nos preços.
• Para evitar ociosidade ou até mesmo desperdício de recursos, é importante que a floricultura faça um dimensionamento de suas instalações, volume de atendimento, número de funcionários, dentre outras variáveis que poderão fazer parte desta análise.


Fluxograma dos Produtos




















4.3- Necessidades De Pessoal

Os recursos humanos necessários serão as contratações de uma telefonista, uma auxiliar que irá atender na loja, criar os arranjos e cestas e um entregador/office boy, mas como o nosso empreendimento seram oito sócios de mesmo nível, todos nós iremos administrar algum setor e ajudar uns aos outros.
Teremos inúmeras características, para o diferencial; dentre elas: para saber atender bem, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário.
Para adquirir estas características iremos buscar em treinamentos e cursos tais como: Gestão de Pessoas, Qualidade, Cativando o Cliente, Atendimento de Qualidade, Oratória, entre outros.
Nossa meta é colocando em funcionamento o empreendimento, é ter a gestão competitiva, capaz de oferecer ao mercado os melhores produtos e serviços e assegurar o melhor retorno do capital empregado. Gerenciar o negócio significa colocar à prova o talento, o conhecimento e a nossa experiência de empreendedor, dentro do mais elevado grau de profissionalismo.
Administrar é o processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho de todos que fazem parte direta ou indiretamente do empreendimento, e o uso de todos os recursos organizacionais para que se atinjam os objetivos estabelecidos.
Nós, empreendedores, na parte do processo operacional, teremos o mesmo “grau de poder”, na compra de produtos, será efetuada pela manhã; flores de corte e flores/folhagens em vaso e compra de outros produtos de jardinagem; recebimento dos produtos; exposição dos produtos na loja; venda; entrega em domicílio; e recebimento das vendas. Todas estarão qualificadas para fazer o serviço de cada uma na falta de algum sócio.
Na hora da compra os empreendedores seguirão: O princípio que deve ser seguido e que desencadeia todo o sucesso na conservação de flores e plantas é adquirir flores e plantas saudáveis e com boas condições de qualidade. Ter sempre um olho clínico na hora da compra.

4.3.1- Funções

A nossa projeção de pessoal para o funcionamento da loja de Floricultura.
Por estarmos atuando no ramo do comércio faz-se necessário que todos assumam o papel de vendedores, porém cada um com responsabilidades sobre determinada área.
Vendedor e Responsável Geral (Diretor)  Gustavo, experiências em administração de empresas, prospecção e manutenção de clientes e habilidades de gerenciamento,
Vendedor e Responsável pelo Comercial  Roberto, experiente na área comercial com atendimento, negociações, vendas de soluções varejistas, prospecção e manutenção de clientes, elaboração de propostas técnicas e comerciais.
Vendedora e Responsável pelo Administrativo  Patrícia; experiência em administração de empresas. Irá elaborar o fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos e coordenar toda parte administrativa.
Vendedor e Responsável pelo Marketing  Isabela; experiência na parte do marketing, técnicas de relacionamento, vivência em coordenação de pessoas, proativo, foco em resultados e metas, facilidade de comunicação.
Vendedor e Responsável pelo faturamento  Mauricio e Renata; Experiente em prospecção e manutenção de clientes, elaboração de propostas técnicas e comerciais irá gerenciar as vendas de modo geral, negociação com cliente e solução de conflitos com clientes.
Vendedora e Responsável pelas Compras  Joseane; gerenciar as compras para a loja e procura nestas “saídas” fazer novos clientes, responsável pelas negociações realizadas com os Fornecedores.
Vendedora e Responsável pelo Financeiro  Carla; Experiência em gerenciar o faturamento emissão de nota fiscal e análise de investimento.
Vendedor e Responsável pelo Telemarketing (Gerente Pós Vendas)  Emmerson, Experiente na área comercial com atendimento, negociações, vendas de soluções varejistas,
Entregador/Office Boy: Para esta função o funcionário irá fazer a entrega de flores, arranjos e cestas dos clientes que solicitar a compra por telefone. (Este serviço será terceirizado.)
Os colaboradores serão contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), piso salarial previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato do Comércio (em anexo a Convenção Coletiva).

Horário dos funcionários serão de 08:00 às 18:00 de Segunda a Sexta-Feira e no Sábado de 08:00 às 12:00. O Intervalo de Almoço é de 12:00 às 14:00. Somando 44 horas semanais.

4.3.2- Encargos Sociais

Taxas e contribuições pagas pelo empregador para financiamento das políticas públicas que beneficiam de forma indireta o trabalhador. Incluem:
• Seguridade e Previdência Social - INSS ou
• Plano de Seguridade Social do Servidor Público - PSS
• FGTS
• PIS/PASEP
• Salário-educação (emprego no setor privado empresarial)
• Sistema S (emprego no setor privado empresarial)

4.3.3- Encargos Trabalhistas

Valores pagos diretamente ao empregado mensalmente ou no final de seu contrato de trabalho, incluem também benefícios não expressos em valores. Incluem:
• Décimo-terceiro Salário
• Adicional de Remuneração
• Adicional de Férias
• Ausência Remunerada
• Férias
• Licenças
• Repouso Remunerado e Feriado
• Rescisão contratual
• Salário Família ou Auxílio Pré-Escolar
• Vale Transporte ou Auxílio Transporte
• Indenização por Tempo de Serviço
• Outros Benefícios

ENCARGOS TRABALHISTAS
Salário: R$550,00
Comissões: R$0,00
Vale Transporte: R$106,00
Vale Refeição: R$0,00

ENCARGOS TRABALHISTAS
Férias: R$61,11
13o. Salário: R$45,82
FGTS: R$46,75
Multa Recisão: R$46,75
INSS: R$158,40
Entidades: R$8,25
Salário Educação: R$13,75
Seguro: R$0,00


DESCONTOS
Desconto INSS: R$9,00
Desconto VT: R$33,00
Desconto Vale Refeição: R$0,00

SALÁRIO LIQUIDO: R$508,00 (recebido pelo funcionário)
+ Vale Transporte + Vale Refeição


Custo Total para a empresa: R$981,07 por mês

Esta é apenas uma simulação aproximada dos encargos trabalhistas e os custos com a folha de pagamento.

4.3.4- Encargos Trabalhistas - Optante Pelo Simples

Salário: R$550,00
Comissões: R$0,00
Vale Transporte: R$106,00
Vale Refeição: R$0,00

ENCARGOS TRABALHISTAS
Férias: R$61,11
13o. Salário: R$45,82
FGTS: R$44,00
Multa Recisão: R$22,00
INSS: R$0,00
Entidades: R$0,00
Salário Educação: R$0,00
Seguro: R$0,00

DESCONTOS
Desconto INSS: R$0,00
Desconto VT: R$33,00
Desconto Vale Refeição: R$0,00

SALÁRIO LIQUIDO: R$517,00 (recebido pelo funcionário)
+ Vale Transporte + Vale Refeição


Custo Total para a empresa: R$795,92 por mês

Esta é apenas uma simulação aproximada dos encargos trabalhistas e os custos com a folha de pagamento.

4.3.5-Direito De Retirada Do Sócio Nas Sociedades Limitadas

O atual Código Civil concentra nos artigos 1052 a 1087 as disposições relativas à sociedade limitada, chamada no antigo regime jurídico de sociedade por cotas de responsabilidade limitada. Na hipótese de omissão quanto à determinada matéria, devem ser utilizadas as normas aplicáveis às sociedades simples. Possível também a utilização supletiva da Lei das Sociedades Anônimas - n° 6.404. Em resumo, a aplicação de um ou outro diploma legal vai depender da vontade dos sócios, em face da regra do artigo 1053 do CCB.
Dessa forma, se determinada matéria não estiver disciplinada no capítulo referente à sociedade limitada, deverão ser aplicadas às normas das sociedades simples, exceto se o contrato social contiver cláusula específica indicando a regência supletiva pelas normas relativas às sociedades anônimas, nos termos previstos no parágrafo único do artigo 1.053.
A possibilidade da opção oferecida pela norma acima citada mostra-se fundamental para definição do exercício do direito de retirada pelo sócio da sociedade limitada. E de imediato deve ser neutralizado o entendimento pela aplicação automática do artigo 1029 do Código Civil, que assegura ao sócio o direito de se afastar imotivadamente da sociedade de prazo indeterminado. Segundo a referida norma, qualquer sócio pode retirar-se da sociedade se de prazo indeterminado, mediante notificação aos demais sócios, com antecedência mínima de 60 dias.
Tal norma, como acima sinalizado, por constar no capítulo da sociedade simples, somente poderia ser aplicada caso houvesse omissão quanto ao direito de recesso nos artigos relativos à sociedade limitada. E esta omissão não existe, visto que o artigo 1077 contém previsão específica, no sentido de que quando houver modificação do contrato, fusão da sociedade, incorporação de outra, ou dela por outra, terá o sócio que dissentiu o direito de retirar-se da sociedade.
Diante deste cenário é inegável a necessidade de cuidado e atenção no momento de elaboração do contrato social da sociedade. Tal questão deve ficar bem definida, de modo a evitar questionamentos a respeito de qual das normas será aplicada no caso concreto.
Se a opção for pela incidência do artigo 1.029 do CC, teremos segundo classificação da doutrina especializada, uma sociedade limitada de vinculo instável, na medida em que assegurado o direito do sócio de a qualquer tempo e imotivadamente, postular o seu afastamento, com conseqüente apuração e pagamento de sua participação no negócio.

De outro lado, se para a regência supletiva do contrato social for eleita da Lei das SAs, a sociedade limitada será considerada de vínculo estável, justamente porque o direito de retirada fica restrito, ou seja, somente será possível em casos específicos e havendo motivação.
Importante destacar também, que em qualquer dos casos, se reconhecido o direito de retirada, o valor da participação do sócio na sociedade deverá ser apurado através de balanço específico, elaborado especialmente, em atenção ao que determina o artigo 1.031 do Código Civil. Segundo esta norma, nos casos em que a sociedade se resolver em relação a um sócio, o valor da sua quota, considerada pelo montante efetivamente realizado, liquidar-se-á, salvo disposição contratual em contrário, com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, verificada em balanço especialmente levantado.
Outros dois desdobramentos merecem aqui registro. O primeiro diz respeito ao capital social, que sofrerá a correspondente redução, salvo se os demais sócios suprirem o valor da quota do dissidente; e o segundo está relacionado com o pagamento dos haveres do sócio, que deverá ser em dinheiro, no prazo de 90 dias, a partir da liquidação, salvo acordo, ou estipulação contratual em contrário.
Como se constata, também a forma de pagamento do sócio que se afasta da sociedade deve ser prevista e bem projetada quando da elaboração do contrato social. Sem dúvida alguma, a obrigatoriedade de pagar em apenas 90 dias e em dinheiro o valor da participação do sócio retirante, dependendo do montante envolvido e da condição econômico-financeira da sociedade, pode representar um sério problema, capaz, inclusive, de inviabilizar a atividade empresarial. Por isso o contrato deve contemplar alternativa de pagamento parcelado.
As observações feitas sinalizam para a necessidade de atenção de contadores, advogados e empresários, quando da elaboração de contratos sociais, para o fim de inserir regras precisas relativas ao exercício de retirada, como também flexíveis para o regramento da liquidação, prazo e forma de pagamento da participação do sócio.













5- BIBLIOGRAFIA

Como Elaborar um plano de negócio – Cláudia Pavani – SEBRAE 2007
http://www.sebraemg.com.br
http://www.negocioscomflores.com.
www.florencanto.com.br, acesso em 21/09/2008
www.1000flores.com.br, acesso em 21/09/2008
floriculturali.com.br, acesso em 21/09/2008
www.oficinadasflores.com.br, acesso em 21/09/2008
www.ibge.gov.br/cidades, acesso em 21/09/2008


















6- Anexos:




Identidade Visual da Empresa
Planilhas Financeiras