segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Sex Shop

1. SUMÁRIO EXECUTIVO


1.1. Resumo dos principais pontos do Plano de Negócio


Este trabalho trata-se de analisar a viabilidade de abertura de um negócio (Sex Shop) na
região de Contagem, onde há poucas opções no mesmo seguimento (concorrentes).
O objetivo é atender o público com qualidade de serviços e produtos tendo como diferencial
um ambiente discreto e agradável, a divulgação de palestras educativas, o acesso facilitado à
Internet e entrega rápida a domicílio.
O público alvo será todas as pessoas acima de 18 anos, indiferentemente da opção sexual,
idade ou costumes, fazendo com que os clientes sintam a vontade para tirar dúvidas, adquirir
produtos e conhecimentos variados ou até mesmo satisfazer alguma curiosidade. A loja será
uma opção a mais para os casais que procuram alguma novidade para a sua vida afetiva.


1.2. Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições
Genilson Barbosa
Gerente comercial atua no cargo há 11 anos. Exerce também a atividade de vendedor.
Claudiney Galdino
Gerente de vendas atua no atendimento direto aos clientes há 08 anos
Rosilena Silva
Setor administrativo/financeiro, bons conhecimentos em informática
Vanessa
Operadora de telemarketing, vendas, conhecimentos de informática
Joviane Las Casas
Gerente administrativo/financeiro
Luciana Antonio
Setor administrativo, treinamento compras, organização e eventos
Rinaldo Ferreira
Setor administrativo de compras atuou também em departamento financeiro
Cássia Maria
Administração gerencial, tecnologia da informação
Robson Marcelino
Controle de qualidade, gestão processos e vendas.

1.3. Dados do empreendimento


Razão social: SENSUALITÉ PRODUTOS SENSUAIS E EROTICOS LTDA
Nome fantasia: SENSUALITÉ
Atividades: Comercio e Distribuição de Produtos Sensuais e Eróticos.


1.4. Missão da empresa


A empresa oferecerá com qualidade produtos de conveniência erótica para contribuir na
melhoria da vida individual e do casal e irá procurar estabelecer parcerias para a realização de
um trabalho de cunho social, respeitando a opção sexual, classe ou etnia de cada um.


1.4.1. Visão


A empresa acredita que com profissionais qualificados, com respeito e aprimoramento mútuo,
produtos e serviços de alta qualidade, esta oportunidade transformará em realidade e se
tornará referência no ramo de atuação num futuro bem próximo.




1.5. Forma jurídica


Escolhemos ser uma Empresa Optante do Super Simples devido à redução da carga tributária
e simplificação na apuração e recolhimento de tributos e contribuições. Será uma empresa de
Sociedade Limitada onde cada sócio responde de acordo com o valor de cotas, mas todos
respondem solidariamente pela integralização do capital social.


2. ANÁLISE DE MERCADO


2.1. Clientes


O foco da empresa são os clientes jovens e adultos com idade acima de 18 anos, teremos
atendimento virtual para aqueles clientes que por falta de tempo ou receio não vão à loja. De
acordo com pesquisas realizadas descobrimos que o grupo de clientes são homens de classe média, 80% do total vive um relacionamento amoroso constante com um parceiro. Os mais
jovens tem 18 anos e até os 20 anos compõe 1,22% dos consumidores. A maior parte de
vendas 27,48% é para pessoas entre 31 e 41 anos de idade. O nosso público 70% dos clientes
são homens e 30% mulheres. O segmento feminino vem crescendo anualmente. Acredita-se
que as mulheres são os consumidores do futuro.
Hoje é grande a busca de mais prazer na relação, às pessoas lançam mão dos mais diversos
produtos e artigos, desde o mais simples óleos de massagem, lubrificantes, géis térmicos,
lingeries sensuais, até os mais modernos tipos de fantasias.
Além da qualidade, nossos produtos possuem excelentes preços que variam de R$ 6,00 à R$
350,00 atendendo qualquer classe social. Nesse segmento hoje são consumidos cerca de 3.500
produtos por mês, havendo meses como “Dias dos Namorados”, “Natal” e outras datas
comemorativas onde a quantidade vendida dobra.
Estamos localizados próximo ao centro de Contagem, local onde existe um bom fluxo de
pessoas, sendo o ideal para a abertura do negócio, pois para este segmento de atividade é
necessário uma localização mais discreta evitando constrangimento.
Pontos fortes: Bom atendimento, profissionais capacitados, ambiente discreto, palestras
educativas. Pontos fracos: Alguns produtos podem causar constrangimento aos clientes.


2.2. Concorrentes


APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS


PESQUISA FEITA COM CONCORRENTES


Concorrentes Indiretos: Internet
Concorrentes Diretos:


Empresa (loja): SEDUÇAO SEXY SHOP
Endereço: Av. João César de Oliveira, 2295 – Eldorado 2º andar.
Telefone: (31) 33515459

1) Tipo de clientes:
80% homens
20% mulheres


2) Da semana, quais são os melhores dias de movimento?
(A) Segunda
(B) Terça
(C) Quarta
(D) Quinta
(E) Sexta
(F) Sábado
3) A inadimplência é:
(A) Alta
(B) Média
(C) Regular
4) O policiamento no bairro, (rua) como é?
(A) Bom
(B) Ruim
(C) Regular
5) Quais são as formas de pagamento da loja?
- Cartão 3x
- Cheque 30, 60
- Á Vista 10% desconto


Empresa (loja): ELDORADO SEXY VIDEO E SEXY SHOP
Endereço: Av. João César de Oliveira, 2600 – Eldorado Lj203.
Telefone: (31) 33912900


1) Tipo de clintes:
70% homens
30% mulheres
2) Da semana, quais são os melhores dias de movimento?
(A) Segunda
(B) Terça
(F) Quarta
(G) Quinta
(H) Sexta
(F) Sábado
3) A inadimplência é:
(D) Alta
(E) Média
(F) Regular
4) O policiamento no bairro, (rua) como é?
(D) Bom
(E) Ruim
(F) Regular
5) Quais são as formas de pagamento da loja?
- Cartão 3x
- Cheque 30
- Á Vista 5% desconto.


De acordo com pesquisa realizada vimos que, para o nosso plano de negócio, a localização
dos nossos concorrentes é de uma distância significativa não afetando assim nosso objetivo.
Ainda assim fizemos uma pesquisa onde se verificou que, alguns produtos são os mesmos,
com preços diferenciados e condições parecidas, os públicos são na maioria pessoas mais
atiradas, não abriram valores.
Seus pontos fracos são inferiores no quesito estrutura sem modernidade, cores pouco
atrativas, luzes fortes, ambiente muito fechado, nome que causa constrangimento e rejeição.
Tendo como ponto forte somente o tempo no mercado.
Nosso único ponto fraco segundo o grupo é a inexperiência no ramo, que foi considerando
fácil de superar e os pontos fortes são os diferenciais como: parceria com motéis,
modernidade, cores suaves, ambiente amplo e agradável, catálogos para escolha de produtos
mais ousados, vitrine sensual e outros itens ainda em estudo.
Não focamos ameaças que afetem nossa loja em relação aos concorrentes devido à distância
entre os mesmos, e percebemos que teremos maiores oportunidades com isso atendendo com
exclusividade nosso publico alvo.

2.3. Fornecedores


PESQUISA FEITA COM FORNECEDORES


Empresa: EMOÇOES E PRAZERES COML.LTDA
Contato: contato@emoçoeseprazeres.com.br
Endereço: Rua 24 Maio, 116- Lj22 e 23
Cidade: São Paulo/SP
Telefone: (11) 3361-3711
www.emoçoeseprazeres.com.br


1) Mercadoria Oferecida:
Artigos para sex shop.em geral
2) Qual o prazo para a entrega da mercadoria?
Até 10 dias após o pedido
3) Qual o prazo para troca de mercadoria com defeito?
Até 30 dias após o recebimento da mercadoria.
4) Qual a sua forma de pagamento?
Cheque 30/60 e 90 dias
Cartão ate 5x
5) Trabalha com mercadoria consignada?
Sim


Empresa: ATA-ME SEX SHOP – ABARAS COM. SERV LTDA
Contato: martins@atame.com.br
Endereço: Rua São Sebastião, 311 - Centro
Cidade: Ribeirão Preto/SP
Telefone: (16) 3625-4381
www.atame.com.br


1) Mercadoria Oferecida:
Artigos eróticos. Transmite informações para montagem da loja


2) Qual o prazo para a entrega da mercadoria?
Conforme quantidades pedidas
3) Qual o prazo para troca de mercadoria com defeito?
Até 30 dias após o recebimento da mercadoria
4) Qual a sua forma de pagamento?
A vista com desconto
Cheque 30/60
Cartão ate 3x
5) Trabalha com mercadoria consignada?
Sim


Conforme pesquisa, nossos fornecedores estão todos localizados no estado de são Paulo, com
toda linha de produtos necessários com condições a combinar por ser primeira compra, o
abastecimento será verificado conforme demanda, os valores dos produtos são desde R$ 5,00
ate R$1000,00.
Haverá pontos fortes e fracos nas condições de pagamento devido ser as primeiras compras,
os fornecedores poderão fazer exigências que poderemos ou não estar preparados, mas as
negociações sendo diretamente com eles, por ter um mercado amplo não vêm empecilhos.


3. PLANO DE MARKETING


3.1. Descrição dos Principais Produtos e/ou Serviços


Sex Shop é um serviço de comercialização de produtos destinados ao uso pessoal na linha da
sensualidade, visa satisfazer a realização das fantasias e sonhos sensuais e aumentar o prazer
derivado do encontro sexual. Com esse objetivo a empresa irá trabalhar com toda a linha de
artigos eróticos, como cremes, óleos, perfumes, linha sado masoquismo, lingerie, calcinhas
vibratórias e comestíveis, sungas frente única e em couro, fantasias masculinas e femininas,
vibradores, vaginas de silicone, anéis, brindes (chaveiros, jogos), filmes, livros, revistas e
prestação de serviço focada na responsabilidade social divulgando orientações sexuais como:
Palestras, Simpósios com sexólogos, terapeutas sexuais e psicólogos.
Os produtos que serão comercializados são nacionais e importados, com ampla variedade,
qualidade, requinte, buscando total satisfação dos clientes.

Estoque: Será mantido um estoque mínimo de cada item de acordo com a demanda.
O prazo de garantia é de 30 dias para troca dos produtos.
Forma de pagamento: À vista 10% desconto, cartão de credito até 03 vezes, cheque pré-
datado 30/60 dias.
A entrega será no ato da compra e para os produtos comprados na loja virtual ou via telefone,
serão entregues via sedex ou serviço de motoboy.
As embalagens serão discretas com total privacidade para os clientes.


3.2. Estratégias de Venda


A nossa empresa terá como divulgação dos nossos produtos mala direta que serão distribuídos
em locadoras de vídeos para quem locar fitas eróticas, site na internet, propaganda em
cardápio de motéis, em vídeos no You Tube e boates voltadas para o público adulto.
Lançamento de novos produtos que serão enviados para os clientes através de e-mails.


3.2.1. Estratégias Promocionais


Brindes para os motéis que divulgarem nossa loja em seus cardápios, para clientes que
comprarem acima de R$ 150,00 e brindes para aniversariantes.


3.2.2. Estratégias de Comercialização


Nossa empresa contará com vendedores internos bem treinados e com boa capacidade de
comunicação para melhor atender aos clientes.


3.3. Localização do Negócio


O contrato de locação foi analisado pelo advogado da nossa empresa. As condições de
pagamento e prazo de aluguel do imóvel estão dentro das possibilidades para a abertura do
negócio. As condições de segurança da empresa são favoráveis, devido estar numa sala de um
prédio com vigilância, a vizinhança é composta por moradores e outras empresas e uma
unidade do Batalhão de polícia a poucos metros da nossa loja.


Também há facilidade de acesso, pois, está próximo ao centro da cidade e a empresa se
localiza em uma das principais avenidas de Contagem. Há certo nível de ruído no local, pela
loja ser localizada de frente a uma avenida. As condições de higiene e limpeza do local são

ótimas. Existe um local para estacionamento, porém, pago pelos clientes. O público- alvo está
próximo e atende a toda a classe adulta. Não há um fluxo grande de pedestres por estar
localizado de frente para uma avenida, mas há um fluxo grande de veículos, esse é um ponto
positivo, pois, algumas pessoas se sentem mais a vontade para entrar numa loja de Sex Shop
por não haver tanto fluxo de pessoas nas ruas. Nas proximidades não há concorrentes o mais
próximo fica em outro bairro á cerca de 5 km. A localização dos fornecedores fica na cidade
de São Paulo e devido à maioria dos artigos serem produtos importados isso pode interferir
nos preços de frete e prazos de entrega, mas a empresa terá um planejamento estratégico para
que isso não impacte de forma negativa nas vendas. Teremos um controle de estoque com
programas bem desenvolvidos, isso ajudará a controlar o estoque para que não falte
mercadoria até que chegue uma nova remessa, assim ocorrendo alguma demora nos prazos de
entrega a empresa não deixará de atender seus clientes e assim concretizar a venda. A nossa
estratégia quanto ao frete será sempre a de negociar com o fornecedor e fazer pedidos em uma
boa quantidade conforme a demanda, para reduzir os custos com os fretes. O local de abertura
da empresa foi visitado várias vezes em horários diferentes e notou-se um grande movimento
de veículos no local.




3.4. ANÁLISE FOFA


FOFA: É o processo de identificação de FORÇAS e FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES e
AMEAÇAS que afetam a organização no cumprimento da sua missão.


3.4.1. Forças


ATENDIMENTO: Nível de capacitação da futura equipe da loja.
DIVULGAÇÃO/MARKETING: Facilidade ao meio de comunicação.
LAY-OUT: Proposta de uma loja altamente moderna e ampla.
INFORMATIZAÇÃO: Loja altamente informatizada, o que proporcionará a possibilidade de
se obter informações primordiais para um bom atendimento. O novo empreendimento terá
uma loja virtual para atender os clientes mais exigentes e um moto-boy para entrega rápida.
QUALIDADE: Padrão de qualidade sobre os produtos e serviços comercializados. A futura
empresa irá trabalhar com toda a linha de artigos eróticos Sedução, que são produtos de
qualidade e bem aceito no mercado do sexo.

FORMAS DE PAGAMENTOS: Facilitadas e sem juros, através de cartões de credito e
cheques de clientes cadastrados.
AMBIENTE DEMOGRÁFICO: Os produtos e serviços comercializados serão focados ao
público alvo, sendo os nossos preços compatíveis com o da concorrência, tendo um
diferencial no atendimento.
LOCALIZAÇÃO: Em que se pretende instalar o novo empreendimento, pois está localizada
numa Av. de trânsito rápido e pouco fluxo de pessoas e o estacionamento não é gratuito.


3.4.2. Oportunidades


CLIENTE: Torna-se um ponto positivo a partir do momento em que ele é fiel aos produtos do
novo empreendimento, tendo total sigilo dos artigos comprados.
MÃO DE OBRA: Os próprios sócios serão os futuros funcionários.
POTENCIAL DE CLIENTES: Tendência a se explorar um alto potencial dos clientes.
PREÇOS: Preços competitivos e com qualidade.
MERCADO: A demanda por produtos eróticos cresce a cada ano.


3.4.3 Fraquezas


RECURSOS: Insuficientes para conclusão do projeto de montagem da loja;
MARKETING: Alto investimento e custos elevados.


3.4.4. Ameaças


CONCORRENTE: É considerado um ponto negativo devido ao tempo no mercado, pois já
possui uma fidelização de clientes e está localizada no centro Comercial da Cidade, no qual o
fluxo de pessoas é maior.
IMPOSTOS: Juros altos para financiamento e alta carga tributária, incidente sobre as vendas e
aquisição de mercadorias para revendas.
FORNECEDOR: Comprometido com a data de entrega dos produtos

4. PLANO OPERACIONAL


4.1. Layout


A loja foi elaborada com uma decoração não agressiva, visando à liberdade e comodidade do
cliente. Conforme a legislação vigente, não atenderemos menores de 18 anos e nem haverá
produtos eróticos em exposição externa. Visando o conforto do cliente, a disposição física de
atendimento terá início a partir do momento que ele entrar na loja e for abordado pelos
vendedores em um ambiente com mesa e cadeiras confortáveis para apresentação de produtos
através de catálogos. Abaixo layout e fluxo da rotina de atendimento ao cliente.

Rotina de
Atendimento ao
(a) Cliente































Início


Identificação do cliente



Sexo?




















Vendedor
Verifica necessidade
do cliente


Vendedor
Demonstra produtos

Vendedora
Verifica necessidade
da cliente


Vendedora
Demonstra produtos




Sim


Sala Reservada
Cliente escolhe produto.



Sim


Encaminha cliente
para o pagamento



Entrega produto












4.2. Processos Operacionais





Ambiente
Privativo?







Comprar?




Não


Cliente escolhe
produto na loja



Não






•Cadastro voluntário
•Agradeçe


Fim



A tecnologia a ser empregada em nosso negócio será específica para o nosso ramo de
atividade. Hoje com a grande competitividade do mercado, vimos à necessidade de investir


em programas que facilitem o atendimento, as rotinas financeiras e administrativas.
Inicialmente não será contratada mão de obra especializada, os próprios empreendedores
ocuparão estes cargos conforme suas habilidades e aptidões. Havendo uma expansão no
negócio, será então contratada mão de obra externa que atenda as necessidades da
organização.


4.3. Necessidade de Pessoal


Seja qual for à natureza e o tamanho de uma organização sempre terá um grande desafio de
formar equipes. Um desafio que começa na constituição do negócio e permanece enquanto a
entidade existir, porque nada é definitivo: mudam as pessoas que formam equipes, mudam os
objetivos organizacionais, mudam as condições do mercado às quais as equipes devem reagir
ou, de preferência, antecipar-se. Inicialmente em nossa empresa teremos os seguintes cargos
conforme organograma abaixo:


ORGANOGRAMA




Assistente
Administrativo





Motoqueiro










Vendedor 1



Vendedor2




Vendas




Administrativo



Aux.Escritório



Caixa

Cargos e Salários
Cargo
Assistente Administrativo
Vendedor
Aux.Escritório
Caixa
Motoqueiro
Descrição dos Cargos


Cargo








Salário
R$ 1.200,00
R$ 520,00 + comissão
R$ 650,00
R$ 520,00
30% de R$ 10,00




Descrição

Assistente Administrativo Contato com fornecedores. Compra e recebimento de
mercadorias. Controle do estoque. Elaborar metas e
promoções de marketing. Buscar parcerias em
atividades sociais.

Vendedor




Aux.Escritório




Caixa






Motoqueiro

Atendimento interno de clientes, separação de
produtos para os pedidos externos, organização e
limpeza da loja.
Recebimento de pedidos via email, confecção e
envio de mala direta, atualização e controle do
cadastro de clientes e organização do estoque.
Recebimento de pagamento de clientes, pagamentos
a fornecedores e cobranças. Emissão de relatórios
diários do movimento de caixa. Organização e
limpeza do escritório.
Serviço terceirizado de entregas 30% do valor.
Dentro do nosso segmento de mercado ( Sex Shop ) que será estabelecido em contagem não
há necessidade de mão de obra qualificada, porém os colaboradores que serão os próprios
empreendedores receberão treinamentos voltados a qualidade em atendimento, e como
conquistar o cliente superando a suas expectativas. Esta capacitação tem como objetivo final
agregar valor à empresa por meio da performance de todos..
Essa contribuição, individual ou coletiva, acontecerá por meio da difusão e manutenção do
conhecimento necessário para gerir as diversas atividades do negócio e para enfrentar os
desafios e atingir as metas da organização. A manutenção e melhoria da competitividade da
empresa se darão por meio do desenvolvimento e aprimoramento do capital humano.

13 comentários:

isabel vinti disse...

Parabéns pelo profissionalismo com que trataram este tema tão polêmico. Professora Isabel Vinti

Esportes Radicais disse...

Achei ótimo, teria como me passar o arquivo completo com as imagens, pois não consegui visualizar alguns iténs, me encaminhe em word ou pdf mesmo.

arquimedes.barbosa@gmail.com

Agradecido.

Arquimedes

Lis Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lis Lopes disse...

Ola achei realmente ótimo o trabalho, se fosse possível gostaria tb de poder visualizar o arquivo como comentado algumas imagens não aparecem, estou fazendo um estudo na minha cidade aqui no paraná e se tiver acesso a como vc estudou o mercado e os concorrentes poderia seguir como modelo. obg lis_lb@hotmail.com

Bárbara disse...

oi seu texto esta realmente ótimo
se vc puder me passar meu e mail eh fabinho.spfc@hotmail.com

Roseee disse...

Gostaria se possivel que me mandasse o trabalho também, pois gostei muito....

tathyane disse...

Gostaria de receber esse arquivo, se possível. Estou fazendo um trabalho com o mesmo tema !

taty2005andr@hotmail.com

tathyane disse...

Gostaria de receber esse arquivo, se possível. Estou fazendo um trabalho com o mesmo tema !

taty2005andr@hotmail.com

Max disse...

OLA, MUITO BOM A GESTÃO DO SEU NEGOCIO, ABORDEI O TEMA PARA APRESENTAÇÃO NA FACULDADE, ALGO DIFERENTE QUE VAMOS APRESENTAR. GOSTARIA SE POSSIVEL DE UMA AJUDA NA ELABORAÇAO DO SEU TRABALHO PARA MELHOR APRESENTAÇAO E CONTRIBUIR NA DIVULGAÇÃO DO RAMO DO SEU TRABALHO PARA ENRIQUECER NA APRESENTAÇAO QUE VAMOS TER NO DIA 06.11.13. MEU IMAIL marceloadm.2013@live.com.br
Obrigado.

arlete disse...

Parabens ao grupo pelo desenvolvimento do trabalho, gostaria de receber este arquivo achei otimo eu estava na duvida de fazer um trabalho desse na faculdade agora nao tenho duvida do trabalho que irei fazer.
arletefaal@gmail.com

Att
Arlete

Unknown disse...

Olá bom dia estou fazendo um trabalho com o mesmo tema se vc puder me mandar o trabalho completo agradeço desde já. meu e-meil é luziana.santossantana1@gmail.com

Anônimo disse...

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abrilledagley disse...

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